quarta-feira, 22 de junho de 2011

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.João 15:7

 

A videira é Cristo

Meditando neste versículo não há como não entender que para ser atendido em suas petições a Deus é necessário que se tenha intimidade com a palavra. Somente pela palavra são capacitados a estar em comunhão com os mandamentos e ensinamentos que geram intimidade filial adquirida quando a pessoa aceita Jesus e por consequência torna-se Filho de Deus por adoção.

Os versículos anteriores a este do titulo mostra a necessidade de estarmos intimamente ligados a Jesus e a palavra de Deus.

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”.

Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. João 15:1-4.

Não há como negar a intrínseca necessidade de se ter uma vida em total fidelidade a Jesus para que haja condição de gerar algo bom na sua vida.

Na comparação figurativa com a Videira Jesus aplica um principio muito conhecido dos agricultores: o de enxertar um galho de uma arvore pouco produtiva em outra saudável e muito produtiva para que este ramo enxertado passe a ter as mesmas características da arvore na qual foi enxertado passando assim a produzir bons frutos.

Da mesma forma somos nós. Uma vez tendo aceitado Jesus Cristo temos que estar em comunhão com os seus pensamentos, sua maneira de agir e reagir e principalmente ser totalmente dependente dele. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. João 15:5.

Hoje em dia a palavra dependente é quase que imediatamente relacionada à falta de vontade própria ou a dependência dos vícios. Espiritualmente falado, porém é uma situação totalmente diferente; uma pessoa que permite ser orientada pelos ensinamentos de Jesus recebe esta condição de dependência como um privilégio que deveria ser desejado por todos. Imagine ser dependente de quem tem o domínio sobre os elementos da natureza? "E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?" Mateus 8 : 27.

No mundo atual  vermos pessoas  exercerem autoridade dada por homens sendo arrogantes na demonstração de poderes que os fazem se sentirem acima de todos e de tudo; exigindo através de palavras ou com a famosa carteirada ou com a conhecida frase: você sabe com quem está falando? Creio que ninguém gostaria de cruzar com uma pessoa assim e muito menos ainda ser dependente dela?

A autoridade que Jesus recebeu do Pai excede a qualquer tipo de autoridade ou poder constituído por homens. "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;" Filipenses 2:9.

Jesus poderia e exigir submissão total de todos que mesmo assim não estaria sendo arrogante tal a autoridade dada pelo Pai! Mais não agiu assim! Jesus sempre foi e é gentil, educado, paciente e acima de tudo nos ama e não obriga a ninguém mesmo que lamentando a segui-lo. "Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram." Mateus 13:17.

"Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure." Mateus 13:15.

Jesus entende que você esteja “desconfiado”. Foram e ainda há tantos que vivem prometendo resolverem os seus problemas e depois vocês descobre que nada são. Ele sabe disso e alerta: "Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram." João 10:8.

Porém o fato de você ser “desconfiado” em relação a quem te fala de Deus e Jesus não deve ser uma permanente desculpa ou justificativa para que não queira ouvir a voz de Jesus. Como um pastor de ovelhas Ele está esperando que deseje ser como uma e receba os seus cuidados. Jesus não se esqueceu de você. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. João 10:16.

Jesus se utilizava dos exemplos comuns à época aqueles que todos independente da condição social ou intelectual pudesse entender. Ao comparar-nos como a Ovelhas Ele quer nos mostrar que assim como as ovelhas que depende do Pastor para sua alimentação, caminhar e segurança da mesma forma Ele deseja cuidar de nós. Lembra-se do versículo titulo: se estiverdes em mim e minhas palavras estiverem em vós?

Meus queridos (as) é preciso desejar ardentemente estar enxertados nesta videira para que não sejam como muitos que desprezam a oportunidade de serem capazes de dar bons frutos. "Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram." Hebreus 4:2.

Sem que haja fé é impossível que venha se abertos os ouvidos a voz do Senhor. "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Romanos 10:17

Se lhe falta Fé? Leia a Bíblia. Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações." Hebreus 4:7.

Peça em nome de Jesus.

Amém.

Vivo por Jesus

3 comentários:

  1. Permanecer em Jesus é fazer a vontade do Pai, Amarás o Senhor teu Deus te todo teu coração de toda tua alma, de todo entendimento,e a teu próximo como a ti mesmo.

    ResponderExcluir
  2. amei esse texto e essa aplicação. sendo a mesma verdade bíblica, e estando toda ela baseada na mesma. e em sua grande maioria usando textos do livro de João. vou ler novamente grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Priscila! Não há de que agradecer a mim. Louvo e glorifico ao nosso Deus que após 2 anos deste post ainda assim ele permanece gerando os frutos que desejei que pudesse gerar. Que Jesus continue a iluminar seus caminhos durante todos os dias de 2014.
      Graça e Paz.
      Mário
      Servo do Deus Altissimo.

      Excluir

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.