sábado, 5 de maio de 2012

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Jo 1:1

clip_image001

Certa vez um homem perguntou a um Pastor qual era o tamanho de Deus? Ele sabiamente respondeu: Do tamanho do vazio que o homem sente dentro de si.

O versículo acima dá um entendimento mais profundo em relação ao que é estar o homem vazio de Deus ou ser um homem vazio. Pois na verdade o homem que ainda não teve um encontro com Deus através de Jesus necessariamente não é um ser vazio por completo; há outra motivação que o enche carnalmente: "Estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;" Rm 1:29.

Justamente por isso que Paulo explica ao povo de Éfeso que deveriam ser cheios em toda plenitude de Deus. Somente totalmente cheios do Espirito Santo de Deus é que podemos expurgar o que nos enchia de tudo aquilo que é contrario a Deus.

"E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus." At 4:31.

Quando uma pessoa permite que Deus seja o Senhor da sua vida ela passa vivenciar uma experiência de novidade de vida que só quem conhece Jesus pode ter: "E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo." At 13:52. Não a alegria igual à proporcionada pelas coisas materiais que este mundo possa oferecer: "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." Rm 14:17

É incrível como já está enraizando na cultura dos homens que amam os prazeres que as coisas do mundo aparenta proporcionar basta observarem o comportamento e ouvir as conversas das pessoas nas sexta-feiras. Parece que todos são envolvidos numa frenesi das possibilidades de coisas que poderão fazer após o final do expediente, ultima aula ou simplesmente tendo um motivo para que saiam das suas casas.

Normalmente são levantadas todas as hipóteses das possíveis coisas que poderão estar fazendo para alcançar uma alegria de final de semana e todas elas no entanto tem quase a mesma motivação: A bebida, a comida e pegação. Sentimentos motivadores que são totalmente opostos ao Reino de Deus com o agravante de que a momentânea e estimulada alegria proporcionada  assim como tem data e às vezes hora para começar; necessariamente pode também não ser encerada no ultimo momento do Domingo muitos poderão ter esta alegria interrompida ainda nos primeiros momentos da própria sexta-Feira seja por um inesperado acidente automobilístico, brigas, excesso de bebidas ou drogas etc.

"Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?" Lc 9:25.

Pessimismo exagerado pensarão alguns! Mais será mesmo? Ou não é uma realidade mostrada pelos noticiários? O problema não é e nem será o meu pessimismo como queiram achar mais será sim o excesso de confiança de quem pensa ter muita sorte. "Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;" Jd 1:12.

Duro né! Mais o que se pode esperar para quem estabelece como motivo de alegria para sua vida propósitos tão fúteis? Como beber, comer e divertir-se sem como pensam esperar que acha consequências: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”. "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem. Mt 24:35-39.

Deste a morte de Jesus Cristo crucificado na Cruz por mim e por toda a humanidade que homens e mulheres veem pregado as boas novas que são os evangelhos que Jesus deixou como ensinamento para que não mais acontecesse como foi no tempo de Noé e não seja tarde para que percebam o perigo que correm por viver uma vida somente voltada para os prazeres da carne.

Muitos pensam que abdicando dos prazeres da carne estão perdendo muita coisa e que a vida de um crente é sem graça; quem pensa assim mesmo que seja para justificar a sua incapacidade de romper com o pecado estão muito enganados, além de toda a verdadeira alegria e paz que só quem tem Jesus pode ter não poderá existir nada melhor do que o que nos espera no fim: "Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna." Lc 18:30.

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Jo 16:33

Não pensem que poderão simplesmente dizer que era difícil acreditar no Deus que eu e outros já pregamos uma vez pelo menos para vocês alegando que não conseguia vê-lo: "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;" Rm 1:20.

Não creiam nos falsos espíritos que estão no mundo dispostos a encherem os seus vazios de tudo aquilo que não é capaz de completar os seus anseios busquem o verdadeiro Espirito de Deus: "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus." 1 Co 2:12.

Jesus te Ama e deseja preencher todos os seus vazios com seu amor perdão e salvação.

Amém

image

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". Marcos 2:17.

  image

E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Jo 8:32.   

Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. Jo 8:36

É muito comum ouvir ainda hoje as pessoas que se julgam melhores do que as demais, a mesma expressão de opinião hipócrita dos fariseus: Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com "pecadores" e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: "Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’? " Mc 2:16.

Com a alegação de que o evangelho de Cristo, ou melhor, as igrejas evangélicas só servem para abrigar ex-ladrões, ex-prostitutas, ex-drogados;  o que no entanto desconhecem ou não querem entender é que foi justamente para estas pessoas que Jesus Cristo veio trazer a sua proposta de redenção. Sem esquecer claro, também de todos os “normais”, porém doentes e pecadores. Dai que a resposta de Jesus Cristo serve para todas essas pessoas que ainda não entenderam que para Deus não a acepção de pessoas. - Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. “Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”. Mt 9:13.

Ou seja, Deus não quer mais nenhum outro sacrifício além do de Jesus Cristo na cruz. No entanto a misericórdia ainda é uma condição que infelizmente está distante de muitas pessoas, principalmente as que acham que são capazes de justificar-se diante de Deus e dos homens pelas suas boas obras. É certo que qualquer obra que seja boa é bem vinda, não necessita de reconhecimento e tão pouco se deve esperar qualquer recompensa, que não o sentimento de ter feito o que deve sempre fazer: Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tg 4:17.

