quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Romanos 12:1.

Fiel até o fim.

Durante séculos fomos sendo ensinado que Deus exige que façam sacrifícios a Ele. Ainda hoje vemos no nosso país e em outros que professam o cristianismo pessoas que não leem a Bíblia e por isso vão repetindo praticas e tradições de homens que por sua vez pode ter até lido, mais, porém são desprovidos do entendimento que somente é alcançado a luz do Espirito Santo. No versículo acima podemos ver o perigo de uma leitura sem entendimento: Vejamos! “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo,”. Se parássemos por aqui dar-se a falsa impressão de que Deus deseja que enquanto vivos nos sacrifiquemos por Ele. Creio que é por ai que os falsos mestres e entendidos das coisas de Deus baseiam suas teorias.

Mas vejamos o restante do versículo: “santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.” Ora! Paulo está exortando aos Romanos a observarem que Deus espera que todos que pretendam lhe prestar culto, que o façam de forma RACIONAL = racional adj. 2 g.

1. Dotado de raciocínio.

2. Que só se concebe pela razão.

3. Razoável, conforme a razão.

4. Fundado no raciocínio (opõe-se a empírico). s. m. EMPÍRICO. Pessoa que se faz passar por aquilo que não é. = CHARLATÃO, CURANDEIRO.

Para que desta maneira possamos ter o entendimento perfeitamente discernido da maneira pela qual Deus deseja que venhamos a nos portar enquanto estivermos no mundo. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:12.

Os sacrifícios no qual Paulo pedia aos Romanos que praticasse e que ainda hoje nos persegue neste mundo são os de abstermos dos desejos desfreados da paixão pelas coisas e tudo que leva-nos ao pecado, e que para alguns homens e mulheres recém convertidos se torna um verdadeiro sacrifício abster-se. Querer transformar em um sacrifício físico pessoal ou coletivo é no mínimo tentar invalidar o verdadeiro único e maior sacrifício que foi feito por Jesus Cristo ao morrer na Cruz do Calvário e do qual todos os que se diz um cristão seguidor dEle verdadeiramente; já deixamos na Cruz os desejos do mundo como sacrifício vivo. "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." Gálatas 6:14.

Quem prega a pratica de sacrifícios para agradar a Deus, está falando de qualquer outro deus e não do Deus da Bíblia. "Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes." Mateus 12 : 7.

Muitas das coisas que o mundo oferece como sendo boas e agradáveis tende a não ter nenhuma relação com fundamentos que elevam o ser humano, não só bíblicos, como também de ordem social, familiar e moral. As chamadas drogas licitam são exemplos! Se tentarem persuadir a um viciado em álcool ou fumo de que estão fazendo mal a saúde; é muito provável que nada consigam fazer para que os abandone proibir? Nunca funciona e ainda leva a clandestinidade e muitas vezes ao crime.

O que o apostolo Paulo está ensinando é que quando sacrificamos estes desejos viciosos com a providencial misericórdia de Deus e passamos a ter uma vida longe das coisas que não nos fazem nenhum bem, estamos cada vez mais usando o entendimento racional antes entorpecido pelos efeitos de um prazer temporário e usando novamente a contida capacidade racional para então escolher o que realmente é melhor para nós e consequentemente: pela fé renovada agradamos a Deus. Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Romanos 12:3.

Para que percebam o mal que estes ensinamentos deturpados provocam na vida de uma pessoa, outro dia conversava como um homem que me confessou que quando passa na frente de uma igreja evangélica e ouve os louvores, sente uma imensa vontade de entrar. Contudo! E ai vem à consequência destas ideias distorcidas de Deus.

Ele teme ter que deixar a vida que ele chama de boa: tomar minha cerveja, mesmo que em casa, pois hoje tem muita violência nas ruas; trabalhar???; Perder os amigos? E outros receios sem nenhum fundamento.

Comecei a minha resposta a seus receios perguntando de onde ele tinha tirado esta ideia de ter que deixar de fazer as coisas como por proibição? E sabe o que é pior, do que uma pessoa pensar que sabe o porquê de algo? É ela ter sido ensinada por outra que é assim que é.

Passei a relatar a minha própria conversão o meu antes e depois, o verdadeiro AC e DC e continuo a praticar o IDE com ele na esperança de que possa entender que o que faz com que venhamos a nos abster de certas coisas é a escolha feita racionalmente do que realmente é bom ou não. "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." I Coríntios 10 : 23.

O principio que fundamenta a vida de uma pessoa para toda uma existência, seja ela na presença de Deus ou não são as suas escolhas.

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.

Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importa que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! "

Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". Lucas 10:38-42.

Eu e outros milhões de pessoas que não mais desejam satisfazer os desejos da carne (humanos) preferimos ouvir a palavra de Jesus e como Ele mesmo disse: é a boa parte e que ninguém irá tirar-me.

Oro para que muitos de vocês possam um dia ter a oportunidade de deixar as palavras dEle chegar aos seus corações.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...