sexta-feira, 30 de novembro de 2012

“Quem crer e for batizado será salvo;”16:16a

 

A verdade

Quando lemos esta frase fica evidente que não procede à acusação de que Deus imponha as pessoas que o adore. Mesmo ainda que os que não querem crer se apegue a esta falsa ideia como desculpa para se oporem a verdade, não há, porém como negar que há todos é dado a opção de escolherem e livremente. Entretanto, não podemos confundir a liberdade de escolha com a também falsa ideia de que aos homens foi dado o “livre arbítrio” (*) de al seu bel prazer aceitar a salvação gratuita oferecida por Jesus Cristo; como se o homem por si só tivesse condições de a qualquer momento, tempo, hora ou ocasião para que por sua própria vontade decidir o aceitar ou não!

Nota: arbítrio  (latim arbitrium, -ii) s. m.Sentença de árbitro. 2. Parecer, juízo, opinião, vontade, determinação que não dependem de regra, praxe ou lei, mas da prudência ou retidão da pessoa. = ALVEDRIO ao arbítrio: à mercê, à discrição.

Vejam o que Jesus disse aos discípulos quando estava para ser crucificado e explicava porque também era necessário que assim fosse. ---  Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:7-8.
Bem! O  consolador a quem Jesus se refere é o Espirito Santo de Deus. O único que pode conduzir aqueles a quem Deus já conhecia e separou desde o ventre de suas mães para que um dia fosse até Jesus Cristo. --- Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Gálatas 1:15.

Interessante e talvez esteja neste próximo versículo, a razão pela qual, muitos acham que podem sim a qualquer momento que desejem “aceitar” Jesus Cristo como seu salvador. ---  E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Atos 10:34. Por que! Talvez pensando que uma vez que Deus não faz acepção (*) Nota: acepção (èpç) (latim acceptio, -onis, recepção) s. f. 1.  Escolha; preferência. E achem que isso os privilegiaria em relação ao seu direito de escolha. Infelizmente, como acontece em todos os casos em que as pessoas buscam na Bíblia palavras soltas ou fora do contexto original elas erram por assim pensar! Bastaria o próximo versículo por si só para elucidar que não é bem assim! É certo que Deus não faz mesmo acepção de pessoas, porém vejam o que o Pedro diz no versículo seguinte. --- Mas que lhe é agradável àquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. Atos 10:35.

Qualquer pessoa por menos esclarecida que seja; não pode achar que alguém que pensa em “abrir mão” do que é agradável a Deus, achar que sabe escolher! Só pode mesmo está sendo tremendamente iludida e desconhece totalmente o que seja verdadeiramente ser livre para escolher o que quer para si. Além de que para que isso de fato aconteça é necessário que:

1º – Conheça a verdade! Afinal como pode alguém afirmar que já a conhece se não tem conhecimento daquilo que não sabe? --- E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

2º – Ter certeza de que a verdade vem de quem é a própria verdade! --- Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36. --- O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. João 14:1

3º – Tome conhecimento de que não importa quando será o momento em que o Espirito Santo de Deus irá fazer com que a semente (a palavra de Deus) venha germinar ou não, em seu ser. Uma coisa não ira adiantar postergar! A escolha do caminho que irá seguir se o destino desejado seja para leva-lo até Deus. Se não for o único! Já está mesmo perdido. --- Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6.

Diariamente ouço as pessoas fazerem alusão ao nome de Deus. Digo alusão, pois não há nenhuma deferência, respeito, admiração, entendimento da majestade que este Nome carrega! Hoje mesmo ouvi de uma dessas pessoas que deixam a religiosidade ditar as características do seu deus, afirmar que Deus poderia faze-la ganhar na loteria! Se esta pessoa tivesse entendimento da vontade de Deus para os seus, entenderia que o Deus da bíblia nunca poderia compactuar com algo proveniente de jogo de sorte ou azar. Claro que nem tente explicar qual o deus que pode está por trás dessa “sorte”, pelo menos naquele momento só cometei que ele estava enganado. Qualquer cristão verdadeiramente seguidor de Jesus Cristo, nunca precisa recorrer a loteria para ser rico, como a pessoa disse que gostaria de ser. --- E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28. Tenho absoluta certeza que nem o maior premio já pago até hoje possa proporcionar ao seu ganhador as todas as coisas que Deus tem para os que o ama. --- Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:9.

Talvez você esteja pensado que existem muitas religiões que também fazem batismo e talvez até você mesmo já tenha sido batizado quando criança. Porém entenda e medite no versículo titulo: “Quem crer e for batizado será salvo;” e verá que o mais importante não é o batismo em si! O mais importante ou senão primordial é que Creia em Jesus Cristo! Porque o batismo só terá efeito se estiver acompanhado do verdadeiro e necessário arrependimento. --- E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2:3. Dai do por que se alguém já tenha sido batizado quando criança não ter sido de fato batizada pelo Nome de Jesus Cristo e tão pouco recebeu o dom do Espirito Santo. O que explica a dificuldade de entender a leitura da Bíblia Sagrada. --- Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26.

Hoje mesmo ouvi o depoimento de uma pessoa que afirmava não conseguir entender a bíblia, imagine então como foi difícil eu explicar baseado no que acabo de escrever o porquê dela não conseguir. Precisavam ver a cara de espanto quando disse que era necessário ter o Espirito Santo. Não o culpo! Pois penso que do jeito que há tantos outros espíritos se apossando das pessoas que os invocam. --- E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada.
Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má. Mateus 12:43-45.
Acho que ele pensou que seria necessária uma possessão para que ele pudesse compreender, quando na verdade o Espirito Santo de Deus nós dá a condição de discernir o que somente quem está em busca do verdadeiro Deus se preocupa em ser. --- Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2:15. Ser espiritual, não tem nada haver com “incorporar espirito”. O espiritual é aquela pessoa que está em comunhão com a vontade e o desejo de Deus. ---- Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24. Ou por acaso vocês pensam que quando em Genesis Deus diz que nos fez a sua imagem e semelhança. Ele estava se referindo a nossa aparência física material humana? ---  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3:5 --- O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. João 14:17.

Ah! E quando a parte B do versículo titulo; é bom explicar, que esta já é a condição de todos nós desde que viemos ao mundo. --- mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16b. Afinal!   Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23.

Não há religião filosofia seitas pensamentos ciência indiferença que possa salvar o ser humano da morte espiritual da qual, todos estamos mergulhados sem Jesus Cristo. Só Ele morreu na cruz do calvário. A letra de um louvor maravilhoso diz: Quando Jesus derramou sua vida…Ele pensava em ti…Ele pensava em mim…Ele pensava em nós!

Jesus Cristo! -- Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Filipenses 2:9

Amém.

image

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...