domingo, 29 de abril de 2012

O Sermão do monte. Comentado ponto a ponto.

image

Segue  ponto a ponto da importância de cada um dos ensinamentos de Jesus Cristo para a caminhada do novo cristão pelas: As bem-aventuranças.

"E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos.
E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

1- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

No primeiro momento evolutivo, do homem material, é preciso perceber que existe nele algo mais do que a matéria que conhece. Que existe nele um espírito. Que existe um mundo que não é matéria, que é algo que não conhece. Neste instante inicia-se sua evolução espiritual. Passa a buscar as coisas espirituais! Torna-se um mendigo do espírito (uma das traduções usadas para a frase).

Como não conhece nada deste mundo novo ou do seu espírito, apercebe-se neste instante que é um pobre de espírito. Põe o pé na Seara Evolutiva que vai trilhar neste seu período terreno. Seara =  Campo de cereais.

Mais maravilhosa é a afirmativa seguinte, consequência deste passo: "Porque dele é o Reino dos Céus". Aqui está claro, aquele que põe o pé na seara, tem um objetivo em mente e se perseverar chegará ao fim!

Quando o homem se inicia no caminho de mendigo do espírito com o humilde proposito de um servo, certamente chegará ao Reino. Seja bom ou mal, aquele que busca a seara estará em julgamento ao fim da seara. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.Mateus 25:3; porque nele está a manifestação divina que foi acordada pela sua vontade. A realização é inevitável, simplesmente questão de mais ou menos tempo. Esta consolação maravilhosa que se encontra na primeira bem-aventurança, vem para nos confortar, a nós que estamos no caminho com Cristo.

Como pode-se ver, existe um sentido muito mais profundo em cada palavra do Evangelho de Jesus. Basta que se tenha o discernimento dado pelo Espirito Santo a todos que buscam.

2 - Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Tendo colocado o pé no caminho, o homem inicia sua espiritualização. Passa a sentir-se como um estranho no mundo material. As coisas do mundo não lhe dão mais a mesma satisfação e, não tendo ainda a consolação das coisas do espírito, chora e sofre!

Neste momento o ser em evolução encontra-se em total desespero; sente-se abandonado. Saiu de um mundo mas não encontrou ainda outro. Muitos de nós nos encontramos neste estágio. Sentimos que existe um mundo maior, além do mundo, mas não conseguimos penetrar nele. Permanecemos presos ao mundo em que vivemos, aos seus valores. Por isto sofremos. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17.

Mas, exatamente devido a este sofrimento, somos impelidos a buscar o entendimento e a consolação. Buscando, certamente encontraremos — "Busca e acharás".

A consolação está em toda a palavra de Deus; basta que tenhamos o discernimento do Espirito Santo.

3 - Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Esta bem-aventurança já foi e continua sendo, muito mal interpretada por ignorantes e interesseiros, que atribuem a ela a afirmação de que o homem deve ser submisso à certa instituição religiosa, ser manso, e que acena com a possibilidade de assim obterem ganhos materiais.

"Se aceitares as coisas da igreja, neste mundo mesmo receberás a recompensa" – isto ainda é muito usado para beneficiar aquele que "colaboram".

Mas, vamos ao entendimento verdadeiro da iniciação cristã. Para que a Igreja de Cristo não venha ser contaminada com o pensamento humano.

O homem que pôs o pé no caminho, sentiu-se sozinho e buscou a consolação. Este homem não mais luta com as coisas do mundo. Adquiriu a compreensão de que mundo material nada mais é do que a manifestação de desejos carnais, que não adianta obter somente as coisas materiais e aparentes do mundo, pois passa a entender que acima delas temos uma recompensa maior pela qual vale a pena lutar. Que é a vida eterna ao lado de Jesus Cristo.

Com este entendimento torna-se manso. Não luta contra as coisas do mundo, coloca-se na posição em que o Espirito Santo flui dentro de si. Coloca-se no "caminho perfeito" que é  de Jesus Cristo.

Nesta situação, as coisas terrenas passam a acontecer de modo a beneficia-lo. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.Romanos  8:28.

As promessas de Deus passam a cooperar para este homem manso. Ele usa suas forças para colocar-se na direção de receber o que deseja, porque entende como a Lei se cumpre. Este homem é manso, mas não covarde; é um grande lutador, que luta com sabedoria.

A consequências de ser assim manso é herdar a terra. Os bens materiais lhe são dados em acréscimo e não mais como objetivo.

É impressionante a sequência do passo com a consequência dele. Neste estágio encontram-se os homens que sabem viver com o que possuem — podem ser ricos que usam bem sua riqueza, e podem ser pobres que estão em harmonia com o que têm.

4- Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão  fartos.

O homem que herdou a terra, que vive em paz com as coisas materiais, passa a ter uma aspiração ética mais ampla. Já entendeu a Justiça do mundo. Procura encontrar no mundo a presença de Deus.

Busca encontra a Justiça em tudo o que vê: Tem fome de Justiça!

Buscando em Cristo ser um homem superior a média, é o homem que do fundo do seu coração procura ser justo.  Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.1  Pedro 1:13.

Nesta busca vai encontrar a mão e Deus em tudo que ocorre no mundo. Vai entender que a vontade de Deus deve prevalecer em sua vida. Este homem entende que o momento que vive é de total conhecimento de Deus. Com este entendimento encontra a Justiça.

No passo anterior, conheceu a Justiça do mundo, e aprendeu como as leis dos homens não opera a justiça de fato. Mas, Deus faz a sua Justiça. Neste passo entende a Justiça de Deus, a Justiça que comanda tudo que independe do mundo.

5- Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.

Neste quinto passo, o homem inicia-se no espírito de Deus. Passa a ter a compreensão de que existe algo além da Justiça. Que há uma força maior do que a Lei. Que há alguma coisa que o une aos outros homens. Este algo mais além da Justiça é a Misericórdia!

A semente dessa Misericórdia existia em seu coração desde o início, mas o homem só tem condição de perceber a Misericórdia depois de conhecer a Justiça de Deus.

A Misericórdia antes da Justiça gera a desarmonia e o caos.  Misericórdia = Sentimento doloroso causado pela miséria de outrem. Colocar-se no lugar do outro.

O sentimento de Misericórdia, que estava escondido dentro de seu coração, manifesta-se neste momento e o homem se torna misericordioso. Torna-se naturalmente misericordioso, como ocorre a cada passo, confirmando a afirmação inicial de que quem põe o pé no caminho chegará ao Reino dos Céus.

A consequência deste passo é que somente encontrará o Reino pela Misericórdia. Sendo misericordioso é que se pode entender a Misericórdia de Deus, pois esta não está em qualquer lógica ou raciocínio humano. Sendo misericordioso o homem encontrará a Misericórdia para eleva-lo no caminho de Deus.

Não é por seus méritos que chegou aqui e nem será por eles que seguirá adiante, é simplesmente pela Misericórdia de Deus!

Encontramos poucos exemplos de homens neste quinto passo iniciático. A verdadeira Misericórdia vem depois da Justiça. Só é misericordioso quem foi Justo, fora disto temos pena e dó de nossos semelhante, por egoísmo, porque vemos na sua mazela a possibilidade de sofremos igual mazela.

A Misericórdia divina, por outro lado, transcende nosso entendimento de Justiça terrena — podemos ter uma compreensão disto no Livro de Jó.

6- Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face e Deus.

Neste sexto passo o homem se identifica com Deus!

Já no passo anterior o homem transcendeu ao mundo, já se encontra caminhando em terrenos do coração, onde a lógica e o raciocínio humanos não alcançam.  - Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; 1 Coríntios 2:15.

Aqui o homem saiu de si, já não é mais sozinho, encontrou Misericórdia por tudo e por todos. Este tudo e estes todos fazem parte dele neste momento de crescimento espiritual. Todo o egoísmo saiu do seu coração, e o homem torna-se um "puro de coração"!

Este é o momento evolutivo em que o peregrino pode dizer "Eu e o Pai somos um"!

Neste momento a vontade do Homem é a vontade de Deus!

Homem com H maiúsculo, porque neste estágio se encontra o verdadeiro Homem, o unigênito, o primeiro nascido. O Senhor Jesus, saindo de sua iniciação no deserto para ser batizado e iniciar sua visão pública.

Este passo iniciático corresponde ao Amor! Ágape = Palavra grega para amor que implica em doação não egoísta. Um dos exemplos mais conhecidos é João 3.16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pareça mas tenha vida eterna" .

Só existe o verdadeiro amor depois que se vence o mundo, que se conhece a Justiça e que se teve a Misericórdia. Antes disto o amor é egoísmo!

A consequência deste passo é clara": "ver a face de Deus". O peregrino deste passo identifica-se com Deus, mas não é Deus.

"Eu e o Pai somos Um, minha vontade é a vontade do Pai, mas eu não sou o Pai".

Nada mais claramente expressa estas afirmações do que "ver a face de Deus".


7- Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Poderíamos supor que o Homem que está diante da face de Deus, que é uno com Ele, tivesse terminado sua peregrinação evolutiva ainda no mundo. O evangelho ainda lhe reserva mais um passo.

