sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Uma pessoa pode ser cristã sem frequentar uma igreja?

joao1_12

Ontem disse que estaria falando da importância de um Cristão frequentar uma Igreja. Para tanto utilizarei de um material produzido pelo Pastor Airton Evangelista da Costa, que inclusive possuem uma excelente Homepage, onde  aprendi muito no inicio de minha caminhada com Jesus. Sugiro que acessem www.palavradaverdade.com.

Antes que mostrar-lhe mais uma vez neste Blog o significado para a palavra Igreja biblicamente falando. Grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, recebendo ensinamentos evangelizar e ajudar uns aos outros.

Esclarecido, quero que leiam atentamente as considerações do Pastor Airton, sobre a importância de termos uma Igreja para frequentar.

Uma pessoa pode ser cristã sem frequentar uma igreja?

Tipo: Perguntas e Respostas / Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa

A Bíblia diz:
1 - "Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação" (Hb 2.12).
2 - "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros" (Hb 10.24-25). A vida cristã é uma vida participativa, de ajuda mútua, visando ao crescimento espiritual.
3 - "E, entrando no templo, [Jesus] começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam. Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores. E todos os dias ensinava no templo..." (Lc 19.45-47). Jesus frequentava o templo.
4 - "E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas (templos, igrejas), e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo" (Mt 4.23; cf.; Mt 12.9; 13.54; Mc 1.39; 6.2; Lc 4.16...).
5 - Jesus: "Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga [templo israelita] e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disso em oculto" (Jo 18.20).
6 - "E, logo, nas sinagogas, [Saulo] pregava a Jesus que este era o Filho de Deus" (At 9.20).
7 - "E, chegados a Salamina, [Saulo e Barnabé] anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus" (At 13.5; v. 18.4; 19.8).
O povo de Deus costumava se reunir nos templos, em salas especiais, até nas cavernas (nos tempos difíceis), para louvar o Senhor, ouvir a Palavra e ajudar os mais fracos na fé. Veja:
"Cumprindo-se os dias de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar..." (At 2.1).
"E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé" (At 14.27).
O templo é o lugar onde podemos dar testemunho das maravilhas que Deus tem feito na vida de cada um.
É na Igreja que participamos da Ceia do Senhor, sacramento instituído por Jesus: "Tomai, comei, isto é o meu corpo". A respeito do cálice: "Bebei dele todos" (Mt 26.26-27).
É através da Igreja que somos batizados nas águas, como mandou o Senhor Jesus:
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado..." (Mt 28.19-20).

Tiago 5.16 recomenda "confessar vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para que sareis".
Isto é, para que fiquem sarados de suas enfermidades físicas e espirituais. Esta recomendação nem sempre é observada com rigor. Nas igrejas com muitos membros há dificuldade em dar assistência individual. Com o surgimento do "pastor virtual", via TV, as dificuldades aumentaram.
Há irmãos que por motivos diversos (idade, doença, distância) não estão em condições de frequentar uma igreja. Não deixam de ser cristãos. São testemunhas vivas de Cristo onde quer que se encontrem. Até num deserto. Mas se as condições são favoráveis, o cristão deve se congregar. Disso depende, em grande parte, seu crescimento.
Em Cristo,
Pr Airton Costa

Espero que tenha ficado claro da real necessidade. Contudo quero deixar mais umas observações.

Sei que umas das principais artimanhas do inimigo de Jesus é disseminar a duvida que infelizmente em algumas formas, seria justificativas para afastar uma pessoa que estivesse iniciando a caminhada com Jesus.

Mais quero informa-lo de algo que muitos por ainda não terem ainda lido a Bíblia não sabem.

Deus não concorda e não está de braços cruzados impotente contra os que utilizam seu nome em vão. Veja o que Jesus já alertava.:

—Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no lugar mais fundo do mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço.

Ai do mundo por causa das coisas que fazem com que as pessoas me abandonem! Essas coisas têm de acontecer, mas ai do culpado! (Mateus 18:6,7)

Deus consideram todo o novo convertido tal qual como uma criança. Portanto não se escandaliza se com os seus olhos naturais vejam algo que não esteja de acordo com a palavra. Não olhe para os  homens, mantenha seus olhos em Jesus. Ele nunca te enganará: "E DISSE aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!"  (Lucas 17 : 1)i

Jesus nunca escondeu dos discípulos a verdade sobre a natureza humana pecaminosa, pelo contrário ele se apresentou como a única maneira de reconciliar-nos com Deus.

Não deixe que nada o afaste de Jesus. : "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?"  (Romanos 8 : 35)

Quem não fica com o ensinamento de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus. Porém quem fica com o ensinamento de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. (II João 1:9)

Espero que sejam verdadeiramente tocados pelo entranhável amor de Cristo e que a Paz de nosso Senhor Jesus esteja com todos.

 

Amém.

Vivo por Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...