sábado, 25 de junho de 2011

Entenda a morte de João Batista com a mente renovada.

 

em obras

Ontem inicie a postagem relatando um fato que ocorreu comigo e mencionei o porquê não entraria no clima de comemoração da festa junina também conhecida como São João.

Como o versículo que utilizei ontem diz: devemos renovar a nossas mentes. Claro que no passado já participei desta festa mesmo não sendo católico, o que não faria diferença, pois mesmo os que são desconhece a verdadeira origem das festas juninas que foi adaptada para o São João que como já disse não tem nenhuma fundamentação bíblica.

Uma vez tendo aceitado Jesus Cristo e aprendido a buscar na palavra de Deus a orientação para minha vida de acordo com os seus mandamentos o que me qualificaria ser chamado de Cristão = Seguidor de Cristo, não posso mais ficar preso a tradições criadas por homens. "E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." II Timóteo 4:4.

Se buscarem longo da historia poderão ver a influência que certas fabulas e tradições exerceram de forma nociva para expansão da pregação do verdadeiro Evangelho de Jesus que veio mostrar o nosso Deus Todo Poderoso como um pai que muito nos ama. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3 : 16. O que contrariava a ideia que muitas das tradições religiosas procuravam manter viva; a imagem de um Deus vingador a quem todos castigavam. A devoção pelo medo.

Justamente após conhecer a dimensão deste amor e entender o porquê do sacrifício de Jesus Cristo e a sua morte na Cruz e ter a mente transformada, não mais poderia continuar conformado de continuar fazendo a mesmas coisas que fazia antes. "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." II Coríntios 5 : 17.

Viver com Cristo é viver em novidade de vida e não podemos e nem devemos nos prender a ensinamentos do passado. "Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." Romanos 7:6.

Manter-se fiel aos mandamentos de Deus; nunca foi e nem será fácil e muitas vezes paga-se com a própria vida esta fidelidade e foi o que aconteceu com João Batista.

Apesar de tentarem através de uma fábula que não resiste a uma confrontação bíblica justificar esta “homenagem” a João Batista talvez se pelo menos vocês tomassem conhecimento da verdadeiro motivo de sua morte entendessem que o erro não está na festa propriamente dita e sim no enganoso ensino de devoção, adoração que é ensinado a séculos sem que haja renovação da mentes.

Leiam abaixo e tire suas próprias conclusões.

1 NAQUELE tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus,
2 E disse aos seus criados: Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele.
3 Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe;
4 Porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la.
5 E, querendo mata-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta.

6 Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes.
7 Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse;
8 E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista.
9 E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse.
10 E mandou degolar João no cárcere.
11 E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe.
12 E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus. Mateus 14:1-12.

Como podem ver a capacidade de intentar o mal não é privilegio das novas gerações elas só estão sendo copiadas por falta de interesse em renovação das mentes. Não falo da renovação sob o ponto de vista carnal, mais da renovação pelo espirito de acordo com os ensinamentos de Jesus. "Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." II Coríntios 4:16.

Somente estando firmes nos ensinamentos do Cristo podemos resistir às muitas tentações que se apresentam de todas as formas inclusive disfarçadas até em “inocentes” comemorações! "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." I Coríntios 10:13.

Sem Deus meus queridos (as) não há como o homem por si só resistir. "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." Apocalipse 3:10.

Não caiam na armadilha de acreditar que são fortes ou estão sobre proteção dos seus guias, gurus, santos e santas, patuás ou qualquer outro amuleto, somente o conhecimento do evangelho de Jesus Cristo pode impedir que viessem consumar a tentação em pecado. No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29.

Se vocês querem comemorar em nome de João Batista? Alegre-se por ele ter tido o privilégio de vê o Nosso Senhor Jesus caminhando em sua direção e deseje também este condição ainda esta noite. E literalmente: pulem está fogueira de engano.

Creiam na palavra de Deus e nada mais. "Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?" João 8:46.

Amém.

AA Vivo por Jesus -

sexta-feira, 24 de junho de 2011

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

ia_tiago1_23-24 (1)

As vésperas de um feriado é comum às pessoas se despedirem umas das outras com o tradicional:  feliz dia de ou daquele e neste não foi diferente. Como a maioria das pessoas nem sabe o porquê de alguns feriados ou somente se apegam ao que mais desejam e gostam: a folga do trabalho, quando estava saída do escritório uma colega me desejou um feliz são João? Eu respondi com um obrigado e bom feriado! E fui então questionado se não gostava do são João? Perguntei-a então ela se sabia como são João havia morrido? Ela disse que não. Então a informei que ele havia sido morto por decapitação a pedido de uma adolescente fútil e mimada de uma mãe maquiavélica tendo recebido a cabeça dele em uma bandeja. Claro que nem precisei pergunta-la se havia motivo para eu gostar ou comemorar a morte de São João Batista o homem escolhido por Deus para anunciar Jesus.

