sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Sem Arrependimento e o conhecimento do puro Evangelho não há Boas novas!

Conhecer a Deus não significa apenas ter informações sobre Ele. Mas, implica ter um relacionamento íntimo de amor e de obediência a Sua vontade.

"Examinai as Escrituras, porque vós cuidas ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39"

É evidente as consequências da ausência de conhecimento da palavra através da leitura da Bíblia pela maioria dos que professam serem Cristãos Evangélicos. O que se explica pelo surgimento nas gerações mais recentes, do tipo de crente que preferem colocar sua dependência espiritual nas igrejas em suas diversas denominações, nos pastores e até em outros irmãos para se sentirem também Cristãos. Deixando para um segundo plano o que é o principal fator que nos diferencia de todas as demais ditas opções das "outras religiões". O conhecimento da vontade e mandamentos de Deus, pela leitura e aplicação tão somente dos seus ensinamentos registrados na Bíblia.

A pergunta então que resta fazer é. Onde ficam Deus, Jesus Cristo e o Espirito Santo nesta equação?

É fato que a Bíblia manda congregamos, também que oremos e até que “obedeça aos pastores”. Entretanto, é necessário diferenciar estes ensinamentos e instruções com relação a aplicação destas práticas e a sua equivocada dependência. Mas o que tem ficado evidente é que, há muitos que demonstram fazer exatamente isso e sem buscar o verdadeiro entendimento.

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. Salmos 133:1"

"Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:25"

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16"

"Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Hebreus 13:7"

Estes quatros versículos, por exemplo, bem exemplificam esse entendimento ou escolha que muitos fazem , por não quererem se darem ao trabalho. Ao bom trabalho, diga-se. Como faziam os Bereanos de verificar ao estudar nas escrituras se o que era ensinado ou dito pelo Apóstolo Paulo significava e era de fato o que dizia as Escrituras.

Poderia dissertar o que estes versículos falam comigo. Entretanto, se cada um fizer a leitura dessas passagens e por si mesmos e em oração ao Espírito Santo pedi a iluminação da mente e coração entenderão o contexto, certamente verão que é muito mais esclarecedor, do que resumir seu “conhecimento” ao que parece ser uma regra explicada por outro.

Experimentem!

Confesso ter grande dificuldade de ainda que com todo “amor”, estabelecer um debate com irmãos e irmãs que não leem sequer Mateus, Marcos, Lucas e João que foram testemunhas oculares dos ensinamentos de Jesus Cristo. E querem defender o indefensável. Como argumentar com que argumenta com os argumentos de outros, sem se aterem aos fatos?


Costumo chegar na igreja sempre antes do início do culto. Proponho-me um tempo para orar e claro que não há como não observar o comportamento de irmãos e irmãs, é inevitável também não ouvi-los. E com certeza, é muito interessante! Já aplico o termo " Observar", mesmo sabendo que a maioria tem como “regra” “entender” que julgaria. O que denota mais da falta de conhecimento da palavra de Deus. Mas, vá lá! E o que por vezes ouço, mostra que muitos aderem o citar versículos como jargões. E pior, sem nenhum entendimento e fora do contexto. É, só Deus é Amor pra cá e pra lá. Não julgues, da mesma forma! Além das citações de ditos populares como se fosse bíblico. E se ainda não fosse o suficiente tem o “Achismo” de acreditar e tomar o entendimento errado de um versículo ou até de todo o capítulo como conhecimento bíblico. Além do que considero mais grave e perigoso. O de acreditar que, o que pregador diz é inquestionável? Aplicando este entendimento de tal maneira que nem o jargão “Só Jesus na causa” demoveria.

Este raso conhecimento é que aumenta minha preocupação, quando ouço certas propostas de evangelização. Como e o que dirão? Sinceramente me fazem questionar o tipo de “convite” e explanações que se faz hoje em dia. Será que uma pessoa que por está ouvindo alguém, falar o quanto é maravilhoso (e é) servir a Jesus. Como Deus nos ama (e ama). Ou a afirmação de “Jesus tem um plano, um propósito e o melhor para sua vida” . E tem! Ele. E tão somente Ele já é o melhor para nossas vidas.