É verdade, que por não ser uma missão fácil atingir o patamar necessário para exercer a plena misericórdia desejada por Deus. Se apegando a isso, as pessoas tem buscado atalhos achado que eles existem. Principalmente do jeito e na direção que o mundo esta caminhando o que tristemente vemos é o total descaminho, vemos uma inversão total dos valores humanos e sociais dos bons costumes. Tudo parece estar indo de contra ao estado natural do que seria racionalmente aceito até mesmo por quem não acredita em Deus.

Mas, o que estamos vivenciando um estado de coisa que tem levando as pessoas a não mais respeitarem nem a si mesmas! A exposição pessoal já deixou de ser uma pratica restrita a determinados ambientes e esta cada vez mais sendo introduzida no comportamento diário das pessoas. Em nome do direito de extravasarem os seus mais recônditos instintos. - Pois eles se alimentam de maldade, e se embriagam de violência. Pv 4:17.

O ser humano em muitos aspectos demonstra esta voltando a um estado de coisa que se equipara aos primórdios e primitivos momentos da formação da sociedade humana como conhecemos hoje. E em muitos aspectos até pior; em escala de valores perdidos e/ou desprezados. - Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afastem-se também destes. São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.  Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade. 2 Tm 3:1-7.

Incrível! Mas se não soubéssemos que a Bíblia da forma que conhecemos tem mais de 2000 anos que foi escrita; seria possível crer que acabou de ser editada e impressa, tal a fidelidade da descrição atual da humanidade. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 2 Tm 3:2. - Esta realidade é inclusive a suposta razão pela qual muitos não desejam se aprofundar no conhecimento de Deus através da leitura da bíblia. Pois, ela é como um espelho que revela o que cada um oculta. O jeito que olham testifica contra eles; mostram seu pecado como Sodoma, sem nada esconder. Ai deles! Pois trouxeram desgraça sobre si mesmos. Is 3:9.

Respondendo a uma pessoa que me disse: Que hoje todos estão sujeitos a morrer a qualquer momento, eu disse-lhe que sempre foi assim. Mas, que infelizmente o que vemos hoje em dia é um desequilíbrio na ordem natural do que seria o ideal para a raça humana. O trinômio: Nascer, Crescer e Morrer. Esta sendo alterado em dois importantes e preocupantes aspectos! Hoje os jovens morrem cada vez mais cedo, sem tempo de crescerem. E como consequência os pais estão os enterrando. Quando pela regra; seriam eles, os filhos que os enterrariam. - "Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação; é Raquel que chora por seus filhos e recusa ser consolada, porque já não existem". Mt 2:18. É exatamente o que acontece com muitas mães todos os finais de semana no mundo afora.

Em nome da satisfação dos desejos da carne perdem a oportunidade de ser liberto daquilo que enganosamente pensa ser liberdade. Pois meus queridos (as) nada que faça com que uma pessoa pense não poder deixar de ter ou fazer em um final de semana; pode ser encarado como liberdade. E assim vão deixando que esses prazeres temporais, movido a uma alegria produzida por produtos químicos. - Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Rm 6:16.

Já ser um SERVO de Cristo, porém é diferente do ESCRAVO! O SERVO escolhe a quem servir e o serve com amor. Servo = Pessoa que presta culto e obedece a Deus. Já o ESCRAVO = Pessoa que não tem liberdade por estar dominada por outra pessoa ou um estado de coisa. Não tem opção ainda que não tenha consciência deste estado, dão legalidade; por esta dominada pelo VÍCIO = Costume condenável ou censurável. Que não deixa de ser uma forma de pecado. Cegos estão a ponto de reusarem a verdadeira liberdade que somente Jesus Cristo pode proporcionar: “de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.” Rm 8:21.

Jesus Cristo não nos obriga a nada e tão pouco exige que façamos algo que venha a nos constranger ou ser pesado: Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mt 11:30.

Jesus mostra na passagem abaixo a importância de saber escolher a quem ouvir e servi:

Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! "  Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". Lc 10:38-42.

Não há nada melhor do que ouvir a voz de Cristo te orientando, não deixe que nada… nem mais um final de semana lhe tire esta oportunidade! Ouça Jesus Cristo te chamando e experimente a verdadeira liberdade de poder dizer não ao que antes te dominava.

Amém.

image

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Nesse meio tempo, tendo-se juntado uma multidão de milhares de pessoas, a ponto de se atropelarem umas às outras, Jesus começou a falar primeiramente aos seus discípulos, dizendo: "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”. Lc 12:1

image

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Hb 11:1.

Uma coisa que certamente não impressionava a Jesus era as multidões que se reuniam para ouvi-lo. Principalmente porque Ele bem sabia que havia dentre eles muitos dos fariseus que se infiltravam com a intenção de buscar com que acusa-lo. Hoje em dia vemos também multidões se reunido em torno de qualquer tipo de pregação que seja usado o nome de Jesus Cristo. A diferença é que agora o farisaísmo esta atuando em muitos dos que pregam palavras que nem sempre estão de acordo com o proposito de Jesus Cristo. E infelizmente, por causa do desinteresse da maioria em buscar o conhecimento da palavra verdadeira através da leitura da Bíblia, vão sendo contaminados pelo mesmo fermento de hipocrisia dos antigos fariseus. Mas, eles bem sabem que existe um que não se deixa enganar: Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido. O que vocês disseram nas trevas será ouvido à luz do dia, e o que vocês sussurraram aos ouvidos dentro de casa, será proclamado dos telhados. Lc 12:2-3.