Eu e todo cristão devo ter em mente que as tradições criadas por homens na sua maioria não tem nenhuma importância bíblica e nem tão pouco são nela mencionada e procurar agir e viver  somente conforme o que é ensinado na palavra. "Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes." Tito 1 : 9.

Esta atitude não tem nenhum caráter de desrespeito a crença de ninguém; mais se somos cristãos verdadeiros devemos agir como manda o versículo titulo: com a mente renovada.

A renovação da mente é um processo que pode durar muito ou pouco, dependendo de cada um. O Espírito Santo sempre nos ensinará a sujeição de nossa mente a Deus desde o momento em que somos feitos novas criaturas em Cristo. Só que muitos de nós simplesmente não aprendem não enxergam e não aceitam os ensinamentos do Espírito Santo e insistem em continuar pensando e se comportando como antes. A mente ainda inclina para as coisas da carne por isso devemos consagrar nossa mente a Deus e experimentar a sua perfeita vontade.

A falta de consagração à palavra de Deus tem levado muitas pessoas, inclusive dentro das igrejas priorizarem os ensinamentos dos homens pela preguiça e desinteresse da sua leitura. Não é difícil de encontramos membros das igrejas evangélicas que nem sequer possuem a sua Escritura Sagrada. Eu posso testificar toda diferença que faz na vida de um crente o fato de já ter lido toda a Bíblia, principalmente os Quatros Evangelhos e todo Novo Testamento e adquiri o bom habito de lê-la diariamente. "Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Mateus 4 : 4.

A palavra de Deus é alimento para nosso espirito e alma pelo qual podemos pela fé crer na vida eterna. "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." João 5 : 24.

Quando falo que devemos nos ater principalmente ao Novo Testamento não quer dizer que não se deva ler o Antigo Testamento também. Esta observação é para que entendam que todo aquele que aceitam a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador; o recebe somente pela Graça de Deus. (Significado de Graça = Favor imerecido)

"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3 : 24.

E este fato faz toda a diferença na nossa vida é a condição primordial para que a nossa mente possa ser renovada de todos os ensinamentos que ao longo da vida recebemos erroneamente de padres, gurus, pastores de que para alcançarmos Deus temos que realizar sacrifícios até morrer. "Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa." Gálatas 3 : 17.

Jesus é a promessa pela qual a Lei de Moises iria ser aperfeiçoada. "Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes." Mateus 12 : 7. O que condena o homem se não a Lei? Jesus foi o ultimo sacrifício de sangue para cumprimento da lei, por Ele, temos acesso direto ao Pai. "E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;" Mateus 27 : 51.

"Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito." Efésios 2 : 18.

Somo feitos Filhos de Deus por Jesus Cristo e portando devemos buscar a renovação da nossa mente mediante os seus padrões e seus pensamentos. "Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." I Coríntios 2:16.

Ter a mente de Cristo é ser dependente de Deus e dos seus mandamentos é viver uma vida em busca do Espirito Santo e do discernimento da sua boa e perfeita palavra de Deus para que não dermos ocasião ao diabo de nos enganar com falsa aparência de boa coisa em tudo, como se para Deus fosse. "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." Gálatas 5:13.

A principal coisa que devemos fazer é obedecermos ao nosso Senhor: "Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã." I Coríntios 1 : 17.

Somente por Jesus quem desejar poderá ter a mente renovada e o entendimento da palavra de Deus. "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo," Tito 3 : 5.

Amém.

Vivo por Jesus

quinta-feira, 23 de junho de 2011

“Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado”. Lucas 4:43

ia_joao8_31-32

Para que não seja preciso que esperem tanto é que eu lhes anuncio o Evangelho de Jesus.

A Bíblia não só contem os ensinamentos de Deus para a vida dos homens mais também mostra o quanto eles são infalíveis. Leiam abaixo o resultado de uma pesquisa que saiu hoje no portal do IG.

