segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Examinai tudo. Retende o bem.1 Tessalonicenses 5:21

image

Como esta orientação está sendo cada vez menos levado em conta nos nossos dias! Infelizmente o que vemos é exatamente o oposto a esta advertência; ao invés de examinar a pessoas estão sendo levada a experimentarem primeiro tudo aquilo que lhes são oferecidos. E justamente por causa de atitudes impensadas e não pré-avaliada conforme a instrução do apostolo Paulo é que muitos sequer têm chances se arrepender e muitas vezes acontecem de se decepcionarem. --- Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9.

Diferentemente da impressão que esta orientação possa passar; o examinar não implica na necessidade de alguém se debruçar sobre livros ou tentar decifrar sinais que supostamente farão com que a pessoa se torne uma expert e a partir desse “conhecimento de causa” venha decidir o que de fato é bom para reter. Pois, surpreendentemente, são as pessoas que dizem possuir grande conhecimento ou capacidade intelectual, as que mais se afastam de Deus. Ainda mesmo que nunca tenham encontrado nada que possam usar como prova contraria aos ensinamentos e orientações de Deus na Bíblia. Pela arrogância; vaidades preferem criar teorias diversas na tentativa de imporem suas convicções mesmo que desprovidas de qualquer evidência e contrariando a própria lógica dos argumentos utilizados por eles que seria a capacidade adquirida pela evolução do próprio homem de desvendarem o que não conseguem entender. Algo que de fato sozinhos nunca conseguirão. --- Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: Lucas 6:47.

Quero deixar claro que ao fazer esta afirmação de forma alguma estou negando a existência da capacidade humana de poder entender os muitos e complexos enigmas que envolvem o homem e sua própria existência no âmbito carnal. Portanto, não caberia criar contradição entre as orientações e ensinamentos bíblicos, para explicar a divisão que naturalmente há entre as diversas formas de vermos, até mesmo as mesmas coisas fazendo com que pareça incompatível uma pessoa ser racional e ao mesmo tempo espiritualmente madura. --- Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Romanos 12:1. Imagino que pela lógica destes intelectuais pareça uma ideia absurda alguém se “oferecer como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”! É evidente que os que pensam assim simplesmente não percebem inutilidade do acumulo de conhecimento acadêmico absorvido por quem deseja compreender a vontade de Deus e por isso não compreende que o sacrifício vivo a qual a palavra se refere é a mudança do pensamento egoísta. Esta tentativa de fazer com que pareça ser complexa a evidente limitada capacidade humana, não permite que decifrem o que somente aos é permitido e revelado aos que não buscam vê Deus como os homens “intelectuais” querem vê. ---  Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Romanos 12:2-3

Talvez o que esteja fazendo realmente falta às pessoas; não seja o excesso do conhecimento intelectual! O que mais tem feito falta aos homens nos nossos dias são justamente a ausência do sentimento de teimosia e a recusa de um autoexame dos seus próprios conceitos em relação a nossa existência não tão somente como seres humanos, mas, principalmente como seres espirituais que somos. Tenho total certeza que este ceticismo em muito é baseado na falsa atitude de conformação diante da morte carnal inevitável. Atitude esta que se torna totalmente contraditória diante do desespero que esta morte provoca nas pessoas que ficam. O que não poderia ser de outra forma quando não houve uma transformação, uma metanoia* total! --- Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16

Nota: (*) metanoia (grego metánoia, -as) s. f. 1. Mudança no pensamento ou no sentimento. 2. Arrependimento. E entendessem que somo seres eternos e eternamente se com Cristo estivermos também viveremos.

Podem me chamar de louco por afirmar que eu tenho a mente de Cristo. Sim! Eu tenho a mente de Cristo e como posso afirmar isso? Basta que peçam a uma pessoa estudiosa de qualquer situação incompreendida pelo homem, que te explique um versículo qualquer da bíblia que aos seus ouvidos tenha alguma “logica”! Para facilitar, se atenham ao Novo Testamento, para que não funda o cérebro do candidato a “elucidador” de Deus. --- Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; 2 Coríntios 10:5. E compare com o que escrevo neste Blog! Pode até parecer uma defesa exacerbada de um conceito pessoal. Mas, meus queridos (as), posso garantir que não falo baseado em nenhum conceito próprio e muito menos ainda, de algo proveniente de minha capacidade limitada. --- Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12. E por ser viva é que tenho a certeza que quando eu Oro estou me dirigindo ao meu Deus. E quando leio a sua palavra Ele fala diretamente comigo.

Não haverá um dia que Deus não fale com quem o busca através da oração e queira ouvi-lo pela leitura da palavra. Como se chama esta comunicação? Ela não tem nenhum nome pomposo como os criados pelos homens, tais como: Mentalização, Incorporação, Telepatia, Sintonia, Transcendental etc. Esse dialogo é possível apenas para os que tem FÉ! --- De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17. --- Chegue a minha oração perante a tua face, inclina os teus ouvidos ao meu clamor; Salmos 88:2 --- Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Provérbios 4:20.

Ouvi a Deus! Não consiste necessariamente na tentativa de escuta-lo de forma audível através dos ouvidos físicos. A voz do Senhor ecoa em nossos corações e mente e até na observação de toda a sua criação. Ainda que para que não aja duvida quanto a quem nos fala, se necessário for, Ele utilizará qualquer meio para que o escutemos. --- Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? Números 22:28. Entretanto meus queridos (as) há uma condição que é imutável para Deus. Ele nunca irá obriga-lo a aceita-lo e tão pouco crer Nele. Assim, como da mesma forma engana-se os que pensam ainda nos nossos dias que os seus sacrifícios, penitencias, promessas, rezas, caridades, religiosidade, dízimos, ofertas podem de alguma forma agradar a Deus; com estas coisas que são meras partes da incapacidade humana de se reconciliar-se com Deus que não seja através da única condição possível e já imaginada, concebida e consumada pelo Seu Filho Amado Jesus Cristo. --- Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado.
Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.
Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.
Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.
E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Hebreus 10:1-12.

Da mesma forma que acumular conhecimento acadêmico intelectual cientifico é totalmente dispensável para que uma pessoa tenha discernimento espiritual da palavra de Deus. A fé incondicional na palavra de Deus e em Jesus Cristo é o único ingrediente necessário para que tenhamos a verdadeira comunhão entre o homem carnal transformado e o homem espiritual renascido em Cristo. --- Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.
Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito:
Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; Hebreus 10:13-22.

E mais uma vez posso afirmar que esta é a única forma de alguém ao examinar tudo que o mundo oferece, ainda assim não desejar inconsequentemente trocar o que está pronto para ser experimentado, pelo que somente pela Fé esperamos. E por quê? --- Porque fiel é o que prometeu. Hebreus 10:13-23.

Jesus Cristo é o Nosso fiel salvador.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.