As maquinações no oculto que são feitas para introduzir doutrinas estranhas ao verdadeiro evangelho de Cristo, não ficarão impunes quando chegar o dia em que todos irão prestar contas de seus atos. Ainda mais, que será acrescentado o fato de estarem levando muitos a errarem pelos seus falsos ensinamentos. Fazendo com que não entendam que o perigo real não está nas coisas inevitáveis decorrentes da própria vida neste mundo. Mas, na permanência no erro e nos pecados que são manifestações contrarias a vontade de Deus e isto sim, é de fato o grande risco que todos deveriam temer: Eu lhes digo, meus amigos: não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse, vocês devem temer. Lc 12:4-5.

Apesar das manifestações de satanás no mundo, tudo está sobre o total controle de Deus. Porém, não podemos transferir para Deus; o que é de nossa responsabilidade. Assim como não se deve tentar por medo daquilo que desconhece, encontrar outros caminhos e atalhos achando que ira impedir o pior. Pois, inútil é toda e qualquer tentativa humana com este fim. - Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! Lc 12:6-7.

Além de que nada que se faça sem que antes confessem que Jesus Cristo é o Senhor, terá qualquer efeito. - Eu lhes digo: quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. Lc 12:8-9.

Sem que aja esta confissão sincera, não há como chamar a atenção de Deus para si. Deus só se agrada de quem ama o seu Filho. Lembre-se que: Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Is 59:2. - Portanto somente após sermos libertos dos pecados através do sangue de Jesus Cristo é que podemos receber do Espirito Santo de Deus a plena condição de verdadeiramente poder dirigir as multidões a verdadeira palavra de Deus. E qualquer pessoa que venha negar a necessidade de receber orientação do Espirito do Santo; Blasfema! E não passa de um fariseu hipócrita. - Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. "Quando vocês forem levados às sinagogas e diante dos governantes e das autoridades, não se preocupem com a forma pela qual se defenderão, ou com o que dirão, pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer". Lc 12:10-12.

Meus queridos (as), infelizmente nesta crescente expansão da palavra de Deus, não estão sendo observado esta condição necessária, de forma que o fermento da hipocrisia do farisaísmo tem estado presente em muitos dos ensinamentos desse falso evangelho. Estão pregando um Evangelho Novo e não o Novo Testamento do Evangelho de Cristo. Testamento = Designação da Nova Aliança.

Estão ensinando o evangelho da ganância, da riqueza e do Cristo servo dos homens e não Senhor dos Senhores. Não ensinam o que verdadeiramente Jesus Cristo vem trazer e a motivação para sua morte é ignorada: A SALVAÇÃO E A VIDA ETERNA! A melhor recompensa por aceitar os ensinamentos e cumprir a Doutrina de Deus Pai, que será dada a todos que perseverar até o fim buscando o Reino de Deus.

Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem.
Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’.
Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.
E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenado para muitos anos. Descanse coma, beba e alegre-se’.
Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’
Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus".
Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir.
A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas.
Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves!
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?
Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé!
Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso.
Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas. Lc 12:15-31.

Meus queridos (as) Jesus Cristo; não morreu com o proposito de nos livrar das dificuldades, dos infortúnios, das provações do mundo. Ele morreu para que pelo reconhecimento da sua morte e ressurreição, sejamos capazes de passar por todas estas coisas com a Paz que somente Ele pode conceder. Pois não há nada neste mundo que seja superior ao que temos em Jesus Cristo. - Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. Jo 14:27. Jesus Cristo é o único em que podemos confiar, com Ele ao seu lado podem tudo. Ele é quem nos liberta de todas as aflições.

Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas, eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo. "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" Jo 16:32,33.

Duas coisas que se deve observar como exemplo de confiança em Deus e em Jesus:

1ª) Observem que Jesus estava predizendo o que iria acontecer com o discípulos, em razão do que Ele sabia que aconteceria com Ele. Sua crucificação! Mas não teme pois confia no poder do Pai.

2ª) A segunda e mas importante, e que eles só entenderiam depois da Ressurreição, é que Jesus também já estava avisando que aquilo que seria aflição para Ele e os discípulos, viria a ser também a manifestação de sua vitória sobre satanás o causador das aflições. Porém, há uma importante observação a fazer em relação a ultima frase do versículo: Eu venci o mundo. Muitos pregadores leem ou orienta aos que leem este versículo, dar ênfase a esta ultima frase, como se fosse à pessoa que lê, a qual ira vencer o mundo! E ai entra o perigo de tirar uma frase do seu contexto real. O que não vem a ser também uma questão de interpretação de A ou B. Pois, está claro que quem venceu o mundo foi Ele, o Senhor Jesus: Eu venci o mundo, foi o que Ele disse.

Portanto quem quiser vencer o mundo basta apenas querer ter o que Jesus oferece: Paz e Bom Animo. E também; permanecer junto a Ele para desfrutar da sua vitória sobre o mundo que se deu na Cruz. Pois todos sem exceção que não estão em Cristo, ainda permanecem mortos em seus pecados. - Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz. Cl 2:13-15.