“ Independência pessoal e liberdade são mais importantes para o bem-estar do que riqueza. É o que conclui uma nova pesquisa realizada pela Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia, que analisou os dados de três estudos compreendendo entrevistas de mais de 420 mil pessoas em 63 países, ao longo de quase 40 anos. “

O que os homens levaram 40 anos para descobrirem na Bíblia esta em dois versículos básicos a mais de 2000 anos:

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8 : 32.

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." João 8 : 36.

Esta mentira introduzida no mundo por Satanás aos poucos vai caído por terra apesar de Jesus já tê-la desmentido:

“Sua descoberta-chave: "Dinheiro leva à autonomia, mas sozinho não acrescenta ao bem-estar ou felicidade”. Mesmo que a autonomia seja parte importante da felicidade, não é possível estabelecer uma relação direta entre o dinheiro e o resultado final.”

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". Mateus 6:24.

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos 8 : 36.

Tudo que as pesquisas, estudos, ciência vivem tentando descobrir em relação aos homens já se encontra na Bíblia! Mais para que encontre estas respostas é preciso, porém que sejam espirituais, pois aquilo que Deus fala através da sua palavra só pode ser entendido a partir do discernimento dado pelo Espirito Santo de Deus. "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito." João 14 : 26.

Ao contrario do que tentam fazer parecerem aqueles que se dedicam as pesquisas de que os ensinamentos bíblicos são histórias com o único proposito de alimentar a crença dos cristãos; eles esbarram na própria impossibilidade de desmenti-las o que os deixam cada vez mais confusos sem entenderem fatos já relatados e que eles sequer sabiam.

Do Antigo ao Novo Testamento o leitor atento e que tenha o discernido do Espirito Santo encontrará conceitos que foram sendo introduzidos em todas as épocas da evolução humana. Verão conceitos de natureza histórica, geográfica, social, politica, saúde e higiene, tratamento da alma e do espirito; encontrarão preocupações epidemiológicas contagiosas, princípios de economia, justiça, direitos e deveres, moral, cívico, estratégia militar encontrarão menções a inutilidade das filosofias humanas, em fim, na Bíblia estão todos os temas que fazem parte da própria essência do homem antes e após a introdução do pecado no mundo.

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;" II Timóteo 3 : 16.

"E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência," II Pedro 1:5.

Como já dizia Jesus, porém é tudo uma questão de fé. "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé creste; bem-aventurados os que não viram e creram." .João 20 : 29.

40 anos! Este foi exatamente o tempo que os Hebreus ficaram vagando pelo deserto por duvidarem da palavra de Deus enviada por Moises. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram cujos corpos caíram no deserto? Hebreus 3:17.

Vejam quanto tempo perdido para no fim chegar a uma conclusão que já havia sido mostrada desde os tempos antes de Cristo. Apesar de que eu mesmo tenha levado 45 anos para entender não deixo de ficar surpreso com certos tipos de “descobertas” que são anunciadas de tempo em tempo sobre as coisas pertinentes ao ser humano. São tantas filosofias, descoberta cientifica e falsos profetas todos os dias anunciando suas teoria disso e daquilo que não é a toa encontrarmos dificuldades em falar do único e verdadeiro caminho. Jesus Cristo.

Todas as muitas teorias e descobertas dos homens independentes da época ou do tempo que leva; nunca se sustentaram sem que antes logo surja outra. A bíblia, porém já foi ao longo dos tempos lida relida, investigada questionada queimada e até hoje tentam desacredita-la! Mais continua imutável e fiel em tudo que nela contem. "Porque a palavra do SENHOR é reta, e todas as suas obras são fiéis." Salmos 33 : 4.

Mais o que fizeram os homens com a palavra de Deus? Deturparam e criaram dogmas e tradições através dos Séculos que mais impediam que as pessoas tomasse conhecimento da boa e perfeita palavra de Deus e impedindo que a desejasse. "Porquanto se rebelaram contra as palavras de Deus, e desprezaram o conselho do Altíssimo." Salmos 107:11.

"As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem." Salmos 36:3.

A maneira pela qual a maioria vive hoje reflete as suas escolhas de aceitarem o que é dito por homens tidos como sábios mais que desprezarem a verdadeira palavra de Deus e aceitam que seja substituída pelos enganosos ensinamentos deles. "Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde e o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes." I João 2 : 7

O que eles pensam ser sabedoria Deus refuta como loucura e a consequência da loucura é exatamente o que vemos desde que o pecado foi introduzido no mundo. Filhos que matam os pais, pais que matam os filhos, homens e mulheres movidas por paixões infames, violência, catástrofes, mortes e tudo mais.

