sexta-feira, 1 de abril de 2011

Deixe Jesus entrar na sua vida.

2

Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação. I Coríntios 1:21.

Significado de Sabedoria

s.f. Qualidade ou caráter de sábio. / Acúmulo de muitos conhecimentos; grande instrução; ciência, erudição, saber.

Significado de Inteligência

s.f. Faculdade de conhecer, de compreender: a inteligência distingue o homem do animal. / Compreensão; conhecimento profundo: ter inteligência para os negócios. / Destreza, habilidade: cumprir com inteligência uma missão. / Boa convivência, união de sentimentos: viver em perfeita inteligência com... / Ajuste, conluio, relações secretas: ter inteligência com o inimigo. //

Nas primeiras analise superficiais os termos Sabedoria e Inteligência parece ter o mesmo significado prático.

Mais será que ambas caminham mesmo juntas como parece? Dei uma rápida pesquisada sobre o que é ser inteligente? E encontrei está definição que me pareceu ter certa coerência:

"A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um escopo muito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, a personalidade, o caráter ou a sabedoria." (autor desconhecido no Yahoo respostas).

Vejamos! Pelo que entendi a Sabedoria está desassociada do fato de alguém ser considerado inteligente. Então posso presumir como diz no versículo acima que falta sabedoria para os seres humanos compreenderem Deus e sobra a tão venerada inteligência para afasta-los dele.

A pouca importância que Deus dá a chamada inteligência formada adquirida atrás das carteiras escolares até os doutorados para os que realmente querem conhece-lo; fica evidente no próximo versículo. Irmãos pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. I Coríntios 1:25.

Ele ainda ressalta que estes são sábios de acordo com os padrões deles mesmos e não pelo de Deus.

Significado de Sábio - adj. e s.m. Que ou aquele que sabe muito, que tem extensos e profundos conhecimentos; erudito: os sete sábios da Grécia. / Que ou aquele que tem conhecimento em certa especialidade; especialista, douto. / Que ou aquele que age ou fala em conformidade com a razão e a moral, com prudência e experiência da vida; sensato, equilibrado: sábias palavras, sábias medidas. / &151; S.m. Filósofo, pensador que se distingue pelo grande saber, pela experiência do mundo e por uma vida exemplar.

Nada disso importa para Deus, pois como escreveu o Rei Salomão, tudo que o homem faz debaixo do sol é Vaidade. A inteligência humana os infla de orgulho de si mesmos não permitindo que entendam a plenitude do universo criado por Deus e ainda estão buscando sondar o insondável.

Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.

Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele. I Coríntios 1:27-29.

O que mais percebo entre as pessoas que se dizem inteligentes é uma grande capacidade de teorizar tudo na vida, alguns pelo que chama de convicções pessoais outro por abraçarem as teorias alheias, o certo é que invariavelmente o homem está teorizado algo relacionado a si mesmo ou os por que da sua dificuldade (ou má vontade) em crer.

Jesus afirma que não se pode chegar a Deus se pensar como homens inteligentes, cultos, sábios etc.

Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas”.

“Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”. Marcos 10:15.

Jesus, como já foi pejorativamente muito utilizado pelos que não aceitam as verdades que estão na Bíblia que diziam serem as crentes pessoas burras e sem inteligência. Não está afirmando que seja necessário não possuir capacidade mental de entendimento para entrar no Reino de Deus, porém definitivamente não são os mais inteligentes pelos padrões humanos que são providos de discernimento:

Significado de Discernimentos – s.m. Ação ou faculdade de discernir. / Juízo, entendimento, critério.

Que é uma característica do Espirito Santo de Deus e que somente é dada a quem de fato está em busca da verdadeira sabedoria de Deus. "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar tudo quanto vos tenho dito." (João 14 : 26)

Como tentei explicar a um colega de trabalho estudante de Direito que baseado na sua própria convicção afirma não ter como acreditar na Bíblia porque a mesma foi escrita por homens. Claro que dizer que não será a sua infantil desculpa que invalidará a verdade absoluta da palavra de Deus principalmente porque a mesma não foi escrita para o homem natural entender, irá mudar seu pensamento.

Contudo serve para confirmar que não há a devida coerência entre as pessoas que afirmam que não acredita no que Espirito de Deus os inspirou a escrever. E um futuro defensor do que é direito desconhecer que até para que as Leis se fundamentassem, os Legisladores do Direito antigo basearam as Leis que iriam reger a humanidade em princípios originalmente encontrados na Bíblia; bons exemplos de condutas que deveríamos seguir. Mais tudo isso ainda é compreensível enquanto buscarem naturalmente o discernimento das coisas de Deus.

"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (I Coríntios 2 : 14)

Então Deus não quer que ninguém o entenda? Conheça-o? Creio que é mais uma infantilidade pensar assim. Afinal que já nasce sabendo? Ninguém. É obvio! Mais daquilo que se quer saber entender e conhecer todos as procura, não é? Da mesma forma Deus espera que quem o queira conhecer encontre o seu Filho Jesus. Ele é que irá capacita-lo através do Espirito Santo a achegar-se a Deus. "Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido." (I Coríntios 2:15)

Como disse a ele, e estou repetindo agora, não tenho nenhuma pretensão de disser que salvei alguém do inferno pela minha pregação, poderia ficar falando de Jesus horas a fio e não surtir nenhum efeito, pois muitos já estão com seus corações cauterizados de tanta falta de interesse pelas coisas de Deus, que nega-lo é muito mais fácil do que reconhecer quais são os verdadeiros motivos que não os deixam crer.

Jesus deixou claro no exemplo da Parábola do Semeador:

Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador:

Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.

Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.

Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. Mateus 13:18-22. – Estes são os verdadeiros motivos que levam as pessoas se cercarem de todas as suas razões culturais, emocionais, racionais e até filosóficas para recusarem Jesus.

Porém sei que assim como eu ouvi um dia, ainda há quem o ouvirá: “E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um”. Mateus 13:23.

Nisto tenho que preocupar-me! Em dá frutos, ou seja! Não querer mudar a pessoa tem somente deixar que veja as mudanças em mim.

"Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus." (Romanos 8 : 21)

Amém.

Vivo por Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...