segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45.

image

É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30

Felipe era um jovem que vivia próximo à região da Galiléia. Podemos imaginar que estivesse como muitos dos jovens nos nossos dias: Ocioso! Porém, quando Jesus Cristo o chamou ele imediatamente o seguiu. --- No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. João 1:43. E mais que isso, ele logo quis também apresenta-lo ao seu amigo Natanael, este, porém, da mesma forma que ainda hoje muitos fazem, talvez por anos de ensinamentos errados em relação as escrituras sagradas ou simples preconceito não “creu” que ali estava o Messias que há muito ele esperava um dia vê. ---- Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. .João 1:46. Quando meditei sobre esta passagem, vi mais do que semelhança nas atitudes contraria ao convite que crentes como eu fazemos aos nossos amigos, desconhecidos e até familiares. Mesmo já tendo passado mais de 2000 anos desde que o Senhor Jesus Cristo esteve na forma humana entre nós, o que vejo ainda são as mesmas reações de incredulidade nas pessoas! --- No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:1-14

O mas interessante é que, mesmo que alguém possa alegar que não conheceu Jesus, não o viu para justificar a falta de boa vontade para ao menos ouvir o seu convite, a atitude demonstrada por Felipe já naquela ocasião deixava claro que o fato de alguém depender de sinais miraculosos para crer não seria a maneira pela qual Jesus iria mostrar as pessoas que Ele era o Filho de Deus. --- Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.   Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. João 1:47-50. Ainda nos nossos dias as pessoas não entendem que o Verbo, A palavra é o próprio Jesus Cristo.

Tanto, que os sinais maiores que Jesus Cristo realizou, apesar de não terem sido feitos com o intuito de “atrair” ninguém para Ele, não foram determinantes para que houvesse a expansão da fé em seus ensinamentos. Jesus Cristo nunca fez propaganda dos seus feitos, muito pelo contrario! Sempre fez questão de deixar claro para as pessoas curadas por Ele que não divulgassem. --- E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou para lhes servir de testemunho. Marcos 1:44 ---  E recomendava-lhes rigorosamente que o não descobrissem, Mateus 12:16 --- E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lhos proibia, tanto mais o divulgavam. Marcos 7:36.

Com certeza para os marqueteiros e publicitários, esta atitude seja vista como a antítese do marketing! Talvez, até vocês mesmos possam achar que seria muito mais fácil para que a palavra fosse rapidamente divulgada e atraísse muito mais pessoas para o evangelho se Jesus realizasse sinais e milagres publicamente diante de multidões avidas para ter o que vê. No entanto, meus queridos (as); existe a questão muito mais importante para Jesus Cristo do que a quantidade de pessoas que possam estar sendo alcançadas! Jesus não era um Show Man! Sua intenção não era chamar a atenção para Ele! Havia um proposito muito maior e importante do que ser visto. --- Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38. A missão de Jesus não dependia da quantidade de pessoas que lhe seguia, mas daqueles que dariam ouvidos a sua mensagem. --- Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:1-14.

Isto é o que Jesus ainda espera encontrar  nos nossos dias. Pessoas que o busque e aceitem o Seu convite. ---  Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20. Ele espera que as pessoas abram os ouvidos para a sua palavra para que venham desenvolver o que mais importa: A Fé!  Dar  ouvido a sua palavra fará toda a diferença entre os que possam estar nas multidões, mas, não o ouve! Dos que pela fé entende e obedecem as suas palavras. --- De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17. Não são os que desejam verem os sinais para crerem que irão segui-lo.

Dizem que os tempos mudaram e que com o avanço da ciência e tecnologias o homem já não tem mais tanta necessidade de ter fé em Deus como no passado! Não é verdade? No entanto me permitam ser também cético em relação a este argumento. Já que pelo próprio significado da palavra Fé, como consta nos dicionários da língua portuguesa, é definido como sendo também uma característica inerente até para aqueles que discordam da crença em Deus! FÉ =  Estado ou atitude de quem acredita ou tem esperança em algo. = CONFIANÇA, ESPERANÇA ≠ CETICISMO, INCREDULIDADE.  O que me leva a concluir que não é verdade que exista alguém no mundo que não tenham fé.

A questão é que alguns optaram em canalizar sua fé em oposição à verdadeira e necessária fé em Deus! Negam aquele que é o único que pode realmente mudar suas próprias vidas e de outras pessoas. Mesmo que isto venha sendo feito ao longo dos séculos anteriores, sempre baseado nos também “avanços” da humanidade a cada época. O que vejo é que apesar de toda alegada inteligência os homens fingem que ignoram o fato de que Deus nunca fez oposição ao conhecimento dos homens. E muito pelo contrario! Que ao invés disso Ele apenas deseja acrescentar o principal ingrediente que é capaz de aperfeiçoar o homem.  --- E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Filipenses 1:9. O Amor! Não faz oposição a ciência (latim scientia, -ae, conhecimento, saber, ciência) s. f. 1. Conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos. 2. [Figurado]  Saber, instrução, conhecimentos vastos. Tanto que mais uma vez pela própria definição nos dicionários, podemos ver que qualquer um que alega ou busca justificar sua incredulidade pela tese do conhecimento cientifico das coisas, está sendo no mínimo contraditório! Pois fazendo isso está se recusando aceitar que os princípios bíblicos são também parte dos vastos conhecimentos que todos devem possuir. Mostrando assim, que é pela incapacidade de compreenderem que tentam desacredita-los. --- Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:5-8.

Mesmo sabendo que não são poucos os que se empenham em se opor a verdade! Os crentes por sua vez, não devem ter motivos para preocupar-se.  Se andarmos de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, não há o que temer! Pois nem toda ciência no mundo irá abalar algo que nunca dependeu dela: A nossa fé! A mesma fé que nenhum sábio cientista consegue explicar. --- Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Hebreus 11:1.