Jesus Cristo veio ao mundo justamente para nos libertar curar e salvar desta loucura que é a vida sem a observação dos ensinamentos de Deus e os homens pesaram que matando-o impediriam. Como sempre, se enganaram: "Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens." Efésios 4 : 8

"E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." Apocalipse 1 : 18.

Jesus Vive e esta voltando para estabelecer a verdadeira liberdade aos homens que de boa fé esperam por Ele. De que lado você estará? Talvez diga que um dia que sabe irá decidi, mais será que haverá tempo? "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." II Pedro 3 : 9.

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia." II Pedro 3:8.

Venham para Jesus enquanto é tempo.

Jesus te espera: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." .João 6 : 37

Amém.

Vivo por Jesus

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.João 15:7

 

A videira é Cristo

Meditando neste versículo não há como não entender que para ser atendido em suas petições a Deus é necessário que se tenha intimidade com a palavra. Somente pela palavra são capacitados a estar em comunhão com os mandamentos e ensinamentos que geram intimidade filial adquirida quando a pessoa aceita Jesus e por consequência torna-se Filho de Deus por adoção.

Os versículos anteriores a este do titulo mostra a necessidade de estarmos intimamente ligados a Jesus e a palavra de Deus.

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”.

Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. João 15:1-4.

Não há como negar a intrínseca necessidade de se ter uma vida em total fidelidade a Jesus para que haja condição de gerar algo bom na sua vida.

Na comparação figurativa com a Videira Jesus aplica um principio muito conhecido dos agricultores: o de enxertar um galho de uma arvore pouco produtiva em outra saudável e muito produtiva para que este ramo enxertado passe a ter as mesmas características da arvore na qual foi enxertado passando assim a produzir bons frutos.

Da mesma forma somos nós. Uma vez tendo aceitado Jesus Cristo temos que estar em comunhão com os seus pensamentos, sua maneira de agir e reagir e principalmente ser totalmente dependente dele. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. João 15:5.

Hoje em dia a palavra dependente é quase que imediatamente relacionada à falta de vontade própria ou a dependência dos vícios. Espiritualmente falado, porém é uma situação totalmente diferente; uma pessoa que permite ser orientada pelos ensinamentos de Jesus recebe esta condição de dependência como um privilégio que deveria ser desejado por todos. Imagine ser dependente de quem tem o domínio sobre os elementos da natureza? "E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?" Mateus 8 : 27.

No mundo atual  vermos pessoas  exercerem autoridade dada por homens sendo arrogantes na demonstração de poderes que os fazem se sentirem acima de todos e de tudo; exigindo através de palavras ou com a famosa carteirada ou com a conhecida frase: você sabe com quem está falando? Creio que ninguém gostaria de cruzar com uma pessoa assim e muito menos ainda ser dependente dela?

A autoridade que Jesus recebeu do Pai excede a qualquer tipo de autoridade ou poder constituído por homens. "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;" Filipenses 2:9.

Jesus poderia e exigir submissão total de todos que mesmo assim não estaria sendo arrogante tal a autoridade dada pelo Pai! Mais não agiu assim! Jesus sempre foi e é gentil, educado, paciente e acima de tudo nos ama e não obriga a ninguém mesmo que lamentando a segui-lo. "Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram." Mateus 13:17.

"Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure." Mateus 13:15.

Jesus entende que você esteja “desconfiado”. Foram e ainda há tantos que vivem prometendo resolverem os seus problemas e depois vocês descobre que nada são. Ele sabe disso e alerta: "Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram." João 10:8.

Porém o fato de você ser “desconfiado” em relação a quem te fala de Deus e Jesus não deve ser uma permanente desculpa ou justificativa para que não queira ouvir a voz de Jesus. Como um pastor de ovelhas Ele está esperando que deseje ser como uma e receba os seus cuidados. Jesus não se esqueceu de você. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. João 10:16.

Jesus se utilizava dos exemplos comuns à época aqueles que todos independente da condição social ou intelectual pudesse entender. Ao comparar-nos como a Ovelhas Ele quer nos mostrar que assim como as ovelhas que depende do Pastor para sua alimentação, caminhar e segurança da mesma forma Ele deseja cuidar de nós. Lembra-se do versículo titulo: se estiverdes em mim e minhas palavras estiverem em vós?

