terça-feira, 24 de maio de 2022

 



 TEMPOS DIFICIES EXIGE CORAGEM. SE A FÉ NÃO FOR SUFICIENTE!

 

Quando vejo a quantidade de pessoas que se diz cristãos, dentro e fora das igrejas usando suas máscaras de diversas tonalidades modelos e matérias. Mesmo quando já alforriados pelos feitores governamentais. Parecendo que suas vidas dependem delas! A imagem que me vem à mente, é a dos Hebreus murmurando contra Deus e Moisés no deserto durante o Êxodo, desejando voltar para o Egito por medo de passarem fome.  Fico me perguntando? Quão bom seria para a expansão do verdadeiro cristianismo que essa fé que é colocada na suposta proteção que essas "máscaras" os fazem crer. Fosse de igual maneira a Fé que deveriam ter no Deus em que eles professam e dizem confiar. E também em Jesus Cristo no qual dizem depositarem suas esperanças para uma vida eterna!

Hoje pela manhã no culto da Igreja que congrego, pude ver a tamanha falta de coerência que permeia o universo Cristão Evangélico. Enquanto os músicos cantavam uma música cujo o refrão dizia que Jesus é o nosso:

"Escudo e proteção acima da razão em ti posso confiar."  Observei em rápido cálculo, que 90% dos presentes, que ou estavam com os olhos fechados na sua maioria de mãos levantadas, com às mais e emocionantes expressões faciais, que se abraçavam e repetiam o refrão com ênfase no "Posso confiar". Mas que, de forma no mínimo contradizente mantinham suas vistosas máscaras outrora obrigatórias, ainda que sufocando suas vozes no acompanhar da música!

Ora, Senão conseguirmos confiar que dentro da vontade de Deus e em Jesus Cristo estaremos protegidos contra quaisquer das letalidades que estamos sujeitos no mundo. Como podemos afirmar que cremos nEle para a vida eterna?

Digo isso, pois para mim é no mínimo estranho.  Pois uma vez que para os descrentes nós crentes, somos pejorativamente acusados de termos sofrido “lavagem cerebral” por cremos em Jesus Cristo. E mesmo que ainda entenda que há os “fracos na fé”. Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Romanos 15:1

O que dizer então desse comportamento? Será estão que é esta a razão dessa obediência cega aos decretos sem comprovação de que o uso de uma máscara seja ela de que material for, nos protegeria contra esse vírus? Ou então? Fica evidente que a igreja está falhando em ensinar o que diz respeito ao principal princípio que deve nortear o comportamento do Crente em Jesus Cristo. Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Atos 5:29  E antes que me acusem de ser legalista ou fanático, não estou sugerindo que deveríamos nos rebelar. Mas, será que a mensagem que contém uma das frases mais repetida na bíblia e que é também uma ordem imperativa. A de “Não temas!". Nunca foi compreendida e está incredulidade quando confrontada é apenas anestesiada, talvez em nome da ciência? Ou da cultura?

Tenho como habito, antes de parecer está fazendo julgamento (termo condenado entre os cristãos) sobre o que possa ser apenas uma “impressão pessoal”, pesquiso em diversas fontes sobre o assunto. E em uma consulta no Google com relação às diversas epidemias que já assolaram a humanidade pude verificar como às igrejas cristãs evangélicas procederam com relação a algumas delas. A da Gripe Espanhola em 1938 por exemplo! Deveriam levar-nos a questionar a submissão equivocada que desde 2020 a maioria das igrejas adotaram de limitarem ou até deixarem os cultos presenciais. Fazendo, com que no intuito de obediência às autoridades, diversas denominações abraçassem a solução do culto on-line. Ainda que mesmo sendo e deve ser “em caráter” excepcional. Parece que se tornou, mais uma alternativa que vai de encontro ao que às Escrituras ensina. Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. Salmos 133:1

Mesmo sabendo o que Jesus ensinou. Que Deus é Espírito e importa que o adoremos em espírito e verdade. Penso, que se tornou mais um argumento entre os muitos já existentes, para os que pensam que a tecnologia ou sua própria "fé" pode substituir a ida aos Templos. Afinal, o templo Sou eu! Dizem muitos evangélicos. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19. Eu, porém, creio que esta compreensão de certa forma contradiz muito mais do que justifica. Afinal, se nosso corpo pertence ao Espirito Santo de Deus. Ele não é poderoso o suficiente para manter nosso corpo a salvo. Ou se por Sua vontade venhamos a contrair qualquer enfermidade, ainda assim não estaria dentro da Sua vontade? Claro que para muitos novamente pareço ser insensível ou legalista.

