terça-feira, 15 de março de 2011

Tudo é melhor quando seguimos Jesus.

ia_2corintios5_15E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34

A vida de uma pessoa que resolve seguir a Cristo não poderá continuar a ser igual a vida que ela tinha até tomar esta decisão. Seguir a Jesus implica necessariamente em uma vida de renuncia.

A principal delas e a primordial podemos assim dizer é: O Orgulho.

Toda pessoa que é orgulhosa de si mesmo e que normalmente pensa estar em condição de ser seguidor de Jesus  não terá condições de se manter fiel diante daquilo que o Senhor pedirá.

Podemos ver isto na passagem do jovem rico que se dirige a Jesus como já decidido a segui-lo mais que antes precisa de uma última informação: Certo homem importante lhe perguntou: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? " Lucas 18:18

Se observar atentamente a abordagem verão claramente uma pintada também de arrogância, pois ele já havia se convencido de que pouco lhe faltaria para conseguir a vida eterna.

Jesus, porém questiona o porquê dele o chamar de bom e mais; até se exclui de possuir esta qualidade, ora podemos pensar, mais Jesus também não é Deus? Sim Ele o é, porém lembre-se que ele estava entre nós na condição de homem igual a todos nós e em tudo foi tentado, porém não cedeu a nenhuma tentação. Por isso não aceitou ser tratado em igual condição de Deus Pai.

"Por que você me chama bom?”, respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus. Lucas 18:19

Tendo dito isso Jesus dirigiu-se ao jovem e falou que ele deveria observar os mandamentos de Deus, ao que de pronto ele respondeu que assim fazia deste a adolescência.

Então talvez ele tivesse razão para considerar-se pronto para a vida eterna, dirão alguns. Mais não! Jesus disse que faltava ainda uma coisa. - Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me". Lucas 18:22.

Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.

Vendo-o entristecido, Jesus disse: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus”!

“De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Lucas 18:24;25.

Os que ouviam ficaram confusos com a resposta de Jesus. - Os que ouviram isso perguntaram: "Então, quem pode ser salvo? " Lucas 18:26.

Creio que está é a mesma pergunta que vocês podem estar se fazendo agora. Principalmente porque sabemos que não são muitas as pessoas ricas que buscam seguir e servir a Jesus.

Porém Jesus os ensinou: - Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus". Lucas 18:27.

A grande dificuldade de uma pessoa que coloca sua vida na dependência do dinheiro de seguir e servir a Jesus é justamente pela sua incapacidade de atentar para inutilidade das riquezas quando se trata de ficar livre do pecado. Pensam que suas riquezas os livrarão de todas as consequências. Mais não livrará! Pelo contrario a palavra de Deus diz claramente: Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23

Sabemos que muitos são levados a crerem que poderão ainda que ricos e pecadores conseguirão uma reserva se derem muitas esmolas, inútil será! A palavra diz:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.

“Não vem das obras, para que ninguém se glorie” Efésios 2:8;9 – Vejam o perigo do orgulho humano é impedimento para sua salvação, pois se não fosse assim Deus não afirmaria que o homem seria capaz de reivindicar para si mesmo a sua salvação.

Pareço estar tendo uma postura anticristã ou está criticando que dar esmolas aos pobres, mais não é, vejam o que o próprio Jesus falou sobre o dar esmolas. - Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.

Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mateus 6:1;2.

A bíblia não se posiciona contra que ajuda aos pobres, porém o que Jesus quer ensinar é que mais importante do que a esmola é a intenção que motiva esta doação.

Pensar que pode agradar a Deus somente com esmolas aos pobres é uma das motivações que infelizmente não credita a quem assim pensa; pois mesmo que a sua ação possa estar aparentemente servindo para amenizar a situação de pobreza de quem a recebe, para quem dar tem que ter algo a mais para que seja agradável a Deus e vemos na própria bíblia como isso é possível:

E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,

Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Atos 10:1;2.Vemos nesta passagem 04 condições que faz com que Deus atente para uma pessoa.

1ª Ser piedoso;

2ª Ser temente a Deus

3ª Reunir todos da sua casa no mesmo proposito;

4ª E por fim estar sempre orando a Deus.

Está é com certeza a maneira correta de alguém que tem mais do que precisa ser realmente nobre em suas esmolas: - E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. Atos 10:31.