Meus queridos (as) é preciso desejar ardentemente estar enxertados nesta videira para que não sejam como muitos que desprezam a oportunidade de serem capazes de dar bons frutos. "Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram." Hebreus 4:2.

Sem que haja fé é impossível que venha se abertos os ouvidos a voz do Senhor. "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Romanos 10:17

Se lhe falta Fé? Leia a Bíblia. Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações." Hebreus 4:7.

Peça em nome de Jesus.

Amém.

Vivo por Jesus

terça-feira, 21 de junho de 2011

O que é orar? E como orar?

"Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação." Lucas 11:2-4

ia_lucas5_16

Deus não deseja que nos acheguemos a Ele com uma carreta de pedido ou com palavras sofisticadas, promessas disso e daquilo Jesus quando ensinou aos discípulos como fazerem a verdadeira oração não disse que elas teriam que ser longas, repetidas, ornamentadas e elevadas Deus quer que nos aproximemos dele como a um Pai e falemos com Ele sobre as questões mais básicas das nossas vidas! Quando oramos estamos literalmente falando com o nosso Pai e Deus Criador e não devemos nos prender a nenhuma formula criada por quem não conseguem entender a simplicidade do Evangelho da Cruz.

Jesus ensinou que quando fossemos orar mesmo reservadamente em do nosso quarto Deus que tudo vê e tudo ouve estaria atento a nossa sinceridade e não se omitiria. "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." Mateus 6 : 6.

Podemos resumir o orar a uma conversa de Filho para Pai sabendo, porém que nosso Deus é um Pai que muito nos ama e não deixa nenhum filho sem a atenção devida: "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou," Efésios 2 : 4.

Existe varias maneiras de Deus responder uma oração. Porém o que todo cristão temente a Deus tem que ter em mente é o fato de que Deus não responde as nossas orações conforme a nossa vontade. Mais pela Dele! Não se pode achar que é cristão somente esperando que supostas orações dirigidas com propósitos puramente materiais sejam atendidas; o verdadeiro cristão entende pela Fé que seja qual for a resposta de Deus ela será sempre a melhor resposta. Quando Deus fala com o cristão Ele fala pela sua própria palavra: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4 : 12.

São justamente pessoas que pensam que pode barganhar com Deus as primeiras que se afastam das Igrejas por não terem “visto mudanças” nas suas vidas, o que, no entanto estas pessoas não confessam abertamente é que as mudanças que elas desejaram normalmente não estão dentro do padrão abençoador de Deus; outros abandonam as Igrejas alegando terem sido magoados por um pastor ou por um membro e dizendo-se “escandalizados” pelo que achava serem os crentes diferentes? Ora e desde quanto ser crente é ser diferente de outro ser humano? Pois a carne luta contra o Espírito e o Espírito contra a carne, porque estes são opostos um ao outro; de sorte que não façais as coisas que quereis. Gálatas 5:17; infelizmente queridos e queridas enquanto o crente estiver ainda neste mundo ele estará sujeito a cair nas muitas tentações, serem atingidos pelos dados inflamados do diabo ou pelas suas próprias concupiscências = desejos exagerados que gera os pecados. Seja crente ou não! Ninguém por si só tem forças para vencer este inimigo astuto. Por isso que a palavra ensina: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mateus 26 : 41.

Não sei se perceberam a ordem cronológica da ação para resistir às tentações. O vigiar vem antes do orar. E o crente que não vigia sua conduta, seu falar, suas amizades, sua maneira de vestir e tudo mais que não permite que as pessoas reconheça nele a marca de Jesus Cristo pelos exemplos da sua vida! Com certeza é um sério candidato a ser mais um que irá dar para trás ou se estiver à frente de uma igreja fará com que outros deem. "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." .Mateus 5 : 19.

Quem age de maneira que esteja fazendo com que a palavra de Deus seja deturpada ou está acrescentando mandamentos novos que não são Dele. Estão deliberadamente envergonhando o nome precioso de Jesus Cristo e com certeza não sairão impunes. "Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados." II Timóteo 3 : 13.

Como também não devem por qualquer pretexto se afastar da palavra de Deus. "Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos." Lucas 9 : 26.

Já seria uma consequência muito dura ser motivo de vergonha diante de Deus pior ainda é ser considerado como o próprio Anticristo. "Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora." I João 2 : 18.

