quarta-feira, 22 de junho de 2011

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.João 15:7

 

A videira é Cristo

Meditando neste versículo não há como não entender que para ser atendido em suas petições a Deus é necessário que se tenha intimidade com a palavra. Somente pela palavra são capacitados a estar em comunhão com os mandamentos e ensinamentos que geram intimidade filial adquirida quando a pessoa aceita Jesus e por consequência torna-se Filho de Deus por adoção.

Os versículos anteriores a este do titulo mostra a necessidade de estarmos intimamente ligados a Jesus e a palavra de Deus.

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”.

Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. João 15:1-4.

Não há como negar a intrínseca necessidade de se ter uma vida em total fidelidade a Jesus para que haja condição de gerar algo bom na sua vida.

Na comparação figurativa com a Videira Jesus aplica um principio muito conhecido dos agricultores: o de enxertar um galho de uma arvore pouco produtiva em outra saudável e muito produtiva para que este ramo enxertado passe a ter as mesmas características da arvore na qual foi enxertado passando assim a produzir bons frutos.

Da mesma forma somos nós. Uma vez tendo aceitado Jesus Cristo temos que estar em comunhão com os seus pensamentos, sua maneira de agir e reagir e principalmente ser totalmente dependente dele. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. João 15:5.

Hoje em dia a palavra dependente é quase que imediatamente relacionada à falta de vontade própria ou a dependência dos vícios. Espiritualmente falado, porém é uma situação totalmente diferente; uma pessoa que permite ser orientada pelos ensinamentos de Jesus recebe esta condição de dependência como um privilégio que deveria ser desejado por todos. Imagine ser dependente de quem tem o domínio sobre os elementos da natureza? "E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?" Mateus 8 : 27.

No mundo atual  vermos pessoas  exercerem autoridade dada por homens sendo arrogantes na demonstração de poderes que os fazem se sentirem acima de todos e de tudo; exigindo através de palavras ou com a famosa carteirada ou com a conhecida frase: você sabe com quem está falando? Creio que ninguém gostaria de cruzar com uma pessoa assim e muito menos ainda ser dependente dela?

A autoridade que Jesus recebeu do Pai excede a qualquer tipo de autoridade ou poder constituído por homens. "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;" Filipenses 2:9.

Jesus poderia e exigir submissão total de todos que mesmo assim não estaria sendo arrogante tal a autoridade dada pelo Pai! Mais não agiu assim! Jesus sempre foi e é gentil, educado, paciente e acima de tudo nos ama e não obriga a ninguém mesmo que lamentando a segui-lo. "Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram." Mateus 13:17.

"Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure." Mateus 13:15.

Jesus entende que você esteja “desconfiado”. Foram e ainda há tantos que vivem prometendo resolverem os seus problemas e depois vocês descobre que nada são. Ele sabe disso e alerta: "Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram." João 10:8.

Porém o fato de você ser “desconfiado” em relação a quem te fala de Deus e Jesus não deve ser uma permanente desculpa ou justificativa para que não queira ouvir a voz de Jesus. Como um pastor de ovelhas Ele está esperando que deseje ser como uma e receba os seus cuidados. Jesus não se esqueceu de você. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. João 10:16.

Jesus se utilizava dos exemplos comuns à época aqueles que todos independente da condição social ou intelectual pudesse entender. Ao comparar-nos como a Ovelhas Ele quer nos mostrar que assim como as ovelhas que depende do Pastor para sua alimentação, caminhar e segurança da mesma forma Ele deseja cuidar de nós. Lembra-se do versículo titulo: se estiverdes em mim e minhas palavras estiverem em vós?

Meus queridos (as) é preciso desejar ardentemente estar enxertados nesta videira para que não sejam como muitos que desprezam a oportunidade de serem capazes de dar bons frutos. "Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram." Hebreus 4:2.

Sem que haja fé é impossível que venha se abertos os ouvidos a voz do Senhor. "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Romanos 10:17

Se lhe falta Fé? Leia a Bíblia. Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações." Hebreus 4:7.

Peça em nome de Jesus.

Amém.

Vivo por Jesus

6 comentários:

  1. Permanecer em Jesus é fazer a vontade do Pai, Amarás o Senhor teu Deus te todo teu coração de toda tua alma, de todo entendimento,e a teu próximo como a ti mesmo.

    ResponderExcluir
  2. amei esse texto e essa aplicação. sendo a mesma verdade bíblica, e estando toda ela baseada na mesma. e em sua grande maioria usando textos do livro de João. vou ler novamente grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Priscila! Não há de que agradecer a mim. Louvo e glorifico ao nosso Deus que após 2 anos deste post ainda assim ele permanece gerando os frutos que desejei que pudesse gerar. Que Jesus continue a iluminar seus caminhos durante todos os dias de 2014.
      Graça e Paz.
      Mário
      Servo do Deus Altissimo.

      Excluir
  3. Estava procurando algo Para entender o livro de Joao .quando me deparei com esse testo gostei muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Paz do senhor.gostei muito deste estudo na verdade nós temos que esta realmente em.Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por este estudo. Me foi muito útil e estou bem esclarecida, e é mais um suporte na bagagem.

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...