sábado, 29 de novembro de 2014

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Está postagem tem como principal alvo os novos convertidos, os já convertidos e aos que ainda estão por se converter ao verdadeiro e único caminho: Jesus Cristo de Nazaré.

É inquestionável a influência das chamadas redes sociais na vida das pessoas hoje em dia. E, como não pode se evitar, também na vida das pessoas que assume serem cristãs. O problema que desejo abordar, no entanto, é justamente para definir o que de fato é ser um cristão Seguidor de Cristo ou apenas um cristão social?

O meu questionamento vem do fato de que ainda que inserido neste universo de usuário das redes sociais, não posso deixar de ficar impressionado do que chamo de “conhecimento deturpado” de versículos bíblicos; principalmente dos que na sua maioria enfatiza o cristão como sendo uma pessoa em constante estado de vitória, sucesso e desejos realizados! É impressionante a quantidade de lindas imagens com crianças, flores, animais, paisagens etc. acompanhadas de trechos de versículos bíblicos que mostra tão somente um Deus que “a única função aparente é providenciar benefícios aos homens”.

Frases como: Bom dia! A vida é um Milagre! Acordar todos os dias é como ouvir Deus dizer: Recomece, estou contigo!

A princípio, vocês podem achar que estou sendo incoerente, afinal! A mensagem não leva as pessoas a crerem em Deus? Ok! Então vamos analisar com mais profundidade a luz do que a Bíblia ensina de Deus.

Vejamos na 1a afirmação: A vida é um milagre! É correta. Se todos tem a convicção de que realmente foi Deus que a partir do pó da Terra criou o homem: --- E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27E se de fato efetivamente todos tivessem esta convicção, então não teríamos duvida em relação ao que a próxima frase menciona:  Acordar todos os dias é como ouvir Deus dizer: Recomece, estou contigo! Uma vez que na própria bíblia encontramos este princípio; porém, de forma absoluta para a vida de um verdadeiro  seguidor de Cristo. --- Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5. Observe a ênfase na última parte do versículo! Ora! Se sem Jesus nada podemos fazer, então a ideia de que acordar todos os dias é como ouvir Deus. Não passa de um eufemismo (*).

(*) Portanto, são exemplos de eufemismo, figura de linguagem que consiste em empregar expressões suaves no lugar de outra desagradável ou chocante.

Além do que, é verdadeiro o fato de que assim o é, não só todos novos dias, bem como toda a natureza declara a existência de Deus. ---- Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:20.

Este é apenas um exemplo do que estou querendo mostrar. Porém, quando partimos para o âmbito da prosperidade financeira, ai a coisa toma uma proporção que fica quase impossível distinguir se de fato é do Deus da Bíblia e do Seu Filho Jesus Cristo a quem estas mensagens se refere.

A partir de uma das frases mais repetida no meio evangélico: “Tudo posso naquele que me fortalece” que ivaliza em preferência com que a, “Sou mais que vencedor”. No entanto, não se apercebem do engano causado por uma frase extraída de um texto e lida fora do contexto, virar um grave pretexto para muita interpretação errada e perigosa.

No caso da frase dita pelo Apostolo Paulo na carta aos de Filipo em Felipenses 4:13 : “ Tudo posso naquele que me fortalece”. Leiam todos os versículos anteriores:

1 Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!2 O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.4 Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!5 Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças apresentem seus pedidos a Deus.7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.9 Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.10 Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.11 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.12 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Agora continue lendo a partir do Versículo 13 que é a chave desta reflexão e tire sua conclusão se de fato não tenho razão quando afirmo que no mínimo, com toda boa vontade, não é bem assim que devemos exercer a força que o Senhor nos dá?

14 Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. 15 Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; 16 pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade. 17 Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. 18 Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus. 19 O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. 20 A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém. 21 Saúdem a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo enviam saudações. 22 Todos os santos lhes enviam saudações, especialmente os que estão no palácio de César. 23 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém.

O desconhecimento da complexidade que envolve a afirmação do Apostolo Paulo. Faz com que seja comum receber e ver  mensagens deste quilate sendo divulgadas nas redes sociais: “Vá firme na direção da sua meta… Porque o pensamento cria…O desejo atrai e a fé realiza!”. Estimulante, poderia dizer! Contudo, ao mesmo tempo de cunho duvidoso quando temos conhecimento da relação que a bíblia faz com que deve ser: A meta de um Cristão…os pensamentos….desejos e da própria fé. Vejamos:

Em relação a meta, ou seja, Alvo. Vejam o que a bíblia ensina: --- Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14

…Pensamento: --- Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55:8

….Desejo (s): --- Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. Salmos 145:19

E por fim…Fé: ---  Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos.  Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.  Confiamos no Senhor que vocês estão fazendo e continuarão a fazer as coisas que lhes ordenamos. 2 Tessalonicenses 3:2-4. Gostaria de chamar atenção para a 1a parte deste versículo, onde o apóstolo Paulo avisa de certa forma, que nem todas as expressões de fé, são necessariamente vinda ou devem ser atribuídas a uma ação de Deus.

Faço questão de salientar, que a exposição destes comentários não tem de minha parte nenhuma intenção de julgamento em relação a quem envia e recebem estas mensagens. A minha legitima preocupação é com que tem sido uma prática desde o Antigo Testamento.  A superficialidade na vida de uma pessoa que se diz Cristã com relação aos verdadeiros ensinamentos, mandamentos e promessas do Deus da Bíblia.

--- O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4:6  E no Novo Testamento o próprio Jesus afirma --- E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? Marcos 12:24.

Queridos (as), de fato e em verdade posso afirmar que na Bíblia; a qual costumo chamar de o Manual do Fabricante de Deus nosso criador; é possível para qualquer pessoa que como eu não possuo nenhum doutorado em Teologia ou ensinamento que possa vir de homens que seja mais profundo, perfeito e confiável do que buscar ouvir e experimentar o discernimento dado pelo próprio Espirito Santo de Deus e queira conhecer e entender qual q veradeira vontade do Senhor. ---  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5.

Sou apenas um vaso de barro que deseja passar nas mãos do oleiro Jesus Cristo, que pode, deve e vai quebrar, amassar e refazer tantas vezes seja preciso para que enfim possa ser achado como vaso de honra. --- Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ " Romanos 9:20. E se para isso tenho que ir contra a maré contraria a ideia de que tudo pelo social é valido! Com certeza me manterei cada vez menos “conectado” as redes e mais enraizado na Videira Verdadeira. --- Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15:1

---  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8

Ainda que em algumas destas mensagens sutilmente elaboradas possam de fato ter algum conteúdo aproveitável, bom seria se agissem conforme ensina a palavra:  --- Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:21 . Ainda que de fato ache-se o que reter. Melhor ainda é ponderar pelo que diz a palavra: --- Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23.

Só Jeus Cristo Salva, Cura e Liberta.

Amém.

 

[N%25C3%2583O%2520A%2520RELIGIAO%2520IV%255B2%255D.jpg]

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...