O Anticristo não se limita a um único personagem ou ao retorno de um único ser maligno; devemos todos sem exceção vigiar e orar dentro e fora das igrejas pois são os que respeita os mandamento de Jesus Cristo o alvo principal do inimigo e se também não estão confessando o nome de Jesus acabarão também fazendo parte dos que podemos chamar de anticristos. Os mesmo que a palavra deixa bem claro e sem a menor sombra de duvida que também já estão aqui os que para ele trabalham. "E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo." I João 4:3.

Por isso uma vez que tenha aceitado Jesus e esteja em sinceridade congregando em uma igreja e na primeira vez que seus olhos, os mesmos olhos que antes não enxergava os pecados no mundo; venha lhe mostrar os erros dos outros lembre-se de Jesus: "Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão." Lucas 6 : 42.

Temos que entender que o inimigo não se interessa pelos que estão fora das igrejas; infelizmente estes que já não são de Deus por opção ou por ainda não terem a coragem para liberta-se e não incomoda o inimigo já que satisfaz o seu desejo negado a Jesus. Ele busca justamente atacar os membros do corpo de Cristo que somos nós a sua Igreja.

Todas estas consequências poderiam ser evitadas pela observação da vigilância e da oração que Jesus ensinou e por isso que a sua maneira de orar tem que ser baseada nesta básica comunicação da sua necessidade sincera de comunhão com o Pai. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. Mateus 6:7 e 8.

Deus pela intercessão de Jesus atende as orações do justo (justo não por méritos próprios mais justificados pelo sangue de Jesus) basta que sejamos sinceros e tenhamos nos arrependido verdadeiramente dos nossos pecados e também que seu coração esteja convicto da esperança maior do cristão que é a vida no Reino de Deus.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu “próprio mal”. Mateus 6:33 e 34.

Quando oramos falamos com Deus e quando lemos a Bíblia Deus fala conosco.

Simples como tudo nos Evangelhos de Jesus é.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8 : 32.

Amém

image

Nota: Ontem eu tive um problema com a minha conexão da internet e por duas vez parecia ter conseguido publicar e não ia. Hoje observei que  a palavra COMO se repetiu no inicio do texto tirando o sentido desejado. Peço desculpa por isso.

Todo o cristão verdadeiro deve ter como objetivo a busca pelo aperfeiçoamento do qual o Apostolo Paulo menciona no versículo acima, porém mesmo que não consigamos alcança-lo! Temos, contudo, que tornar esse exercício da busca um objetivo para nos mantermos separados pela obediência aos mandamentos de Deus e prosseguimos sempre pelo seu caminho sabendo que  maior recompensa  haverá no final ! Estarmos face a face como Jesus.

Este seria o texto como deveria ter sido publicado. Mais uma vez perdão. MS.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcança-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.Filipenses 3:12

 

heb10_39s

Todo o cristão verdadeiro deve ter como objetivo a busca pelo aperfeiçoamento do qual o Apostolo Paulo menciona no versículo acima, porém mesmo que não consigamos alcança-lo! Temos, contudo, como tornar esse exercício da busca como um objetivo para nos mantermos separados pela obediência aos mandamentos de Deus e prosseguimos sempre pelo seu caminho sabendo que  maior recompensa  haverá no final ! Estarmos face a face como Jesus.

Paulo tanto desejava chegar a este objetivo que queria ir logo ao seu encontro. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13e14

Hoje tive a felicidade de encontrar em no Shopping Center um jovem que sem nenhuma vergonha ou temor a criticas estava sentado em uma daquelas poltronas dos corredores lendo a Bíblia. Contrariando a logica enganosa do mundo que considera perda de tempo leitura das escrituras ele assim como todos que amam a Deus de verdade estava gastado o tempo que seria na maioria das vezes mal utilizado ou ficaria ocioso para aprender cada vez mais a direção do caminho que leva a Jesus Cristo.

Depois da leitura tive oportunidade de conversar com jovem e trocarmos experiências de vida com Jesus. Tenham certeza que foi muito melhor do que o soverte que havia degustado minutos antes. Nada para nós que amamos Jesus se compara ao prazer de falarmos Dele e comprovarmos o quanto Ele se faz presente em nossas vidas.

Agora estou aqui relatado este fato, pois vi com alegria que os que têm sido alcançados por Jesus independente da idade estão tendo maturidade para estarem empenhados em continuar a caminhada iniciada pelo Senhor na Cruz do Calvário. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Filipenses 3:15.

Creiam meus queridos (as), que como para Jesus não existe coincidências e nem acaso o fato de ter encontrado este jovem em pleno Shopping está relacionado a alguma providencia Dele para nossas vidas e mesmo que ainda não tenhamos entendido no tempo certo saberemos, pois assim age o Senhor. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18 : 20.