No mais, é só ter fé em Jesus Cristo: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 1 Jo 5:4.

Amém.

image

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 1 Jo 4:19.

image

Esta é a verdadeira evolução humana. Se render a aos pés de Jesus Cristo.

A estamos vivendo uma época em que muito se fala de Jesus; sem que porém estejam realmente de acordo com a verdade que a simples menção do Seu nome deve acompanhar. Muito também se fala pelo mundo afora de espiritualização pessoal como sendo um meio para se chegar a Deus. Por fim, vemos muita manifestação de toda sorte de entendimentos particular. Quando não, vemos a ideia de que cada religião pode ter a sua própria explicação para a Bíblia; A palavra de Deus. Como se a Bíblia fosse um livro comum para ser interpretado de acordo com as necessidades das pessoas. - Acima de tudo, porém, lembrem-se disto: ninguém pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas. 2 Pe 1:20.

Se somente atentassem para o fato de que nem o sentimento que os homens pensam possuir como sendo amor. Foi capaz de levar os homens a buscar o entendimento verdadeiro de Deus. Imagine então ser possível que uma pessoa com o coração movido por todo tipos de intenções; ter condição para, a partir de uma interpretação particular querer supor estar certa de que realmente entendeu o que leu? - Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. Hb 4:12.

Ontem a noite, estava conversando com um irmão em Cristo após o culto sobre a impossibilidade de alguém encontrar repostas em relação a Deus se não for por Jesus Cristo. Meus queridos (as), não há nenhuma chance do homem encontrar outro caminho que leve a Deus fora do relacionamento com o Seu Filho. Nem mesmo no mais convicto dos homens em relação a sua espiritualização é possível encontrar nada mais que, talvez a capacidade de convencer ao outro das suas concepções e pensamentos. Contudo, ninguém irar fazer o que só Jesus pôde! Dar a salvação através da Cruz. 7 Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa. 8 Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. Rm 5:7,8. Deus, para não tirar de uma vez por toda a possível argumentação de homens “espiritualizados”; ainda aventa a possibilidade de que houvesse até quem por uma pessoa boa viesse a morrer. Apesar de que nem isso teria algum valor; pois quem saberia qual a intenção deste coração doador? Mas, com certeza não haverá mesmo nenhum que venha desejar morrer por quem nem conhece.

O que o homem tem que aceitar e não querer entender; é a sua incapacidade de compreender o agir de Deus. Submeter-se ao fato de que o homem sem Deus não passa de mais um ser vivente que a sobre a Terra. E que mesmo assim, seja bom ou mal. a sua miserável vida é uma concessão de Deus. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. Cl 3:3. Está é a triste realidade dos homens sem Cristo. Já estão mortos e nem percebem!

Como se eu estou respirando; comendo; bebendo; alegrando-me conquistando riquezas! Não é o que pensa o descrente? - Então direi a mim mesmo: ‘Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse coma, beba e alegre-se. “. Contudo vejam quão enganadora é esta concepção para Deus: "Mas Deus lhe disse: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou? Lc 12:20,21.

Meus queridos (as), Deus fica entristecido quando vê a humanidade sendo tragada pelos desejos da carne como se nada do que se faz neste mundo, já não tenha um fim previsto. A própria ciência que os homens usam para desmerecer a Deus, diz: Tudo nasce, cresce reproduz e morre! Pois esta é a mensagem que o príncipe deste século passa através da ideia de que, tudo acaba com a morte e por isso o homem tem que obter o máximo para gozar nesta vida. Enquanto o nosso Criador e Pai enviou seu Filho amado para nos preparar para algo muito melhor e duradouro: A vida eterna ao seu lado: - "O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa. Jo 10:10.

Creiam! Satanás, é o ladrão de quem a palavra se refere e ele age através de muitas coisas que nem sequer imaginamos. E lutar contra ele achando que são “espiritualizados” o suficiente para derrota-lo ou inteligente demais para crer nele; é tudo que ele espera para traga-lo de uma vez por toda. - Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 1 Pe 5:8. Pois, creiam! Querendo ou não todos que não se achegam a Deus pelo nome de Jesus Cristo; já deram legalidade para que o mal possa agir em suas vidas. - Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Rm 3:23.

Diz um ditado do mundo que: O pior cego é aquele  que não quer enxergar!

Todos os dias estão vendo atrocidades sendo cometidas em todas as partes do mundo; e mesmo que não seja nenhuma novidade, se analisado do ponto de vista da história da humanidade. Deveria contudo, ser no mínimo motivo para se perguntarem, o por que de ainda vermos tais acontecimentos se desde a chamada era do Renascimento que os homens vivem dizendo que estão evoluindo. A pergunta que fica no ar então é: Evoluindo para onde?

Inimigo enterra o inimigo vivo. Está em todos os sites! - Jesus, porém diz: Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês. Mt 5:44.

Por dinheiro homens gananciosos matam e decapitam inocentes. Aconteceu aqui no Brasil. – Jesus já dizia: Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos. 1 Tm 6:10.

Filhos matam ou consentem que matem seus pais. Acontece em todo o mundo. – Jesus ensina: Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é, Ef 6:2.