Porém vejamos, se formos mais atrás na história. Veremos o que Martinho Lutero falou com relação ao que foi uma grande e terrível pandemia em sua época.

"Pedirei a Deus para, misericordiosamente, proteger-nos. Então farei vapor, ajudarei a purificar o ar, a administrar remédios e a tomá-los.

Evitarei lugares e pessoas onde minha presença não é necessária para não ficar contaminado e, assim, porventura infligir e poluir outros e, portanto, causar a morte como resultado da minha negligência.

Se Deus quiser me levar, ele certamente me levará e eu terei feito o que ele esperava de mim e, portanto, não sou responsável pela minha própria morte ou pela morte de outros.

Se meu próximo precisar de mim, não evitarei o lugar ou a pessoa, mas irei livremente conforme declarado acima.

Veja que essa é uma fé que teme a Deus, porque não é ousada nem insensata e não tenta a Deus."

Carta Se alguém pode fugir de uma praga mortal, escrita ao Rev. Dr. Johannes Hess.

O que poderíamos aprender com esses exemplos?

Afinal ainda me reportando ao exemplo que vivencie no culto, a palavra pregada exaltava a coragem e acima de tudo o exemplo que deve nortear a vida de um verdadeiro Cristão Seguidor do Senhor Jesus Cristo. Ser fiel a Deus acima de qualquer coisa.  Atos 5 29. Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens. (novamente o mesmo versículo que mencionei acima)

Claro que até compreenderia que diante das incertezas e desinformações, que de fato as lideranças tinham que concordar em adotar algumas restrições. Porém, na sua maioria o que se viu foi uma total falta de empenho das diversas denominações que nem diante de uma situação que claramente desafiava a unidade da fé cristã evangélica. Pensaram em unir-se contra o mal comum. Mas, não! O que se viu foi a maior parte desses líderes calarem-se quando outros líderes, que quer seja por fidelidade ou até interesse pessoal tentaram manter suas igrejas abertas e por isso foram detidos e/ou processados.

Talvez tenham por isso se sentido justificados em seus temores que tal coisa a eles acontecesse. Levando-os, entretanto, as suas consciências ficarem cativas em obediência aos decretos dos homens em detrimento a fidelidade a Cristo.

Precisamos nos arrepender dos nossos pecados, ser fiéis e obedecer a Jesus como qualquer outro discípulo. No entanto, não podemos dar ouvidos à mensagem de que a paz com o inimigo É melhor ter Deus como único amigo do que o mundo inteiro e Deus como inimigo (Tiago 4:4).

Siga firme com Jesus, seja qual for o custo. A sua recompensa é garantida pelo único fiador no universo que nunca deixou de cumprir sua promessa. Confie nEle. O Reino é seu.

Trecho extraído do Devocional Hermenêutica dia 09.05.22.

Ouso até antever o que diria a maioria dos pastores como resposta se questionados quanto a falta de coerência em relação a verdadeira fé, como a praticada pelos nossos irmãos da igreja primitiva e nos primeiros séculos

Diriam certamente: "Temos que entender que estamos em outra época e a cultura, às leis e a maneira de tratar esse assunto, não pode ser da mesma forma."

Entretanto, são esses mesmos pastores que no púlpito conclamam aos membros a serem fiéis a Bíblia onde estão descritas as nossas regras de conduta, prática e fé!

São os mesmos pastores que invocam sua autoridade para que suas palavras sejam obedecidas como regra em relação às decisões pertinentes a essa mesma influência cultural. Parecendo não compreenderem que sempre que grupos contrários a Cristo se apossaram do controle político de um país, não tentam somente conter o crescimento do cristianismo. Como também e principalmente, alienar ou sufocar qualquer pensamento contrário e provocar sofrimentos, quando não a total falta liberdade do povo de Deus.

 Tenho total consciência que deve haver separação entre o estado e a igreja. Entretanto, da mesma forma que por termos exercido durante anos, o nosso direito constitucional de votarmos para escolher quem iria politicamente nos representar. E o fizemos sem ao menos buscar conhecer mais detalhadamente quais os valores que estes candidatos nutriam. Seria muita incoerência agora que graças ao avanço da tecnologia, que é a mesma utilizada para difundir a palavra nos Cultos on-line. E nos permite que conheçamos quem são os Joios. Os mesmos defensores do “bom uso desta ferramenta”, condena e chama de “dá voz a qualquer pensamento”! Criticando os que entendem que sim! Temos e devemos buscar conhecer quem são os candidatos e quais são as suas intenções. Principalmente as ideológicas. Em diversas passagens das escrituras, principalmente no antigo testamento. É possível encontrar propósito legal, honesto e incentivado de nos posicionarmos de acordo com nossa fé, obediência e prática porém sempre fiel a Deus 

Atos 5:29 este foi o texto pregado. A partir de Atos 5:17.