Esta é a maravilha de estarmos empenhados a viver uma nova vida pautada pelo sentimento fraterno de irmãos que estando onde estiverem sempre sentirão o cheiro suave de Cristo. "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." Efésios 5 : 2.

A vida cristã tem que ter momentos como estes para que posarmos crescer diante de Deus com exemplos e testemunhos do aprendizado que estamos obtendo pela leitura da sua palavra como Ele deseja que façamos: "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos." Tiago 1 : 22.

Experiências como estas é que faz com que pela pratica sejamos aperfeiçoados espiritualmente tornando o nosso caminhar com Jesus uma agradável comunhão de sentimentos de amizade e interesse sincero pelo próximo, algo que cada vez mais tem sido raro encontrar em uma sociedade envolvida com toda a sorte de cobiça e necessidades intermináveis que cada vez afasta as pessoas umas das outras a não ser que haja algum interesse por trás da aproximação. "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo." I João 1 : 3.

Não sei como explicar a tamanha alegria que senti por saber que a nossa viva esperança de que um dia muitos mais ainda serão tocados pelo grande amor de Jesus Cristo e entregarão as suas vidas aos cuidados Dele passando a experimentar o quão maravilhoso é servir ao nosso Senhor em todos os lugares.

Mais sabe aquela situação em que você é compelido a falar algo a alguém e simplesmente não consegue? Assim eu era antes de encontrar Jesus! E não pense que o que me impedia fosse à timidez, de maneira alguma já fui tímido, digo sem saudades que o motivo era o fato de ser igual a muitos que ignora quem aparentemente não tem algo interessante a oferecer o (in ) popular egoísta.

Não há outra maneira de haver mudança de verdade na vida de uma pessoa sem que tenham um encontro verdadeiro com Jesus. Não adianta argumentar com exemplos de qualidades de alguns seres humanos, nenhum deles não resistiriam a principal transformação que Jesus requer de uma pessoa que verdadeiramente o queira. "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" Mateus 16 : 24.

Para que não se enganem o peso da Cruz que você terá que carregar ocasionalmente não será por vontade de Jesus e nem se compara ao que Ele já carregou por mim e por você e depende exclusivamente de nós evitar o que porém requer o firme proposito de continuar firme no caminho que leva ao Alvo e este Alvo tem que ser Jesus. "Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."  Mateus 11 : 30.

Tenha cuidado com as muitas portas que te apresentam ao longo da vida.

"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."  Mateus 7:14.

Jesus te ama!

Amém.

AA Vivo por Jesus -

domingo, 19 de junho de 2011

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome." Salmos 23:1-3

imagesO Salmos 23 juntamente com o 91 provavelmente são as passagens bíblicas mais conhecidas até por quem nunca leu a Bíblia. Aqui em Salvador e creio que em outros estados do Brasil são vendidos em forma de cartazes plastificados para serem perdurados em todo lugar que a pessoa deseje como sendo uma espécie de amuleto de boa sorte.

Não levam em consideração que a palavra de Deus não foi deixada para que nós a “fracionasse” ao nosso bel prazer e interesse; toda a Escritura Sagrada é divinamente inspirada e foi escrita para o proposito de servir como orientação para o crente em Deus durante toda a sua vida neste mundo e prepara-lo para viver a eternidade com Jesus. Tanto o Salmos 23 quanto o 91 possuem condições explicitas logo no inicio dos versos que já demonstra a natureza e finalidade dos seus ensinamentos. Vejamos como há deturpações com relação ao uso que estão dando:

No inicio do Salmos 23 o rei Davi que foi o autor destes salmos reconhece que O SENHOR e o pastor dele. Ou seja! Aquele que o guia, orienta e quem obedece e isso nos leva ao entendimento de que para que uma pessoa seja agraciada por todas estas promessas é necessário que ela seja uma Ovelha do pasto do Senhor um servo fiel que ama o seu nome e não o invoca em vão.

Já no Salmos 91 podemos vê a mesma necessidade de estar diante do SENHOR como que nele confia a sua vida e o segue em todos os seus demais mandamentos; ou de que outra forma alguém poderia habitar junto com Deus sem que tenha por Jesus Cristo sido levado a Ele? - Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.

Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.

Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.

Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia. Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.

Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.

Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Salmos 91:1-10. Mais uma vez vemos a orientação do Rei Davi de que é necessário à pessoa desejar que o Altíssimo seja o seu refugio.