E os politico constituídos para o bem do povo o que fazem? Sem comentários. Ai daquele que constrói a sua casa com injustiça e desonestidade, não pagando os salários dos seus vizinhos e fazendo com que trabalhem de graça! Jr 22:13.

E as autoridades da lei; por acaso são justos? Por acaso obedecem a Deus? – “Quando julgar alguma causa, não seja injusto; não favoreça os humildes, nem procure agradar os poderosos. Julgue todas as causas com justiça." Lv 19:15

E quanto aos sábios e intelectuais: Professor universitário é suspeito de injúria racial no DF. Cadê o amor ao próximo? – Deus no entanto: Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Rm 2:11.

E o que dizer de todos os demais religiosos, filósofos, estudiosos, espirituais, bonzinhos etc.: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mt 15:8.

Meus queridos! É ilusão e não evolução! Esquecerem Deus e colocar de lado os ensinamentos de Cristo. Leiam a Bíblia e encontrarão nela todas as respostas para a mais intima de sua duvida. Não pense, não veja, não ouça sobre o que dizem ser a Bíblia. Aceite que ela é a única fonte confiável para que vocês possam entender que a razão da sua existência neste mundo é mais do que apenas sub-existir em busca de coisas materiais e/ou espirituais duvidosas. Todos nasceram para um único e verdadeiro proposito! O de amarmos o verdadeiro Deus.

Leiam e meditem no que apostolo João ensina; para que possam discernir o verdadeiro espirito de Deus do espirito de coisas que regem o mundo:

1 Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
2 Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;  3 mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.
4 Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.
5 Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.
6 Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.
7 Amados, amemos-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
9 Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.
10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

11 Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.

12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.
13 Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.
14 E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.
15 Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
16 Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.
17 Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.
18 No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.
19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
20 Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão,é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
21 Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão. 1 Jo 1-21.

Qualquer outra formula inventada por homens não os levará a lugar algum, a não ser a continuidade do estado de coisa em que cada um já se encontra desde que veio a este mundo. Pois sem Jesus Cristo é como os homens estão e continuarão: 12 "Naquele tempo vocês estavam separados de Cristo; eram estrangeiros e não pertenciam ao povo escolhido de Deus. Não tinham parte nas suas alianças, que eram baseadas nas promessas de Deus para o seu povo. E neste mundo viviam sem esperança e sem Deus." Ef 2:12.

A não ser que vocês estejam satisfeito com o destino que o deus das coisas vis que atua no mundo te reserva: Pois o salário do pecado é a morte, Rm 6:23a.

Eu e milhões de outros seguidores e servos de Jesus Cristo, no entanto escolhemos algo melhor. Servir ao verdadeiro e único Deus: “mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor”. Rm 6:23b.

Tem uma canção Gospel que a letra diz:

“Se não for para te adorar, para que eu nasci… Se não for para te servir! Porquê estou aqui.” E você sabe para que está no mundo?

Pense nisso! Pense em Cristo! Pois os homens só evoluem quando são capazes de amar como Cristo nos ama.

Amém.

image

terça-feira, 1 de maio de 2012

Rm 5:1 (NVI Br) Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

image

A melhor maneira de um cristão compreender o significado de ter a paz de Deus; é quando humanamente está acometido de uma momentânea provação e vê o cuidado do Senhor Jesus Cristo se revelar através de uma pessoa que você nunca viu que se aproxima de você para lembra-lo que Ele está vendo a sua situação e esta contigo na luta.

E meus queridos (as), não que esteja me referido a uma situação hipotética! Foi o que aconteceu ontem à tarde comigo numa praça de alimentação de um pequeno centro comercial no bairro onde moro. Sentei-me em uma mesa ao lado de outra em que um jovem que nunca havia visto anteriormente, já estava sentado e a única palavra que troquei com ele, foi a de pedir o favor de permitir que ligasse a fonte do meu notebook na tomada da parede atrás da cadeira que estava sentado. Pude perceber que ele estava lendo um livro que não pude e nem tive a curiosidade de ver o titulo e parecia absorvido na leitura, e só.

Passado algum tempo após ler alguns e-mails, tomar um delicioso prato de sopa. Creio que entrei naquele estagio natural do homem; onde as preocupações parecem predominar sobre tudo e fiquei meio que absorto em meus próprios pensamentos. De relance percebi que o jovem estava preste a ir embora, o que de fato ocorreu. Passados alguns minutos ele retornou e sentou-se na mesma mesa. E eu permaneci absorvido nos meus pensamentos. Mas, pude novamente perceber que ele estava se retirando outra vez.

Voltei a minha atenção para o meu note e para minha surpresa o jovem retornou mais uma vez, só que desta vez, ele pegou uma cadeira e pediu licença para falar comigo. Ai meus queridos (as), é que entra na história tudo que costumo pregar nas minhas postagens! A diferença que há entre ser servo de Cristo.

Após pedir licença e eu concede-la, aquele jovem que não me conhecia e eu tão pouco a ele, me disse que Jesus Cristo estava vendo a minha situação e que eu não estava só. Confesso que mesmo sendo uma pessoa que já se habituou a ver o agir do seu Senhor; fui surpreendido de tal maneira que nem consegui ouvir toda a sua fala e desejei compartilhar com ele que eu também pertencia ao mesmo Senhor que o havia impulsionado a falar para este servo e lembra-lo; que Ele não falha em nenhuma das suas promessas e voltasse a ter paz. - 2 por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; 4 a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
5 E a esperança não nos decepcionam, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. Rm 5:2-5.