A verdadeira esmola tem que ser acompanhada da intenção maior de estar agradando a Deus. Pois quem dar esmolas esperando reconhecimento não está dando de coração mais por uma quase obrigação formal.

Ouçam meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam? Tiago 2:5

Quem pode dizer que são de verdades ricas? Os que possuem riquezas matérias? - Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus. Lucas 12:21 - E mais ainda exorta o Senhor: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.

Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Mateus 6:19;20.

Quanta sabedoria há nas palavras de Deus, ou não veem a discrição exata da situação dos que confiam na sua riqueza mais, porém sofrem para mante-las longe de todas as ameaças de roubos, prejuízos, falência e outras perdas.

Agora mesmo estamos vendo com tristeza a fragilidade das riquezas terrenas, vemos consternados como Cristãos a morte de milhares de pessoas que foram tragadas literalmente pelas ondas de um elemento da natureza a quem os próprios Japoneses deram o nome de Tsunami por serem de fato os mais susceptíveis a sofrerem as suas consequências; que independente de toda tecnologia e riquezas que os colocam como potencia mundial foram capazes de livra-los das terríveis consequências que temos visto nos noticiários.

Não estou associando a nenhuma participação de Deus a estes eventos, como muitos desconhecedores ou supostos conhecedores da palavra de Deus que se aproveitam do desconhecimento da maioria para assim tentar fazer de Deus o causador. Quantos aos eventos relatados na Bíblia sobre o fim do mundo como conhecemos é fato, porém não haverá seleção de povos pelas suas opções de Fé.

Mais é bom que saibam que as várias situações de anormalidades que vem assolando o mundo, sejam originadas por elementos da natureza, guerras, aumento da violência urbana, drogas e tudo mais é consequência do desequilíbrio entre o bem e o mal que está aparentemente predominado em todo o mundo. A cada dia são vemos nos cinemas, nas novelas e na vida real a glamourização dos vícios e pecados relatados na Bíblia.

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto como antes já os adverti que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Gálatas 5:19-21

Por todo lado temos os povos deixando as suas tradições seculares para trás e apegando-se a uma falsa doutrina de liberdade total. Liberdade está que somente é associada à negação de valores e princípios que sempre nortearam e fizeram separação do homem racional dos animais irracionais.

O que vemos, no entanto é a involução do ser humano justamente naquilo que pensam ser liberdade:

Mata-se por qualquer motivo; Traição, Adultério é uma pratica justificada; Prega-se o fim da autoridade dos pais na criação dos filhos; o rompimento do laço do matrimonio pelo retorno ao primitivo direito da promiscuidade dos parceiros; a educação básica é deixada de lado e prevalece o poder a autoridade; a ganancia sem fim destrói em minutos o que a natureza levou séculos para disponibilizar ao nosso favor; o amor ao próximo foi substituído pelo sexo livre o relacionamento com Deus foi abandonado pela autossuficiência da ciência e dos avanços tecnológicos.

Contudo pelas devastações provocadas em todo mundo e por todas essas opções contrarias a normalidade feitas pela humanidade não tardará muito para estarmos de novo vivendo como na Idade das Trevas.

Sem Deus, Sem sentimentos humanos e próximos do verdadeiro fim do mundo e sem que de fato aja nenhuma participação de Deus. Pois será que haverá quem tenha ouvido a nossa pregação?

Quando lemos na Bíblia os relatos sobre os acontecimentos que irão sobrevir ao mundo, ainda que não saibamos quando de fato sucederá uma coisa não deve ser ignorada. Ao longo de toda historia da humanidade conforme conhecemos e mesmo que questionada e de todas as formas sofrido tentativas de desacredita-la nada do que ela relata já não aconteceu estar acontecendo e com certeza acontecerá.

A questão então é. De que lado você estará?

Reflita sobre os últimos acontecimentos não pelas óticas alarmistas ou apocalípticas, reflitam pela essência que há em cada ser humano: A necessidade de voltar aos braços do seu criador.

E somente por Jesus o único caminho que leva Deus poderá alcançar a condição de viverem a vida eterna.

Devemos orar pelo povo Japonês neste momento de grande sofrimento e não devemos deixar de pedir misericórdia de Deus por toda humanidade.

Amém.

Vivo por Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...