Não terá nenhum resultado pratico ou objetivo para ninguém mesmo que seja crente fiel , decorar estes versículos, colocar adesivos, placas e até manter a Bíblia aberta em suas casas ou negócios em um dos dois versículos citados. Como de nada adiantaria para um leigo comprar livros de Direitos e achar que apenas por tomar conhecimento de alguns artigos e parágrafos já estaria apto a assumir sua defesa diante de um júri ou de um açougueiro que tem muita destreza com a faca destrinchando carne de boi no açougue possa achar que é capaz de operar um ser humano.

A Bíblia não é apenas mais um livro que vocês possam ler somente em algum momento da sua vida, mormente não muito bons e buscar aleatoriamente versículos buscando ativar seu bom animo. A Bíblia não é livro de autoajuda e lamento informar que este pensamento que é muito difundido de que o homem pela sua própria força pode alterar o curso de suas vidas. Sinto dizer que o efeito real só ocorrerá na vida financeira dos que os escreve. Vende e difundir esta ideia tem deixado muita gente que rica pelas carências alheias.

E não sou eu que estou afirmando que o homem naturalmente não tem condição nem de saber o que deseja realmente! Foi o próprio Jesus. "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Romanos 8 : 26.

Nenhum outro homem é capaz de ajudar ao seu próximo apenas fazendo-o acreditar que existe formulas, exercícios, praticas que manipule as forças atuantes na sua vida. "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6 : 12.

Nem também pensem que estarão sendo espirituais por simplesmente conhecerem estes 02 versículos ou terem lido livros de autoajuda de quem diz ter dito experiência espiritual e foram orientados a compartilhar: mentirosos são estes que assim fazem. E não estou acusando irresponsavelmente. Acompanhe meu raciocínio.

Se eu ao invés de escrever como faço diariamente sobre Deus e Jesus Cristo seu Filho. Que Ele entregou para que morresse por mim sem ao menos eu ter merecido e ai eu achasse que agora eu posso no final de cada postagem não mais colocar: Vivo por Jesus. E passasse a colocar: Quer ser salvo como eu fui? Ligue para 71 1234 5678 que eu te ensino como. De que eu estaria tirando a Glória a Honra e o Poder?

Assim é a maioria desses livros, todos se baseiam nos ensinamentos gratuitos de Jesus Cristo através da Palavra e que você querendo podem procurar em qualquer Igreja Evangélica e irá receber uma Bíblia sem ter que gastar um centavo mesmo que seja de um crente fiel que sabe o quanto é importante para Deus o Dá. "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." Mateus 10 : 8.

Deus é nosso criador e quem melhor pode conhecer a sua criação? A ponto de nos advertir para que não sejamos iludidos por nossa vaidade de acharmos que somos capazes de resolver problemas que estão além da nossa compreensão. "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" Apocalipse 3 : 17.

Vejam meus queridos (as) se não é exatamente isso que ocorre com as pessoas que pensam terem encontrado a solução para os seus problemas? E o oposto também não o é? Quando estão prostrados em um leito hospitalar em estado terminal o que são nesta hora?

O que torna os homens semelhantes não é a raça ou sua procedência, castas, grupo social ou nada mais que os qualifique. O que torna os homens iguais é as suas FRAQUEZAS. Pois as mesmas doenças podem acometer o pobre ou o rico a morte violenta e inesperada idem. Somente por Jesus Cristo temos condição de termos uma vida plena sem o temor do mal que possa nos acometer. Os crentes não estão livres de sofrerem as mesmas consequências do que citei acima, pois Deus é justo e não faz acepção de pessoas. "Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos." Mateus 5: 45.

Contudo deste que estejamos sendo pastoreados como Ovelhas que depende do Pastor e buscamos refúgio no Altíssimo ai sim haverá uma nítida diferença: Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:18

Então fará sentido na minha e nas suas vidas todas as 3573 promessas de Deus que estão na Bíblia e não somente as que estão nestes dois únicos capítulos que convenientemente alguns pensam que receberão alguma coisa por conhecerem mais não as seguirem.

Quem se aproxima de Deus pensando encontrar abrigo temporário para seus medos quero avisar que: Deus é Amor e rico em misericórdia. Contudo Ele também é JUSTIÇA. E com a palavra de Deus não se deve brincar. "Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." Êxodo 20:7.

Que o amor de Jesus venha alcançar os vossos corações.

Amém.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...