sexta-feira, 12 de novembro de 2021

O que significa verdadeiramente seguir a Cristo?

 


Estamos vivendo dias nos quais as pessoas em quase todo o mundo vivem buscando uma religião para se apegar e encontrar nela respostas para todos os males que estão sobrevindo ao mundo. E creio que entre os que se denominam Cristãos, ou seja, Seguidores de Cristo, também se encontra quem assim pense. Afinal o que é seguir a Cristo. Seria ter uma religião?

Religião vem do latim ¨religare¨, tem o significado de religação. Essa religação se refere entre uma nova ligação entre o homem e Deus. Sabendo disso, conclui-se que o real significado da palavra é JESUS CRISTO, pois Ele é o único mediador entre Deus e os homens, não há outro.

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5 - E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:24

A Bíblia nos informa que houve um momento em que os habitantes de uma cidade chamada Antioquia (da Síria), observaram que as pessoas que afirmavam crer nos ensinamentos de Jesus Cristo, tinha algo diferente e então os denominaram de Cristãos = Seguidores de Cristo:  E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11:26

Aqui já temos uma boa dica para começar entender como verdadeiramente é ser um seguidor de Cristo. É preciso que as pessoas vejam algo que denote que aquela pessoa é diferente no seu pensar e no seu agir.

 Nos Evangelhos Sinóticos, Nome dos Evangelhos de Mateus, Marcos e João. Etimologia (origem da palavra sinótico). Do grego synoptikós, "que torna possível ver na totalidade".

Seja em Mateus, Marcos, Lucas e João, o comando de Jesus de “Segue-me” aparece repetidamente (por exemplo, Mateus 8:22, 9:9, Marcos 2:14, Lucas 5:27, João 1:43). Em muitos casos, Jesus estava chamando os doze homens que se tornariam os seus discípulos (Mateus 10:3-4). Mas outras vezes, Ele estava falando para quem quisesse o que Ele tinha para oferecer.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34

 

Em Mateus 10:34-39, Jesus afirmou claramente o que significa segui-Lo. Ele disse: "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á."

Jesus trazendo uma "espada" e virando os membros de uma família uns contra os outros pode parecer um pouco duro, principalmente depois de palavras como "para que todos os que nele crê não pereça" (João 3:16). No entanto, Jesus nunca abrandou a verdade, e a verdade é que o seguir leva a escolhas difíceis. Às vezes voltar para trás pode parecer muito atraente. Quando o ensinamento de Jesus passou das Bem-aventuranças (Mateus 5:3-11) à vindoura cruz, muitos que o haviam seguido mudaram de ideia.  Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. João 6:66. Até mesmo os discípulos decidiram que seguir Jesus era muito difícil, tanto que na noite em que foi preso. Cada um deles o abandonaram (Mateus 26:56, Marcos 14:50). Naquela noite, seguir a Cristo significava possível prisão e execução. Ao invés de arriscar a sua própria vida, Pedro negou três vezes que sequer conhecia Jesus. “Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denúncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente. Mateus 26:69-75

 

Seguir verdadeiramente a Cristo significa que Ele se tornou tudo para nós. Todos seguem alguma coisa: os amigos, a cultura popular, família, desejos egoístas ou Deus. Podemos seguir apenas uma coisa de cada vez (Mateus 6:24). Deus diz que não devemos ter outros deuses diante dEle (Êxodo 20:3, Deuteronômio 5:7, Marcos 12:30). Seguir verdadeiramente a Cristo significa que não seguimos qualquer outra coisa. Jesus disse em Lucas 9:23: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me." Não existe tal coisa como um "meio-discípulo". Como os discípulos demonstraram, ninguém pode seguir a Cristo por suas próprias forças. Os fariseus eram bons exemplos de pessoas que estavam tentando obedecer a Deus em sua própria força. Seu auto esforço causou apenas a arrogância e a distorção de todo o propósito da Lei de Deus (Lucas 11:39, Mateus 23:24).