Conversamos por alguns minutos, o suficiente para que meu estado de animo mudasse e eu de imediato lembrasse: 6 De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. 7 Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. 8 Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Rm 5:6-8.

Estou dando este testemunho para glorificar ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo e também exaltar aquele jovem que não irei citar o nome, pois ele bem sabe que a sua glória foi ter cumprido o que o Nosso Senhor lhe mandou fazer, mas, que fique com a certeza que como diz a palavra: Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; 2 Co 4:17. Que eu também glorifico a Deus pela sua vida meu caro Irmão em Cristo.

São situações como estas que Deus permite que passemos; para podermos estimular o agir da nossa fé, mesmo que o momento pareça contradizer a esperança. Ele, no entanto está com Seus olhos atentos aos seus Filhos. Pois não foi em vão que o Seu Filho morreu por mim: 9 Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele! 10 Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! Rm 5:9,10.

E não que eu tenha esquecido, mas, é a brecha que o inimigo de Deus e nosso também encontra para nos atingir com os pensamentos de duvida. Tentando fazer com que me esqueça que eu já passei pela porta estreita e só dependo do meu Senhor Jesus: "Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida." Jo 14:6;

O nosso bom Deus mostra o quanto se preocupa com todos os seus filhos, que providência um irmão para que venha nos lembrar de tudo que o evangelho de Seu Filho Jesus nos ensina e promete: Agora, irmãos, quero que lembrem do evangelho que eu anunciei a vocês, o qual vocês aceitaram e no qual continuam firmes. 1Co 15:1.

Mesmo que eu possa ter me deixado levar por esta breve e momentânea tribulação, o fato é que um cristão nunca esquece que o Nosso Senhor Jesus não faz nada pela metade: Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continua-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus. Fp 1:6.

Por isso meus queridos (as) aconteça o que acontecer uma coisa eu sei: 38 "Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro;" 39 nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor. Rm 8:38,39.

Em nome de Jesus Cristo

Amém.

image

domingo, 29 de abril de 2012

O Sermão do monte. Comentado ponto a ponto.

image

Segue  ponto a ponto da importância de cada um dos ensinamentos de Jesus Cristo para a caminhada do novo cristão pelas: As bem-aventuranças.

"E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos.
E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

1- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

No primeiro momento evolutivo, do homem material, é preciso perceber que existe nele algo mais do que a matéria que conhece. Que existe nele um espírito. Que existe um mundo que não é matéria, que é algo que não conhece. Neste instante inicia-se sua evolução espiritual. Passa a buscar as coisas espirituais! Torna-se um mendigo do espírito (uma das traduções usadas para a frase).

Como não conhece nada deste mundo novo ou do seu espírito, apercebe-se neste instante que é um pobre de espírito. Põe o pé na Seara Evolutiva que vai trilhar neste seu período terreno. Seara =  Campo de cereais.

Mais maravilhosa é a afirmativa seguinte, consequência deste passo: "Porque dele é o Reino dos Céus". Aqui está claro, aquele que põe o pé na seara, tem um objetivo em mente e se perseverar chegará ao fim!

Quando o homem se inicia no caminho de mendigo do espírito com o humilde proposito de um servo, certamente chegará ao Reino. Seja bom ou mal, aquele que busca a seara estará em julgamento ao fim da seara. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.Mateus 25:3; porque nele está a manifestação divina que foi acordada pela sua vontade. A realização é inevitável, simplesmente questão de mais ou menos tempo. Esta consolação maravilhosa que se encontra na primeira bem-aventurança, vem para nos confortar, a nós que estamos no caminho com Cristo.

Como pode-se ver, existe um sentido muito mais profundo em cada palavra do Evangelho de Jesus. Basta que se tenha o discernimento dado pelo Espirito Santo a todos que buscam.

2 - Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Tendo colocado o pé no caminho, o homem inicia sua espiritualização. Passa a sentir-se como um estranho no mundo material. As coisas do mundo não lhe dão mais a mesma satisfação e, não tendo ainda a consolação das coisas do espírito, chora e sofre!

Neste momento o ser em evolução encontra-se em total desespero; sente-se abandonado. Saiu de um mundo mas não encontrou ainda outro. Muitos de nós nos encontramos neste estágio. Sentimos que existe um mundo maior, além do mundo, mas não conseguimos penetrar nele. Permanecemos presos ao mundo em que vivemos, aos seus valores. Por isto sofremos. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17.

Mas, exatamente devido a este sofrimento, somos impelidos a buscar o entendimento e a consolação. Buscando, certamente encontraremos — "Busca e acharás".

A consolação está em toda a palavra de Deus; basta que tenhamos o discernimento do Espirito Santo.

3 - Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Esta bem-aventurança já foi e continua sendo, muito mal interpretada por ignorantes e interesseiros, que atribuem a ela a afirmação de que o homem deve ser submisso à certa instituição religiosa, ser manso, e que acena com a possibilidade de assim obterem ganhos materiais.

"Se aceitares as coisas da igreja, neste mundo mesmo receberás a recompensa" – isto ainda é muito usado para beneficiar aquele que "colaboram".