Os apóstolos se alegravam de serem afligidos por causa do nome de Jesus. Hoje, nos submetemos a "autoridade" humana sem questionar. Cristãos sinceros e fiéis serão perseguidos. Sempre foi assim, continuará e é o que Jesus e os Apóstolos sempre ensinaram.

Polemicas que não devemos trazer para dentro das igrejas. Dizem alguns pastores que por motivos que não me cabe definir, utilizam em sua defesa do que infelizmente vejo como grande omissão ao que também deve ser função deles. Afinal, nenhum pastor vendo uma de suas ovelhas caminhando para o precipício não faria de tudo ao seu alcance para impedir que caísse. Ou não? Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11

Quando Jesus ensinou aos discípulos que o que é de César era de César. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Lucas 20:25 Será que Ele estava dizendo que devemos fechar os olhos para os desmandos das autoridades? Obedecer às autoridades constituídas é mandamento de Deus sim. Isso todo cristão sabe de cor. A pergunta que faço é. Nós o cumprimos integralmente o tempo todo? O Anunciar e ensinar Jesus Cristo?

Todo inseguro baseia sua convicção no próprio comportamento fala e ensina o que acha, de forma que pareça com o mais próximo da verdade, contanto que não o faça desagradar o público avido por ouvir seus "conselhos" de neutralidade. Ficam sempre indo e vindo entre disser que crer em Deus acima de tudo, porém, tem medo de contrariar os membros e supostas autoridades. Não é à toa que fica cada vez mais difícil dar crédito a tudo que é dito por alguns pastores.

Tem pastores que quando se submete a Deus, falam exatamente o que Ele ensina. Contudo, quando expressam seus pensamentos são piores que o profeta Balaão, que mesmo vendo que quanto mais amaldiçoava o povo de Israel Deus convertia em bençãos. Insistia em querer contrariar a Deus.

Veio, pois, Deus a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser. Então Balaão levantou-se pela manhã, e albardou a sua jumenta, e foi com os príncipes de Moabe. E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele. Viu, pois, a jumenta o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. Mas o anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado. Vendo, pois, a jumenta, o anjo do Senhor, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la. Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda. E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão .Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim; Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida. Então Balaão disse ao anjo do Senhor: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. E disse o anjo do Senhor a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente a palavra que eu falar a ti, esta falarás. Assim Balaão se foi com os príncipes de Balaque. Ouvindo, pois, Balaque que Balaão vinha, saiu-lhe ao encontro até à cidade de Moabe, que está no termo de Arnom, na extremidade do termo dele. E Balaque disse a Balaão: Porventura não enviei diligentemente a chamar-te? Por que não vieste a mim? Não posso eu na verdade honrar-te? Então Balaão disse a Balaque: Eis que eu tenho vindo a ti; porventura poderei eu agora de alguma forma falar alguma coisa? A palavra que Deus puser na minha boca, essa falarei. E Balaão foi com Balaque, e chegaram a Quiriate-Huzote. Então Balaque matou bois e ovelhas; e deles enviou a Balaão e aos príncipes que estavam com ele. E sucedeu que, pela manhã Balaque tomou a Balaão, e o fez subir aos altos de Baal, e viu ele dali a última parte do povo. Números 22:20-41


Inclusive deixo registrado o meu posicionamento para com os pastores. Não sou rebelde e tão pouco faço juízo de valor de nenhum deles. Creio que Deus, Jesus Cristo e o Espirito Santo. São mais que suficiente para os levarem a rever ou não seus critérios. Entretanto, ficarei sempre com a palavra como meu manual de conduta. Estou mais para servir como uma mula se necessário for.

Afinal como já dizia o pregador D.M. Lloyd-Jones


Um homem não é um cristão até que tenha consciência de sua fraqueza e da força do inimigo. O cristão não confia em si mesmo, não depende de sua própria força. É a consciência da sua própria fraqueza e da força do inimigo que o leva a Cristo continuamente.

Que Jesus Cristo venha ser sempre o suficiente para todos nós que afirmamos sermos Cristãos!

 

Só Jesus Cura, Salva e Liberta.

 


Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...