 

Jesus deu aos Seus discípulos o segredo de segui-Lo fielmente, mas eles não o reconheceram naquele momento. Ele disse: "O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita" (João 6:63). E "Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido"(v. 65). Os discípulos tinham andado com Jesus por três anos, aprendendo, observando e participando de seus milagres. No entanto, nem mesmo eles podiam segui-lo fielmente em sua própria força. Eles precisavam de Ajuda.

 

Jesus prometeu muitas vezes que quando tivesse ascendido ao Pai, Ele os enviaria um "Consolador" - o Espírito Santo - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:23-27 . Na verdade, Ele lhes disse que era para o seu bem que estava indo embora, para que o Espírito Santo pudesse vir. - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. João 15:7 . O Espírito Santo habita no coração de cada crente (Gálatas 2:20, Romanos 8:16, Hebreus 13:5, Mateus 28:20). Jesus advertiu seus seguidores de que não deviam começar a testemunhar dEle "até que do alto sejais revestidos de poder" (Lucas 24:49, Atos 1:4). Quando o Espírito Santo veio sobre os primeiros crentes no dia de Pentecostes, de repente eles tiveram todo o poder de que precisavam para seguir a Cristo, até à morte, se necessário. E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2:1-4 (Atos 2:1-4; 4:31; 7:59-60).

Seguir a Jesus significa se esforçar para ser como Ele. Ele sempre obedeceu ao Seu Pai, então é isso que nos esforçamos para fazer - E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. João 8:29 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. João 15:10 .

 Realmente seguir a Cristo significa torná-lo o chefe. Isso é o que significa fazer de Jesus o Senhor de nossas vidas - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9 (1 Coríntios 12:3, 2 Coríntios 4:5). Cada decisão e sonho é filtrado através de Sua Palavra com o objetivo de glorificá-Lo em todas as coisas (1 Coríntios 10:31). Não somos salvos pelas coisas que fazemos para Cristo - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8,9, mas pelo que Ele tem feito por nós. Por causa de Sua graça, queremos agradá-lo em tudo. Tudo isso é feito ao permitirmos que o Espírito Santo tenha o controle completo de todas as áreas de nossas vidas - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Efésios 5:18.

Ele explica as Escrituras - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14 . Me permita a fazer uma necessária observação. Diante da já mencionada busca das pessoas por respostas, tenho visto em vídeos, frases, declarações emocionadas nas mídias sociais, toda a sorte de “entendimento” que os “novos” leitores tem declarado com relação ao que eles leem e pensam entender dos ensinamentos dos evangelhos. E é fácil encontrar distorções que são a principal razão dos enganos. Pois, sem o Espirito de Deus que nos capacita com dons espirituais para compreender verdadeiramente - Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.  E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:3-11 . Então queridos (as), não se pode sair afirmando ser um seguidor de Cristo com base no “ACHISMO”. É o Espirito Santo que nos conforta - Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. João 14:14 e nos guia - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26.

Baseado no que lemos acima é correto afirmar que: Seguir a Cristo significa aplicamos as verdades que aprendemos com a Sua Palavra e vivemos como se Jesus caminhasse ao nosso lado em pessoa. Entretanto, antes que os “defensores” daqueles que usam os textos desses ensinamentos fora do contexto, querendo com isso criar “argumentos” que para uma pessoa que não conhece o autor – O Espirito Santo de Deus - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21. Ainda que possa parecer plausível, não resiste a uma confrontação com a única verdade. E a verdade é o Senhor Jesus Cristo. - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 .

E aos que resistem a verdade, pensando ter encontrado a sua própria verdade. Jesus disse.  Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:33-36

Portanto não se deixem enganar pelos entendimentos de circunstância. Busquem em oração o Espirito Santo de Deus em primeiro lugar antes de lerem a Bíblia. E não espere encontrar nela o que deseja para consola-lo. Busque, acima de tudo entender que nela está tudo que precisa para viver e ser salvo pela graça de Jesus Cristo.

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
João 6:37

Só Jesus Cristo, Liberta, Cura e Salva!


Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...