domingo, 2 de janeiro de 2011

Não se preocupeis.

floresta_thumbs

Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. (Mateus 6:34 NTLH)

E agora? Estamos no 2º dia do ano de 2011. Espero que já não tenham  acumulado alguma decepção, pois ainda restarão 363 até que venha o final. E como será então que vocês irão vive-los? Imaginado como será cada um?

Veja no versículo acima que a bíblia nos ensina a vivermos um dia de cada vez, contudo ela nos mostra também que o dia vivido tem os seus próprios motivos para serem observados. Na verdade não podemos analisar o versículo acima fora do contexto de onde foi tirado. Este versículo se refere ao finalzinho dos ensinamentos de Jesus sobre como devemos nos comportar em relação as preocupações com as nossas necessidades básicas. :—Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas?

Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? (Mateus 6:25,26 NTLH)

Jesus nos exorta a observamos na própria natureza e na nossa própria existência o que é prioritário, nos mostra o quão inútil pode ser dedicamos tempo mais do que suficiente para resolver-mos alguns problemas que irão fazer parte da nossa vida queiramos ou não.: E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.

—E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas.

Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores.

É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestira também vocês, que têm uma fé tão pequena! (Mateus 6:27-30  NTLH)

Novamente Jesus chama a atenção da inutilidade dos muitos cuidados até com a nossa própria vida. Apesar de ser uma exortação para quem já está convertido, estes versículos mostram também a qualquer pessoa, como é perda de tempo envolver-se nas preocupações sem que entenda que não poderá resolve-las pela sua própria vontade.:

Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?”

Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. (Mateus 6:31,32 NTLH)

Aqui Jesus ensina  que é natural ao homem ansiar e ter preocupações em relação a obter aquilo que acham ser o necessário para sua vida. Mais aos que lhes seguem, Jesus mostra a chave para uma vida sem as preocupações exageradas por todas as coisas. : Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6:33 NTLH)

Este realmente é um versículo chave para o entendimento do que é realmente uma vida com Cristo.

Mais de maneira alguma, Jesus minimiza a importância de que venhamos por meios lícitos buscar o necessário para nossas vidas e não é nenhum estimulo ao ócio ou a preguiça e tão pouco uma apologia a nos abstermos de trabalhar

O que Jesus ensina. É que, quando colocamos a nossa confiança em Deus e não deixamos as preocupações nos abater, de maneira tal que percamos a nossa fé. Esta fé em Deus e a busca de algo mais do que aquilo que é aparente torna a vida do crente, não livre das necessidades materiais, porém sem que sejam dominados pela preocupação de como irão consegui-las, o que além de nada resolver ainda tira a Paz e a tranquilidade.

Jesus não prometeu aos cristãos uma vida livre de provações, necessidades, perseguições e qualquer outro ataque do inimigo, mais ele nos dá a garantia de que se entendermos e seguirmos os seus ensinamentos, e também mudar-mos a nossa forma de lidar com as nossas muitas e por vez exageradas necessidades, ele iria nos suster de tudo que realmente for necessário.

Em varias passagens da bíblia sagrada Jesus nos dá esta garantia, o que para mim tem sido mais que um ensinamento. É exatamente como procuro viver a vida que Deus me deu.

Tenho certeza que observando estes e outros muitos ensinamentos que Deus nos deixou e que através de  Jesus chegou até nós, termos condições de viver os dias que faltam desde ano que apenas se inicia de maneira que não sejamos envolvidos por preocupações desnecessárias.

Como não ser assim. Se Jesus diz: Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. (I Pedro 5:7 NTLH)

Cada dia com Jesus é um dia melhor.

Glória à Deus.

Vivo por Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...