terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 1 Pedro 1:23.

 

image

Todo aquele que verdadeiramente entendem que Nascer de Novo é muito mais do que uma simbologia daquilo que  a  escolha por  Jesus Cristo representa na  sua vida, sabe que a origem do que nos faz de fato passar por esta regeneração está em tudo que a viva palavra de Deus revela! Não há, portanto como querer novamente atender os apelos carnais ainda que o desejo persista em atrair-nos devemos compreender que transitoriedade da vida carnal está de fato muito bem ilustrada no que o apostolo Pedro escreveu. --- Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; 1 Pedro 1:24. Muito diferente, porém é a condição daquele que não despreza a palavra de Deus. --- Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. 1 Pedro 1:24-25.

Eu mesmo posso afirmar que apesar de toda a minha busca por permanecer fiel a estes princípios ensinados vividos e testados por todos aqueles que verdadeiramente foram gerados da semente das boas novas do evangelho. Não poderia querer fazer que pensem que é uma condição muito simples de se conseguir. Muito pelo contrario, eu creio que muitos terminam fraquejando na caminhada justamente por não buscar a compreensão do que implica o nascer de novo! Alguns caem tentando acertar, porém logo se levantam e continuam! Outros, porém, caem por que não estando consciente da sua nova condição; continuam achando que podem encontrar algo no passado para ajuda-lo na sua nova caminhada! Quem assim procede não foi verdadeiramente gerado de novo! --- Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17. Constantemente Jesus usava dos exemplos relacionados com a vida das pessoas e da região onde pregava para ilustrar as suas palavras e muitas vezes utilizou como modelo a atividade muito comum a todos naquela época: A agricultura. Para que compreendesse de forma bem pratica como devemos agir diante da nossa nova condição de nascido para o reino de Deus. ---  E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lucas 9:62. O que Ele ensina com este exemplo, deveria ser de tão fácil entendimento que chegaria a surpreender-me que ainda existam pessoas que se julgam tão inteligentes e mesmo assim não entendem! Se não me surpreendo, é justamente porque entendo que de nada valeria a pena com a minha finita capacidade humana querer entender tanto o porquê que de uma pequena semente se enterrada no chão irá gerar uma arvore ou outra  planta conforme a sua espécie. Então muito menos ainda, posso questionar a soberana vontade de Deus ao estipular as condições necessárias para que seja aceito no Seu reino. --- Porque, vede irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. 1 Coríntios 1:26-29.

Talvez os mais questionadores possam pensar que ser cristão é coisa para pobres ou desprovidos de capacidade intelectual! Ainda que o apóstolo Pedro não tenha descartados os  ricos do processo de divulgação do evangelho. Ele mostrou uma realidade que há muito tempo está estabelecida na rotina das pessoas que por muito pensar que são importantes e sabias ou por muito possuírem bens não querem elas mesmas participar! Com certeza não é iniciativa de Deus impedir aos ricos o acesso ao Reino. Mas, não a como negar que quem se acha rico ou sábio, não querem no seu dia a dia dedicar parte do tempo para as coisas de Deus? --- Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Romanos 8:20. Jesus Cristo certa vez disse que o homem se torna escravo do pecado que o domina. ---  Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. João 8:34. Ora, não pense que estou dizendo que ter dinheiro é pecado! De forma alguma diria isso, principalmente vivendo no mundo em que vivemos. Contudo o que a palavra diz e que os exemplos práticos comprovam é que existem pessoas que vivem em função do dinheiro que possuem ou que pretendem conseguir obter e que por causa desse desejo muitos ultrapassam qualquer limite moral e são dominados pela cobiça. --- Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10. E que desvio moral pior poderia haver do que desviar-se da fé em Deus?

Eu por diversas vezes quando estou escrevendo me faço a seguinte pergunta? A qual Deus algumas pessoas pensam que  estão  renegando ou adorando? E sabe por que me faço está pergunta? Porque seja qual for o ambiente que possamos estar é difícil não ouvir alguém por diversos motivos mencionar o nome de Deus ou Jesus. Eu desafio a qualquer um a me provar que isso já não tenha presenciado o que afirmo! Eu dificilmente fico um dia sem ouvir a expressão do nome Deus em algum lugar que esteja. E podem ter certeza que não estou 24 hs na igreja. A questão, porém e de onde provém a minha reflexão sobre esta “lembrança” do nome de Deus. É a de saber como uma pessoa pode estar, por exemplo: Roubando, traindo, mentindo, prostituindo-se, adulterando, corrompendo, sendo corrompido, bebendo, drogando-se praticando toda a sorte de atos dos quais o Deus da bíblia espera que nenhum dos que o buscam pratique; esperar ou achar que tem o direito de invocar afirmar ou desejar ter alguma comunhão com Deus?  