Não ouvirão estes argumentos parecendo, o mesmo de está recebendo uma oferta de marketing? Um autoajuda de promessa de sucesso? E se ela desejar aprofundar sobre quem estão dizendo ser a razão para que venha aceitar o convite? O que mais diria quem está entregando, o que? “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15”

Ora meus queridos e queridas, é essencial que haja o conhecimento de acordo com verdade. Não podemos nem devemos “omitir” as condições que estão estabelecidas na palavra. Ou como reagiria uma pessoa se a ela propusesse a analogia de assistir a um filme ou ler um livro? E que logo após ter começado ver ou ler, viesse a descobrir que pela “urgência” que o convite parecia querê-lo, fez o pensar  ser o mocinho (ele) e então descobre que não? E mas, ele é o vilão? Que, a história que (ele) está agora conhecendo, independente de aceitar ou não o convite o envolve também? Talvez agisse como o jovem rico que queria seguir com Jesus, mas por ser muito rico quando lhe proposto uma condição para ele, muito radical desistiu.

Tenho certeza que foi por isso que João Batista começou o seu ministério chamando a plateia supostamente interessada no que ele tinha a oferecer. Com a de que condição de que primeiro se Arrependesse?  "Apareceu João Batista no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. Marcos 1:4"

Assim não poderiam alegar outras razões para o que viria a seguir.

E por que hoje seria diferente? Curioso né!

Mas não. Hoje não pode ser assim. Ou irá espantar os "clientes" e eles podem desistir se souber que o melhor da oferta depende do arrependimento e estar em outro lugar. "E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 3:2"

Ou seja, hoje em dia às igrejas evangélicas primeiro falam do que o Reino oferece e depois e se quando, do preço que foi pago. E vejam que nem é por quem está aceitando a oferta. É só pela Graça. E é! Mas, uma Graça Imerecida.

Interessante, é que se na igreja católica se cobrava as indulgências pela falsa salvação. O novo evangelismo evangélico minimiza a Graça da salvação a uma gratuidade sem valor. Não levando em conta que teve um custo muito mais elevado pelo qual ninguém seria capaz de pagá-lo. O do precioso sangue de Jesus Cristo! Transformam o que deveria ser por arrependimento sincero a uma mera adesão proposta. Levantem a mão e venham à frente para receber uma oração para salvação, dê seu nome, contato e volte sempre. "E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; João 2:23,24"

Durante o período em que Jesus esteve caminhando entre nós como homem. Sempre foi sua maior preocupação ensinar a forma correta de aplicar os ensinos das escrituras sagradas da Antiga Aliança. Porém, Ele já as ensinavam como deveria ser no Evangelho. “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Romanos 15:4 ”

Entendo que por mais necessário que seja “apressarmo-nos” no cumprimento do Ide. Entretanto, não podemos e nem devemos negligenciar quanto ao verdadeiro ensino e das verdades que estão nos Evangelhos como condicional para alguém obter a cidadania do Reino. A ninguém será possível dizer que não tiveram a oportunidade de cumprir a primeira e principal condição. O de Arrepender-se.

O que torna ainda mais evidente nossa responsabilidade como, alguém, que e se de fato alcançou o arrependimento proclamar esta verdade! Somente a verdade.

" Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6"

Não há como ninguém ou algo, tenha o que possa suprimir, omitir, mascarar , criar outra forma ou fórmula para acessar o Reino sem esta verdade. Uma vez sem a Verdade. Jesus Cristo não estará lá. Sendo que Ele é a própria Verdade.

Portanto, meus queridos e queridas já irmãos e irmãs. E aos amigos e amigas. E aos que ainda não são.

O que escrevo não é baseado em achismo ou opinião própria, nem tão pouco arrogo ser detentor de maior ou melhor entendimento. Porém, o que agora escrevo faço em cumprimento a maior Comissão dada a todos os que desejam ser um Cristão. O Ide!

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15"

Como assim ordenado. Tão somente o Evangelho. 

O que se segue não depende há nós convencer, já está escrito.

"Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Marcos 16:16"

E nada mais!

No Evangelho está toda a razão para o qual importa crer. Jesus Cristo de Nazaré Filho de Deus.

"Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Romanos 10:11"

Leia e tire suas próprias conclusões.

"Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?

E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:12-17"

E se é Jesus que diz. Quem é que pode contestar?


Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Mateus 4:17"


A Paz do Senhor esteja com todos.

Só Jesus Cristo.   Só a Fé.    Só a Graça.   Só as Escrituras.   Somente Glória a Deus.

Amém!

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...