terça-feira, 2 de outubro de 2012

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:21

image

Numa época em que parece que o mal está por todos os lados, fica muito fácil e simples culpar o outro como causa de tanta violência. No entanto a palavra exorta a que seja em nós a primeira derrota que este mal deve sofrer. Como disse, é muito cômodo culpar! Culpar o desemprego, culpar os políticos, culpar algo ou alguém sempre foi mais fácil. No entanto em todo o capitulo de Romanos 12 é possível encontramos diversas orientações para que possamos combater mal que afligem a humanidade e que em sua grande parte é concebida dentro das mesmas pessoas que salvo quando não estão nelas mesmas a origem do mal, estão empurrando a culpa para os outros.

A começar da desobediência em não querer ter uma vida que esteja de acordo com a vontade de Deus. O que como seres racionais que somos deveríamos entender ser o padrão ideal.  ---  Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1. Continuamos sustentando este estado de coisas com a indiferença a cauterização dos sentimentos em relação ao próximo, pois, pensam, como se isso fosse capaz! De, se a violência ficar restrita ao meu vizinho, tudo bem, problema dele! Este pensamento de origem maligna é o oposto do que Deus espera de todos nós. --- E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2. 

Como meus queridos (as) ,alguém pode imaginar que possa obter alguma proteção do Deus da bíblia tendo a mente tão deturpada em relação ao que Ele deseja? Não entendo como uma pessoa que tenha a mínima capacidade de compreensão elementar das coisas possa acreditar que se mantendo indiferente ao mal que atinja ao outro, de alguma forma possa ela mesma, de alguma está imune contra este mesmo mal? Desculpe-me! Mas uma pessoa que pense assim pode ser tudo, menos um ser racional. ---  Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Romanos 12:3.

Jesus Cristo nos ensina com sua igreja a observar o nosso próprio corpo. --- Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. Romanos 12:4-5. E porque Ele faz esta comparação? Porque o corpo é indivisível! Não há meus queridos (as), como as pernas andar, sem que o cérebro as comande! Não como o cérebro comandar se os pulmões não enviar oxigênio e por ai vai.  Da mesma maneira que os dons que recebemos por Cristo nos são concedidos  para que contribuam com todos ou outros irmãos. --- De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Romanos 12:6-8.

Uma das principais características da indiferença e que é muito comum vermos nas pessoas que pensam ser imune a dor do próximo, é o fingimento.  Não é incomum vermos pessoas que dão declarações fervorosas de apoio e compaixão pela causa alheia, mas que, porém no fundo tornam-se coparticipantes dessa desgraça pela sua atitude  de parecer que está incomodando-se com o mal, mas na realidade sequer sabe como imitar o bem. ---- O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Romanos 12:9 .

Nesta época de eleições vemos muitas dessas pessoas, que de uma hora para outra passa a delicia-se com o cheiro do povo! Quando no fundo. --- Em sua arrogância o ímpio persegue o pobre, que é apanhado em suas tramas. Salmos 10:2

Deus decididamente odeia a violência, intimidação ou qualquer outra forma usada por alguém no poder para controlar, manipular ou perseguir os mais fracos. Ele abomina toda maldade na qual os fortes e poderosos tiram vantagem dos fracos e indefesos. Porque isto não deixa meus queridos (as) de ser uma maneira de eles darem permissão para que o mal se propague, pois, quem afinal pode impedir algo que utilizam para alcançar o que desejam?  Se ao menos houvesse mais homens e mulheres que não pensassem em si mesmos e fosse de fato temente a Deus; posso assegura-lhes que seria muito mais fácil o combate contra o mal. --- Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sedes unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; Romanos 12:10-16.  Talvez muitos considerem uma utopia as orientações dadas pelo Apostolo Paulo, instruído pelo Espirito Santo de Deus. Mas eu então te pergunto? E que seja uma utopia! Não desejariam que fosse essa a conduta do seu próximo em relação a vocês?

Na verdade meus queridos, ainda que possam não acreditar! Para os que pelo menos são verdadeiramente cristãos seguidores de Cristo, esta é a condição que buscamos para que possamos de maneira objetiva e concreta darmos a nossa contribuição para que o mal que assola a humanidade não somente não nos atinja, mas possa verdadeiramente ser derrotada. Porém não com filosofia barata de ocasião, contudo dando exemplos práticos de como deve ser a vida de todos aqueles que estão em Cristo Jesus. Porque, sem Ele nada, mais nada mesmo que pensem poder ignorar ou fazer irá abalar a estrutura montada pelo diabo para que o mal venha dividir os membros do corpo. --- A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Romanos 12:17-20.

Em todo mundo homens espiritualizados  pregam paz  harmonia e combate ao mal e até envolvem o nome de Deus, porém  meu querido aqui está à resposta do porque desta paz nunca acontecer. --- Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.
Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.
Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.
Amados, amemos-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:1-8

Quando a paz é pregada com o amor fingido. Ela não perdura, pois não é provem de Deus. --- Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 1 João 4:9-11.

Sem o amor de Cristo nunca haverá a verdadeira paz que os homens tanto almejam. --- Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.
No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:12-20

Quer viver em paz? Entregue o seu viver a Cristo!

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.