segunda-feira, 16 de abril de 2012

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Efésios 4:15.

image

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, Filipenses 2:

No intuito de mostrar a verdade com relação a supostas legações de detentor da autoridade sobre a igreja de Cristo e para que não haja mais nenhuma duvida há quem realmente pertence à única autoridade absoluta da Igreja Cristã. Vemos no versículo acima a inequívoca e inquestionável afirmação do Apostolo Paulo em carta aos seguidores de Cristo em Éfeso e também se repete em Colossenses de que não outro a quem devemos obedecer a não ser o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Ao comparar a estrutura da igreja recém-formada após a morte de Jesus com o corpo humano, o apostolo Paulo nos mostra como deve ser o comportamento de todo aquele que se denomina cristão e principalmente por qual devemos obter todos os exemplos e ensinamentos:

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Efésios 4: 11-15

Além do, mas Paulo continua a nos orientar e exortar a não sermos enganados por falsos ensinamentos baseados em atitudes e pratica da vida anterior a nova condição de cristão seguidor de Cristo. Alertando-nos para o perigo de dar ouvidos a ensinamentos de homens cuja mente e os corações não foram libertos dos seus vícios e maus costumes, que com certeza não condizem com os ensinamentos da doutrina de Deus.

Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.
Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão devido ao endurecimento dos seus corações.
Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.
Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo. Efésios 4: 16-20.

Por isso meus queridos (as), mas do que ouvir falar de Jesus e até está tentando aprender os seus ensinamentos é importante que rasguem e jogue no lixo todos os outros ensinamentos e a maneira pela qual viviam antes. Pois, somente assim fazendo poderá receber e ser renovados como novo homem, este sim, de fato: Semelhante a Deus, não pela aparência física, mas, no conhecimento verdadeiro e na busca por uma vida despojada do pecado, que só pode vim em santidade proveniente do conhecimento da verdade renovadora de Cristo.

De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo.
O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4: 21-29.

Desafio a qualquer pessoa que ao ler a Bíblia; e ao encontrar outros ensinamentos como os que estão contidos nestes versículos. Há não se “espantar” ao perceber, as não por acaso semelhanças com “ensinamentos” inserido em varias religiões, filosofias, conceitos humanos que são ditos e repetidos como houvesse sido e originados de “pessoas iluminadas” de “extrema bondade” ou “espiritualidade”. Na verdade meus queridos (as) não há nenhum acaso! A verdade é que todos os bons princípios que deveriam reger a vida de qualquer ser humano, independente da época, raça, nação, são os mesmos e sempre foram os princípios que fazem e são características do caráter e da vontade de Deus criador. O que também não é de “estranhar” que todos estes alegados “bons ensinamentos, sejam posterior a Cristo.

Ainda que não seja tão simples como possam achar, que pelo fato de alguém ter aceitado a Jesus Cristo, haja uma automática renovação. Afinal, trata-se de uma pessoa que muitas vezes, como eu mesmo que levei 45 anos e meio, para libertar-me, tem uma longa história de pecados. Não seria nenhum “passe de magica” que iria apagar toda a sujeira do coração e mente de uma única vez. Além do que, ao contrario da salvação que não dependeu de eu necessitasse fazer ou pagar nada para obtê-la. Pois foi pela graça do sacrifício de Jesus Cristo que a recebi ao aceita-lo.

A busca pela transformação e por consequência, da Santidade. É um processo de aperfeiçoamento pelo qual devemos buscar e passar diariamente. No entanto sem esquecer que de forma alguma poderemos alcançar este objetivo sem que livremo-nos das velhas atitudes pensamentos enganosos e todo tipo de maldade que praticávamos contra nossos semelhantes e a nós mesmos. - Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. Efésios 4:30-32.

Insisto em afirmar que não tenho nenhum sentimento de ódio ou condenação em relação às pessoas por ainda não terem ou não quererem ter a oportunidade de conhecer o verdadeiro Deus de todos. Mas, também não posso deixar de falar a verdade, ainda que incomodando a quem queira se deixar incomodar.

Não tenho nenhum compromisso com outro ensinamento que não seja o de Jesus Cristo, portanto não cabe a mim, estabelecer um ponto de concordância com o que escrevo. O que permite aos que venham discordar, sendo claro de preferência os que se dizem cristãos e/ou os que usam de Seu nome em vão. Ai sim! Se puder, apresentar argumentação que  venha refutar, não o que este bloqueiro escreve! Mas o que o Espirito Santo ensina: Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. 2 João 1:9.

Portanto meus queridos (as) antes de arriscar a entristecer o Espirito Santo de Deus, pondo em duvida as suas orientações. Requeiram dos seus “mestres” que mostrem a fonte e a razão dos seus ensinamentos. Pois, afinal de contas, penso que deverá ser muito convincente para justificar o risco de estar indo de contra ao próprio Espirito Santo: Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Mateus 12:31.

Creiam meus queridos (as), não ha nada no homem sem Deus; que valha a pena copiar; ainda que seja um bom exemplo. Pois este “exemplo” pode ser de curta duração ou para uns poucos para quem ele tenha escolhido. Somente Deus me ama te ama e ama a todos ainda que não acreditem Nele: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.