Mas, vamos ao entendimento verdadeiro da iniciação cristã. Para que a Igreja de Cristo não venha ser contaminada com o pensamento humano.

O homem que pôs o pé no caminho, sentiu-se sozinho e buscou a consolação. Este homem não mais luta com as coisas do mundo. Adquiriu a compreensão de que mundo material nada mais é do que a manifestação de desejos carnais, que não adianta obter somente as coisas materiais e aparentes do mundo, pois passa a entender que acima delas temos uma recompensa maior pela qual vale a pena lutar. Que é a vida eterna ao lado de Jesus Cristo.

Com este entendimento torna-se manso. Não luta contra as coisas do mundo, coloca-se na posição em que o Espirito Santo flui dentro de si. Coloca-se no "caminho perfeito" que é  de Jesus Cristo.

Nesta situação, as coisas terrenas passam a acontecer de modo a beneficia-lo. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.Romanos  8:28.

As promessas de Deus passam a cooperar para este homem manso. Ele usa suas forças para colocar-se na direção de receber o que deseja, porque entende como a Lei se cumpre. Este homem é manso, mas não covarde; é um grande lutador, que luta com sabedoria.

A consequências de ser assim manso é herdar a terra. Os bens materiais lhe são dados em acréscimo e não mais como objetivo.

É impressionante a sequência do passo com a consequência dele. Neste estágio encontram-se os homens que sabem viver com o que possuem — podem ser ricos que usam bem sua riqueza, e podem ser pobres que estão em harmonia com o que têm.

4- Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão  fartos.

O homem que herdou a terra, que vive em paz com as coisas materiais, passa a ter uma aspiração ética mais ampla. Já entendeu a Justiça do mundo. Procura encontrar no mundo a presença de Deus.

Busca encontra a Justiça em tudo o que vê: Tem fome de Justiça!

Buscando em Cristo ser um homem superior a média, é o homem que do fundo do seu coração procura ser justo.  Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.1  Pedro 1:13.

Nesta busca vai encontrar a mão e Deus em tudo que ocorre no mundo. Vai entender que a vontade de Deus deve prevalecer em sua vida. Este homem entende que o momento que vive é de total conhecimento de Deus. Com este entendimento encontra a Justiça.

No passo anterior, conheceu a Justiça do mundo, e aprendeu como as leis dos homens não opera a justiça de fato. Mas, Deus faz a sua Justiça. Neste passo entende a Justiça de Deus, a Justiça que comanda tudo que independe do mundo.

5- Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.

Neste quinto passo, o homem inicia-se no espírito de Deus. Passa a ter a compreensão de que existe algo além da Justiça. Que há uma força maior do que a Lei. Que há alguma coisa que o une aos outros homens. Este algo mais além da Justiça é a Misericórdia!

A semente dessa Misericórdia existia em seu coração desde o início, mas o homem só tem condição de perceber a Misericórdia depois de conhecer a Justiça de Deus.

A Misericórdia antes da Justiça gera a desarmonia e o caos.  Misericórdia = Sentimento doloroso causado pela miséria de outrem. Colocar-se no lugar do outro.

O sentimento de Misericórdia, que estava escondido dentro de seu coração, manifesta-se neste momento e o homem se torna misericordioso. Torna-se naturalmente misericordioso, como ocorre a cada passo, confirmando a afirmação inicial de que quem põe o pé no caminho chegará ao Reino dos Céus.

A consequência deste passo é que somente encontrará o Reino pela Misericórdia. Sendo misericordioso é que se pode entender a Misericórdia de Deus, pois esta não está em qualquer lógica ou raciocínio humano. Sendo misericordioso o homem encontrará a Misericórdia para eleva-lo no caminho de Deus.

Não é por seus méritos que chegou aqui e nem será por eles que seguirá adiante, é simplesmente pela Misericórdia de Deus!

Encontramos poucos exemplos de homens neste quinto passo iniciático. A verdadeira Misericórdia vem depois da Justiça. Só é misericordioso quem foi Justo, fora disto temos pena e dó de nossos semelhante, por egoísmo, porque vemos na sua mazela a possibilidade de sofremos igual mazela.

A Misericórdia divina, por outro lado, transcende nosso entendimento de Justiça terrena — podemos ter uma compreensão disto no Livro de Jó.

6- Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face e Deus.

Neste sexto passo o homem se identifica com Deus!

Já no passo anterior o homem transcendeu ao mundo, já se encontra caminhando em terrenos do coração, onde a lógica e o raciocínio humanos não alcançam.  - Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; 1 Coríntios 2:15.

Aqui o homem saiu de si, já não é mais sozinho, encontrou Misericórdia por tudo e por todos. Este tudo e estes todos fazem parte dele neste momento de crescimento espiritual. Todo o egoísmo saiu do seu coração, e o homem torna-se um "puro de coração"!

Este é o momento evolutivo em que o peregrino pode dizer "Eu e o Pai somos um"!

Neste momento a vontade do Homem é a vontade de Deus!

Homem com H maiúsculo, porque neste estágio se encontra o verdadeiro Homem, o unigênito, o primeiro nascido. O Senhor Jesus, saindo de sua iniciação no deserto para ser batizado e iniciar sua visão pública.