Este Homem que verdadeiramente amou o mundo, não poderia simplesmente partir liberto sozinho! Tem que levar consigo os seus amados.

Não pode terminar sua peregrinação sem que todos seus amados sejam também libertos. Tem que trazer a Paz aos que ficaram para trás! "Bem-aventurados os pacificadores".

Este é o sétimo passo iniciático, que é representado pelo: Sacrifício de Cristo na Cruz.

O Homem veio trazer a Paz a nós todos que ficamos: "Eu vos dou a minha Paz", "Eu vos deixo a minha Paz".

Não é possível deixar de voltar para trazer a Paz àquele que verdadeiramente amou.

A consequência deste passo é aqui expressa de uma maneira clara e cristalina. Eis o verdadeiro pacificador, que será chamado "Filho de Deus "!

O filho de Deus está um passo adiante daquele que vê a face de Deus. Além de ser uno em vontade é uno em essência: É filho!

É impressionante como pode estar contido tanto em tão poucas palavras, e de modo tão claro. Porém mais impressionante é de que modo tais palavras têm sido distorcidas da realidade, visando interesses terrenos e escusos.

8- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Este é o passo do sofrimento de Jesus na cruz.

Ali estava o filho de Deus perseguido por causa da Justiça, sendo crucificado. É necessário que se seja crucificado por causa desta Justiça e que nesta crucificação o iniciado seja capaz de perdoar: "Pai perdoai os porque não sabem o que fazem".

Para ser filho de Deus é necessário ser pacificador, mas para entrar no Reino é necessário este oitavo passo, que decorre naturalmente de ser pacificador. O pacificador é perseguido por causa da Justiça, e é crucificado porque não é mais deste reino terreno. É do Reino dos Céus!

É bem-aventurado o que sofre esta perseguição. Esta perseguição ocorre exatamente do atraso evolutivo dos amados que ficaram a margem do caminho.

A grandeza do ato do iniciado fica expressa nesta perseguição, tanto maior quanto maior for o desnível evolutivo entre este Homem e seus amados.

Esta oitava bem-aventurança vem a ser também a afirmação de que todos os que habitamos neste mundo; se assim quiserem serão libertos e atingirão o Reino dos Céus. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.João 10:16.

Por bem ou por mal, cada um de nós estará diante do Filho de Deus!  Para os que o aceitaram é uma consolação que Evangelho nos traz, para que tenhamos ânimo na peregrinação terrena. Mesmo os que não mendigaram pelas coisas do espírito serão chamados a servirem na Seara.  E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15-16 . Então terão o Reino, porque a Justiça os persegue.

Habita em cada um de nós o Deus vivo e, mesmo que não tenhamos qualquer consciência disso, fará-se-á a Justiça. É justo o seu desejo que todos sejamos libertos!

Pela dor ou pelo amor trilharemos cada um de nós esses passos de iniciantes até que o Cristo se manifeste em nós.

Neste passo praticamente se encerra a peregrinação do iniciado na Seara de Cristo.

Este oitavo passo iniciante termina com a afirmação idêntica à inicial: "Porque dele é o Reino dos Céus".


9- Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Pode parece estranho que no Evangelho haja ainda nona bem-aventurança, que corresponderia a um novo passo de iniciação..

Aqui não é exatamente um novo passo. A afirmativa é diferente: "Bem-aventurado sois vós”. Isto mostra que não se trata de um novo passo.

Aqui está uma benção dirigida àqueles que, entendendo a mensagem de Jesus, compreenderam que o Cristo está dentro deles, e por este Cristo são perseguidos, injuriados e caluniados.

Este é o caminho escolhido por aqueles que, pela dor e pelo sofrimento, optam por manifestar o Cristo interno ao mundo. Esta foi a opção dos profetas que nos precederam.

Esta opção só pode ser escolhida por aqueles que. tendo recebido o Espirito Santo de Deus , sentem a presença deste Cristo interior. Estes são os profetas, quando acertam o caminho, e são os loucos quando nele se perdem.

Está aqui expresso como uma consolação oferecida aos discípulos e que foi mais tarde mal entendida pelos que fazem de homens perseguidos por estarem convictos da sua fé em Mártires: Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."   Mateus 5:1-12.

Continuando a leitura dos demais versículos do capitulo 5 de Mateus. Veremos todas as demais características e procedimentos que devem nortear a vida de um verdadeiro cristão. O que torna este capitulo completo na mas elementar da condição de busca pela vida eterna com Jesus Cristo. 

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...