segunda-feira, 23 de julho de 2012

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Efésios 6:10

image

Princípios bíblicos que se aplicado em um lar cristão faz da relação pais e filhos uma relação de respeito mutuo e principalmente de agrado ao Senhor:

Filhos obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
"Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:
"para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".
Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Efésios 6:1-4.

Para quem não esta acostumada à linguagem bíblica talvez não compreendam que mesmo utilizando a tradução mais próxima da linguagem atual, algumas orientações estão dentro do contexto da época em que foi escrito. Porém, separado os “avanços” ou correções de comportamentos entre as épocas. No geral vemos total coerência nos princípios que o apostolo Paulo ensinou como padrão dos lares cristão no que se refere aos filhos.

E também é possível vemos esta mesma preocupação quando se trata da relação dos senhores e os escravos. Princípios que hoje ainda se aplicam a Empregados e Empregadores:

Escravos obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo.
Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.
Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens,
porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.
Vocês, senhores, tratem seus escravos da mesma forma. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e ele não faz diferença entre as pessoas. Efésios 6:5-9

Podemos ver que ele, por duas vezes aponta para este importante principio: Nós não devemos procurar agradar a pessoas Efésios 6:6. Nós não devemos fazer as coisas para que os outros as vejam e, se estamos longe dos olhares dos outros também não devemos, desleixar das nossas obrigações,. Nós devemos trabalhar como quem trabalha para Deus, que olha para nós o tempo todo. Efésios 6:7.

Talvez ainda continuem não entendendo onde estou querendo chegar, mas imaginem uma pessoa que passou 02 anos desempregada e que foi convidada a trabalhar em determinada função que aos seus olhos estaria aquém da sua capacidade, mas que resolva aceitar, porém, não procura desenvolver bem o trabalho por achar que esta sendo injustiçada. Ainda que o seu empregador de fato estivesse sendo injusto! Seria correto que também negligenciasse as suas obrigações? Deus não só repara no que fazemos, mas também recompensa tudo que fazemos. Efésios 6:8. Dai o porquê enquanto se estiver empregado devemos fazer tudo como se fosse para Ele.

Talvez ainda assim, continue achando estranhos esses ensinamentos, uma coisa, no entanto é provável que aconteça. As pessoas vão esquecer rapidamente você fazia seu trabalho, mas elas vão lembra o quão bem feito você fizer. Ainda mais se no fim das contas, nós trabalharmos para nós mesmos e para Deus. Este é o motivo pelo qual começando pela aplicação dos princípios cristãos na família é possível esperar que tenhamos atitudes corretas também profissionalmente.

Após o versículo 10 o apostolo Paulo deixa muito bem esclarecido de que erra quem pensa que não praticando os princípios acima, possam esta por assim dizer: Exercendo o direito de uma vingança pessoal. O Apostolo mostra que não devemos nos opor a pessoas. Pois, não são elas que provocam as injustiças que muitas vezes realmente somos vitimas.

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios 6:11-12.

A partir desta verdade, ele passa a nos ensinar a usar não somente da armadura, mas de todas as outras armas dadas por Deus para que em Nome de Jesus Cristo possa nos defender do verdadeiro inimigo:

Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Efésios 6:13-17.

Estamos vivendo dias em que a globalização mundial, tem trazido para alguns; esperança e para muitos outros; desespero. E esta constante instabilidade determina muitas vezes as motivações que levam a uma pessoa seja de qual classe social esteja inserida, pratique atos que vão desde ao suicídio até o assassinato, todos os dias vemos nos noticiários histórias de pessoas antes tidas como normais, praticando de atos isolados de violência ou massacre coletivos. Claro que não estou afirmando que todos os casos de violências são provocados pela falta de emprego ou pelas injustiças trabalhistas. Contudo é notório, que quanto menos oportunidade de ser inserida na cadeia produtiva uma pessoa tem. Mas, provavelmente ela terá para si mesmo justificativa do porque de atos extremos.

Como diz um ditado popular: A mente vazia é oficina do diabo.

É claro que não estou esquecendo que também é um fator que leva as pessoas a outros caminhos esperando encontrar soluções, entre estes caminhos, entretanto é raro vermos uma pessoa buscar a Cristo. Dai, a necessidade de tentar levar da maneira mais simples possível a palavra de Deus exatamente como Jesus Cristo fez.

Não existe formulas modelo ou outra maneira de propagar o evangelho que não seja simplesmente anunciar e ensinar quem é Jesus Cristo. E para isso não há outra fonte que no seja o Novo Testamento.

Porque comecei dando exemplo da aplicação dos princípios cristãos pela família? Por ser o alvo principal do inimigo, pois o diabo sabe que de uma família desestabilizada inicia-se todas as tragédias que atinge o homem. Principalmente por se também a família a principal instituição criada por Deus.

Toda a Escritura Sagrada e particularmente o Novo Testamento mostra os princípios elementais para o homem ter uma vida cheia de coisas realmente boas, ainda que não de acordo com os parâmetros humano comuns que não consegue satisfaze-los, porém de toda a Graça dada por Cristo. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:3.

Portanto: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Mateus 6:33.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...