domingo, 25 de março de 2012

Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2

image

 

Uma coisa que observo e vejo com frequência é a facilidade e até certa necessidade que as pessoas que ainda não aceitaram a Jesus Cristo têm para produzir ídolos ou heróis. Claro que não nada demais em um filho admirar e querer seguir os passos de um bom pai, um irmão do outro etc. É obvio que os bons exemplos podem e devem ser copiados. Entretanto, o que estou me referindo é a exaltação exagerada de qualidades que são atribuídas a pessoas que de certa maneira enquanto vivas ou pós-morte tiveram nas suas atitudes e praticas vista com algum destaque.

Digo exagerada e muito a necessidade de produzirmos heróis ou a quem ou o que idolatrar, pelo fato de que é impossível que uma pessoa venha ser uma unanimidade para todas as que com ele conviveram. Certa vez estando no carro de um colega de trabalho, ao passarmos em uma avenida daqui de Salvador-Ba, paramos no sinal de um cruzamento. Ele então me falou que um amigo dele tinha morrido quando na sua moto tentou dar uma “roubada” para entrar em um motel e foi pego por um carro. Ele conclui o relato afirmando que o amigo era uma boa pessoa, que não fazia mal a ninguém, um cara que todos gostavam etc. e tal. Resumindo um cara bom! Eu, mesmo respeitando a sua opinião e admiração que demostrou pelo amigo, disse a ele, que para mim este conceito de bom, era muito relativo. Pois uma pessoa pode às vezes ser “muito boa” para uns e “muito má” para outros. E no caso lembrei-o que como ele disse: O bom amigo era casado, mas estava indo para o motel com outra mulher! Então para a sua esposa, ele já não era tão bom.

E contei sobre a passagem em que Jesus Cristo foi chamado de bom e o que Ele disse:

Certo homem importante lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Por que você me chama bom? , respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus. Lucas 18:18-19
.

Pode até parecer que Jesus tenha sido muito “radical”; mas pare para pensar no que eu falei para meu colega acima e veja a alternância que geralmente existe nas pessoas, o que as fazem ser boas para uns, pode não ser tão boas para outras. Então o que Jesus esta afirmando é exatamente a verdade: Bom só Deus.

E outra lição que aprendemos nesta passagem; é a que invalida todas as tentativas dos homens em querer receber de Deus o perdão dos pecados e a salvação pelas realizações de boas obras e/ou caridades: Afinal ninguém que se conheça por mais “bondoso” que digam ter sido; viveu 100% da sua vida agradando a todos, e, portanto pelo principio que é o estabelecido pela lei, se você falha em uma parte da lei; a sua conduta deixa de ser 100%. Somente Jesus Cristo foi capaz: Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12.

Quem é seu herói? Será que você já se perguntou? Seria, um desportista, um artista, um politico, um amigo, pai, irmão? Ou até você se acha seu próprio herói! A verdade é que as pessoas acham que é difícil “fitar os olhos em Jesus” porque ele não está aqui onde podemos vê-lo como os outros “heróis”. Mas, será que qualquer um dos que; para vocês possa representar um herói seria capaz de fazer o que Jesus Cristo fez por mim, por você e por toda a humanidade?

E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Filipenses 2:8

E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:15

Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,1 Coríntios 15:3

Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele. 1 Tessalonicenses 5:10

Porque então não deixa que Jesus Cristo seja o seu herói? Ele foi o maior aventureiro e corajoso desbravador. Ele enfrentou o castigo e a vergonha horríveis da cruz, tirando nosso pecado! Ele fez isso para que pudéssemos ter um herói que a morte e o pecado não conseguiriam destruir, arruinar ou manchar. - Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passamos por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Hebreus 4:15 - Ele fez isso para que pudéssemos ser confiantes em seguir os passos dele. O caminho que ele desbravou não foi apenas para ele, mas para nós também! - Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo. 1 João 2:2.

Será que você já parou para pensar em Jesus Cristo como o unico a quem mereceria ser chamado de herói? Talvez se assim fizesse entenderia o porquê de Deus abomina a idolatria de imagens:

E Deus falou todas estas palavras:
"Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
"Não terás outros deuses além de mim.
"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, Êxodo 20:1-5.

Talvez vocês também nunca tenham se perguntado o porquê de Deus não ter deixando nenhuma prova da sua existência ou da de Jesus Cristo, registrada em imagens? Não tenho procuração para responder por Ele. Mas, é fácil compreender o porquê, pela leitura da Bíblia e através dos exemplos do uso indevido que os tidos religiosos fizeram a partir desta necessidade dos homens de serem: IDOLATRAS.

A história da humanidade está cheia de relatos em varias épocas, das confecções de imagens de tudo que era possível criar no intuito de torna-las semelhantes a deuses. Existem os que argumentam que a “adoração” que fazem as imagens e ídolos é para reconforta-las! Ou apenas para tê-las em lembrança constante. Parece até um nobre argumento, para os menos esclarecidos. Atrevo-me a dizer que dificilmente alguém encontrará com um idolatra apenas uma (01) peça de imagem! E nem somente de um unico ídolo! Uma vez idolatra tudo que preze é considerado digno de ser representado de alguma maneira.

Mas uma vez eu pergunto! Então por que não ter Jesus Cristo como seu unico herói? Porque não aceitam que Ele foi e é a vontade de Deus para nossas vidas: Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.
Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.
Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho".
Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. Hebreus 12:3-8.

Meus queridos (as) sempre houve e haverá homens e mulheres que merecerão seu lugar na historia da humanidade e nisto não consiste nenhum pecado, assim como também não cabe nenhuma dadiva humana: O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo. Provérbios 16:4.

Quer sejamos “bons” ou quer sejamos “maus” a diferença estará em que condições nos serão apresentado a Deus? Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? 1 Pedro 4:17.

Tenho escrito neste Blog que Deus é Amor! Contudo acima de tudo Ele é justo. E como justo juiz, não poderá livrar a ninguém pelas suas próprias obras. Uma vez que Ele nos deu a maior prova do Seu amor: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.

Meditem nisso.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...