Este passo iniciático corresponde ao Amor! Ágape = Palavra grega para amor que implica em doação não egoísta. Um dos exemplos mais conhecidos é João 3.16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pareça mas tenha vida eterna" .

Só existe o verdadeiro amor depois que se vence o mundo, que se conhece a Justiça e que se teve a Misericórdia. Antes disto o amor é egoísmo!

A consequência deste passo é clara": "ver a face de Deus". O peregrino deste passo identifica-se com Deus, mas não é Deus.

"Eu e o Pai somos Um, minha vontade é a vontade do Pai, mas eu não sou o Pai".

Nada mais claramente expressa estas afirmações do que "ver a face de Deus".


7- Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Poderíamos supor que o Homem que está diante da face de Deus, que é uno com Ele, tivesse terminado sua peregrinação evolutiva ainda no mundo. O evangelho ainda lhe reserva mais um passo.

Este Homem que verdadeiramente amou o mundo, não poderia simplesmente partir liberto sozinho! Tem que levar consigo os seus amados.

Não pode terminar sua peregrinação sem que todos seus amados sejam também libertos. Tem que trazer a Paz aos que ficaram para trás! "Bem-aventurados os pacificadores".

Este é o sétimo passo iniciático, que é representado pelo: Sacrifício de Cristo na Cruz.

O Homem veio trazer a Paz a nós todos que ficamos: "Eu vos dou a minha Paz", "Eu vos deixo a minha Paz".

Não é possível deixar de voltar para trazer a Paz àquele que verdadeiramente amou.

A consequência deste passo é aqui expressa de uma maneira clara e cristalina. Eis o verdadeiro pacificador, que será chamado "Filho de Deus "!

O filho de Deus está um passo adiante daquele que vê a face de Deus. Além de ser uno em vontade é uno em essência: É filho!

É impressionante como pode estar contido tanto em tão poucas palavras, e de modo tão claro. Porém mais impressionante é de que modo tais palavras têm sido distorcidas da realidade, visando interesses terrenos e escusos.

8- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Este é o passo do sofrimento de Jesus na cruz.

Ali estava o filho de Deus perseguido por causa da Justiça, sendo crucificado. É necessário que se seja crucificado por causa desta Justiça e que nesta crucificação o iniciado seja capaz de perdoar: "Pai perdoai os porque não sabem o que fazem".

Para ser filho de Deus é necessário ser pacificador, mas para entrar no Reino é necessário este oitavo passo, que decorre naturalmente de ser pacificador. O pacificador é perseguido por causa da Justiça, e é crucificado porque não é mais deste reino terreno. É do Reino dos Céus!

É bem-aventurado o que sofre esta perseguição. Esta perseguição ocorre exatamente do atraso evolutivo dos amados que ficaram a margem do caminho.

A grandeza do ato do iniciado fica expressa nesta perseguição, tanto maior quanto maior for o desnível evolutivo entre este Homem e seus amados.

Esta oitava bem-aventurança vem a ser também a afirmação de que todos os que habitamos neste mundo; se assim quiserem serão libertos e atingirão o Reino dos Céus. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.João 10:16.

Por bem ou por mal, cada um de nós estará diante do Filho de Deus!  Para os que o aceitaram é uma consolação que Evangelho nos traz, para que tenhamos ânimo na peregrinação terrena. Mesmo os que não mendigaram pelas coisas do espírito serão chamados a servirem na Seara.  E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15-16 . Então terão o Reino, porque a Justiça os persegue.

Habita em cada um de nós o Deus vivo e, mesmo que não tenhamos qualquer consciência disso, fará-se-á a Justiça. É justo o seu desejo que todos sejamos libertos!

Pela dor ou pelo amor trilharemos cada um de nós esses passos de iniciantes até que o Cristo se manifeste em nós.

Neste passo praticamente se encerra a peregrinação do iniciado na Seara de Cristo.

Este oitavo passo iniciante termina com a afirmação idêntica à inicial: "Porque dele é o Reino dos Céus".


9- Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Pode parece estranho que no Evangelho haja ainda nona bem-aventurança, que corresponderia a um novo passo de iniciação..

Aqui não é exatamente um novo passo. A afirmativa é diferente: "Bem-aventurado sois vós”. Isto mostra que não se trata de um novo passo.

Aqui está uma benção dirigida àqueles que, entendendo a mensagem de Jesus, compreenderam que o Cristo está dentro deles, e por este Cristo são perseguidos, injuriados e caluniados.

Este é o caminho escolhido por aqueles que, pela dor e pelo sofrimento, optam por manifestar o Cristo interno ao mundo. Esta foi a opção dos profetas que nos precederam.

Esta opção só pode ser escolhida por aqueles que. tendo recebido o Espirito Santo de Deus , sentem a presença deste Cristo interior. Estes são os profetas, quando acertam o caminho, e são os loucos quando nele se perdem.

Está aqui expresso como uma consolação oferecida aos discípulos e que foi mais tarde mal entendida pelos que fazem de homens perseguidos por estarem convictos da sua fé em Mártires: Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."   Mateus 5:1-12.

Continuando a leitura dos demais versículos do capitulo 5 de Mateus. Veremos todas as demais características e procedimentos que devem nortear a vida de um verdadeiro cristão. O que torna este capitulo completo na mas elementar da condição de busca pela vida eterna com Jesus Cristo. 

Amém.

image

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...