Historicamente dizem que a humanidade evolui de acordo com o crescimento do conhecimento. No entanto, pelos acontecimentos que vemos nos noticiários será que  de fato esta EVOLUÇÃO está mesmo ocorrendo? Qual avanço! Podemos mostrar aos nossas crianças e jovens que de fato comprovam que houve mesmo tal evolução? Os tecnológicos! Dirão alguns. Os da medicina! Afirmarão outros… Mas, a questão que gostaria que me respondessem os defensores da ciência como o futuro da humanidade, é o porquê de que mesmo com todos esses "avanços” ainda convivemos com as mesmas mazelas de séculos atrás? Guerras, Fome, Doenças, Violência urbana, Pobreza, Miséria, Fome fora  as de cunho pessoal?

Talvez, a resposta mais cômoda que venha a cabeça dos defensores da tese da evolução, seja a de que quando a religiosidade era mais evidente havia as mesmas mazelas! O que evidentemente é verdade. Mas, não que a “religião” seja a culpada! Como também a ciência não é culpada por todas estas coisas ainda continuarem existir. Onde então estará o erro? Se quiserem mesmo saber! Independente de serem religiosos ou científicos? Olhem atentamente para o espelho mais próximo e por mais que busquem outro ou algo para culpar! Nele verá o culpado diante de si! Isso mesmo: Você!

Sim! Você é culpado por se conformar em culpar o outro a religião! Evolução! Deus! Quem sabe! Até me culpa por está expressando a Boa Nova que recebi através do Evangelho de Jesus Cristo e mudei. --- E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2. Jesus disse: --- Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento. Lucas 5:32. Ou  por acaso acha que a ciência ou algo mais pode justifica-lo? --- Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Romanos 3:10. Seja religioso ou um cientista ateu, nenhum homem chegará a Deus por outro caminho que não seja por Jesus Cristo. --- Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6.

Os homens podem ir a Lua, a Marte, criar células tronco congelar-se ou que queira fazer. Que não faz a mínima diferença em relação ao fato de que sem Jesus Cristo; estejam onde estiverem, quando vierem morrer não terão a vida eterna. --- Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:15. Mas talvez, vocês estejam pensando: Ora uma pessoa inteligente como sou, posso visualizar e acreditar que no futuro a ciência encontrará a solução para que eu possa viver muito. Ora!  Então quer dizer que tens fé? Mas como crente te digo: Pena que esteja desperdiçando esta fé no caminho errado!  Porque oh! Homem de pequena fé! Recusa o que é mais importante para sua salvação? O que te faz pensar que pode esperar o futuro? --- Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Lucas 12:20.

Não meus queridos (as) Deus não quer amedronta-los e nem tão pouco está ameaçando-os! Ele te ama tanto que lamenta o fato de você não querer o seu amor?  Talvez, você seja uma dessas pessoas que vivem se justificando com o argumento de que não acredita que Deus te ama! Ou seja, daqueles que questiona o amor de Deus por causa das maldades que há no mundo. Então para que não tenha mais duvida que tal saber isto? --- Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16. Este é o verdadeiro amor de Deus o amor Ágape. Diferente do amor carnal Eros. Que nada quer sofrer e tudo quer para si mesmo. Ai está uma das causas das tragédias do mundo e que não depende de Deus.

---  Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.  1 Coríntios 13:1-13.

Que maior prova do amor de Deus ainda pode pedir? Porque simplesmente não experimentam deixar de culpar Deus pelas mazelas que nós mesmos provocamos pela nossa INCREDULIDADE! Paremos de nos desculpar e façamos para o nosso próximo o que gostaríamos que fosse feito a nós mesmos! Paremos de reclamar que não há amor no mundo! Se não somos capazes de amar nem mesmo o nosso Pai eterno que anseia em nos chamar de filhos! --- Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. 1 João 3:1.

Realmente a solução para humanidade não está nem religiosidade, nem na ciência, ou tecnologia, medicina, filosofia ou na busca infindável de um caminho alternativo para a salvação! Só existe uma razão para que a humanidade ainda exista! O amor de Deus.  Foi por isso e para solucionar está incapacidade do homem de poder se justificar, que Ele enviou Jesus Cristo. --- E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. João 6:39. Jesus Cristo é a solução para toda a humanidade. Mas, talvez você seja uma dessas pessoas que se acha “fiel” as suas convicções, tipo: Eu nasci em tal religião e vou morrer assim! --  Eu acredito nisso e ponto final! Eu sei o que eu quero! Ou pior! Talvez sua incredulidade seja por não querer ser contrariado! Permita-me disse-lhe! Ai é que reside o seu grande problema! O seu EU, o seu EGOCENTRISMO é também a razão para que a humanidade esteja na decadência que se encontra apesar de todos os “AVANÇOS”. 

Será que você não quer mesmo acreditar em Deus? Você já parou para pensar porque é tão difícil aceitar que Jesus Cristo morreu por mim e por todos para nos salvar? --- Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4.

Rompa com O SEU EU! Tire a venda que impede o verdadeiro Senhor de todas as coisas ser o único Senhor da sua vida e verás que mudança de fato poderá você mesmo fazer para a humanidade. --- Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. Isaías 43:11. Pois, para isso é que fostes chamados pelo único que realmente é fiel. --- Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Coríntios 1:5-9.

Creiam em Deus aceitem Jesus Cristo! E verão o quão maravilhoso é seguir o Seu caminho. --- Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Isaías 55:7.

Entretanto meus queridos (as), que seja a decisão sempre e soberanamente sua! Contudo, Deus quer que saibam: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36.

Amém.

image

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...