Deixe-me ser bem claro! Pois nada do que escrevo deve ter a impressão que é fundamentada nos meus pensamentos ou é de particular interpretação. Porém a bíblia a palavra de Deus afirma: ---   Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. João 9:31. Portanto, fica subentendido, que todos devem entender que não adianta está fazendo tudo que Deus se oponha, e ao mesmo tempo usar o Seu nome. Posso então creditar à ignorância espiritual que seja! Aos que assim procede. No entanto é bom acrescentar que não é desculpa para não querer saber a verdade e permanecer invocando desejado e adorando outros deuses. ---  Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),1 Coríntios 8:5 --- Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Gálatas 4:8 .  Basta uma rápida pesquisa no Google que iremos encontrar deuses de todos os tipos e gosto.

Inclusive! O próprio homem tem uma tendência e incrível necessidade de ter ídolos. Quando não adoram a si mesmos, tratam logo de encontrar alguma forma de adoração. Seja uma pessoa ou algo, invariavelmente estão a cultuar algo. O que parece ser uma condição natural no entanto, fica totalmente esclarecido quando o próprio Jesus Cristo explica o porquê de serem assim. --- Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4.

Ora! Quando se anda em penumbra na sombra e até na profundeza das trevas que são os habitats naturais do pecado, qualquer deus que satisfaça os desejos carnais pode ser vistos como deuses dignos de adoração. Principalmente quando não se preocupam em saber a origem dos mesmos e não buscam o verdadeiro Deus e consequentemente são levados a adorar deuses errados ou no mínimo, não tão bem conhecidos. ---- Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Efésios 2:2. Ainda que possam achar que estou sendo pretensioso por afirmar que todos devem adora apenas o Deus da bíblia! Eu estou direcionando esta informação aos que desejam conhecer o verdadeiro Deus. Aquele que se revela na natureza e na sua palavra. --- Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:20. Diferente porém, de outros deuses que se revelada e dado total conhecimento das suas origens, certamente teriam desejo de escolhe-los? Creio que não sou a única pessoa que possa dizer que nunca ouviu alguém dizer (pelo menos abertamente), que adora o Diabo? Ainda que algumas seitas usem imagens que quase o retrata, mas disfarçam com acunhas ou apelidos. Até mesmos os ditos satanistas não saem pelas ruas carregando imagens do Diabo como realmente ele deve ser. Pois fora o imaginário do homem medieval e da criatividade dos autores de livros de terror e cineastas de Hollywood, o diabo se não é tão feio como se pinta, não é daquela maneira que se apresenta: --- E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 2 Coríntios 11:14.

Não foi a toa que Hollywood o reinventou pelos Lobisomens e Vampiros dos filmes, que foram transformando-os em jovens poderosos e atraentes! E pasmem! Capazes até de “boas ações”. Talvez vocês até hoje nunca tenha percebido como a indústria cinematográfica está cheia de pessoas que são verdadeiros inimigos do evangelho e de Cristo. Eu poderia citar inúmeros filmes que fazem menção aos nomes de Deus e Jesus Cristo de maneira totalmente anárquica e depreciativa, sempre tentando de alguma forma denegrir a imagem de santidade, bondade e autoridade divina.

Não são poucos os filmes que fazem verdadeiras apologias contraria a Jesus Cristo. Se você não acredita? Passe a observar o contexto dos diálogos nos filmes de ação, aventura, comédia e até dramas onde os nomes de Deus e principalmente o de Jesus Cristo são mencionados! Para muitos sei que passa despercebido, pois suas mentes já estão de fato saturadas com pensamentos contrários a sã doutrina do evangelho, contudo qualquer pessoa que seja imparcial na sua compreensão da realidade e da fantasia percebe não somente a forma subliminar, mas, muitas acintosamente carregadas de intenções explicitamente contra Deus. --- Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Tito 1:1.

Mas graças ao nosso misericordioso Deus que não atenta para o tempo da ignorância dos que ainda não querer enxergar que ha todos é dado à oportunidade de ouvir falar do verdadeiro Deus da bíblia. No entanto, o plantar é livre… a colheita, no entanto é obrigatória. --- Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7.

Meus queridos (as), seguir a Jesus Cristo nunca em momento algum a qualquer tempo, implicou em sermos proibidos de fazermos o que desejamos! No entanto sempre foi e é necessário há quem pretenda segui-lo; que uma vez que tenha entendido o que Jesus Cristo representa que se adapte a uma nova maneira de viver. ---  Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Atos 15:28-29. E entenda que para Deus toda e qualquer solicitação reflete para o nosso próprio bem!

O minha sincera e mais desejada oração e que humildemente peço a Deus, é ao postar as minhas e  experiência com  Jesus Cristo e tudo que a bíblia me ensina; possa de alguma maneira  ajudar a aqueles que o Espirito Santo já determinou que vão ser movidos em seu espirito para deixar que a semente seja plantada o permita ao mesmo faze-lo. Pois é necessário que assim seja! Sim! É esta a oração que faço! Pois mais do que isso, mesmo que quisesse não poderia fazer. ---  De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Romanos 14:12.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Deus está no controle!

Ainda que eu não te ouça, pois o mundo faz de tudo para te calar! (Trecho da Canção Mar de Vidro de Rodolfo Abrantes) Apesar das inúmeras v...