quarta-feira, 28 de março de 2012

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1:5.

image

 

Quando alguém me diz que não consegue ler a Bíblia porque a sua linguagem é muito complicada, eu fico imaginando a mesma situação, mas agora sendo necessário que alguém tivesse que aprender outra língua que não à pátria, e que disso dependesse a sua vida? O que faria? Daria um jeito de aprender o mais rápido possível, não é? Interessante! Pois apesar de que a necessidade de lermos a bíblia não faça com que literalmente a nossa vida dependa da sua leitura. Ao tomamos conhecimento do que nela é revelada temos condição de entender que tudo que precisamos para obtermos uma vida muito melhor na presença do Senhor é muito menos complicado do que ter que aprender uma língua nova para não morrer.

E veja que Deus além de nos dá o manual de orientação para nossas vidas, também se desejamos e pedimos nos concede também sabedoria para, por exemplo: Ter condições de entender o que está escrito na Bíblia, ainda que já traduzida para a linguagem de hoje. A questão que observo após conversar um pouco com quem alega esta dificuldade é a que ocorre talvez com 99% das pessoas que pretendem ao decidir ler a Bíblia, fazê-lo como se fosse mais um livro que está a disposição em qualquer biblioteca.

Apesar da Bíblia também ser encontradas nas bibliotecas, livrarias, aeroportos, nos quartos de hotéis etc. Ela não é “apenas” mais um livro. Eu já disse que vejo hoje a bíblia como sendo realmente o manual para que a vida de uma pessoa que deseje algo a mais neste mundo do que apenas sobreviver a curta passagem que nos é destinada. Vejo contudo que também o que ocorre é que muitos que até buscam terem esse entendimento, muitas vezes não conseguem porque não querem deixar de lado a nossa chamada “capacidade de interpretar" o que lemos.

Este é outro grande problema que confunde há muitos, a questão da interpretação da bíblia. O que vou dizer agora pode parecer loucura para muitos, porém para quem é espiritual e temos que ser espirituais para entender a bíblia. Afinal o Nosso Deus é Espirito: Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".João 4:24. Disse que pareceria loucura porque é claro que ao folhear as páginas da bíblia ou quando a leio pela internet estarei vendo os caracteres formando palavras em nossa lingua: O português isto é obvio.

Porém a diferença que ocorre entre quem a lê apenas como um livro e tenta interpretar as suas informações, fará isso apenas pela capacidade intelectual. Entretanto o que entende que a leitura da bíblia faz parte de uma necessidade do o nosso ser espiritual, da mesma forma que nos alimentamos para nos manter fisicamente bem, ira lê-la como uma fonte de conhecimento vinda diretamente de Deus para nos conduzir em segurança e paz. A sabedoria que nos dá esta capacidade de discernir espiritualmente é a que Tiago se refere no versículo titulo. E assim como a nossa fé ela não pode depender de intepretação: Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. Tiago 1:6-8.

É exatamente esta divisão mental desestabilizada pela tentativa de interpretar o que a bíblia revela é o que, mas confunde os que ainda não aceitaram a Jesus Cristo. E estou afirmando isso não por uma questão de “interpretação” da minha parte, isto este claramente escrito na bíblia: Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.1 Coríntios 2:14.

A palavra discernir tem vário significados no dicionário da língua portuguesa:

Discernir - Conjugar
(latim discerno, -ere, separar, distinguir) v. tr. 1. Distinguir. 2. Estabelecer conveniente diferença (entre coisas ou pessoas). 3. Discriminar. 4. Conhecer. 5. Julgar. 6. Apreciar. 7. Medir. 8. Avaliar bem.

Alguns deles até que poderia justificar a questão da necessidade de interpretação da Bíblia. O problema é que falta uma definição que biblicamente falando é fundamental para que, mais uma vez lhes diga. Aceitar que o que está escrito Nela foi escrita por orientação do Espirito Santo de Deus! E o que falta é a capacidade de: "Discernir espíritos" é "saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm”? – Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. 1 Coríntios 2:10.

Pode parecer presunção de minha parte estar insinuando, que eu sou dotado desta capacidade! Mas não me julguem. Não é nada que seja para mim motivo de me considerar especial. Pois o que determina na minha leitura ter a capacidade de entendê-la espiritualmente e não vem ser privilégio só meu. É o que qualquer cristão temente a Deus que leia a bíblia pelo que Ela é para nós, ou seja. O próprio Deus falando para nós deve ser capaz. Eu até já mencionei aqui no blog que quando oramos falamos com Deus e quando lemos a bíblia, Deus fala conosco. - Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12.

É ai meu querido (as) que está à condição que torna desnecessária a interpretação do que está escrito na bíblia! Seja em que idioma for. Pois, por ser a própria palavra viva de Deus, Ela não se repete e nem é igual para todos que a lê espiritualmente falando. Vou tentar explica-los: Por exemplo! A caixa de versículos que adicionei ao blog faça a seguinte experiência: 1º passo: Leia e anote o versículo que aparece. Ore e peça ao Espirito Santo de Deus para lhe dar entendimento espiritual e leia-o e medite no que ele possa ter falado com você. 2º passo: Deixe passar alguns dias ou espere está vivendo uma situação que talvez este mesmo versículo possa trazer-lhe algum conforto e leia-o novamente e veja o que acontece!

Possa ser que se você que se você pediu sem fé nada perceba: Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. Tiago 1:8b. Porém eu garanto que se tiver tido a mesma fé que eu tenho em tudo que se refere ao que está escrito na bíblia, perceberá que a 2ª leitura não teve o mesmo sentido que o da primeira vez. E assim se dá em todas as passagens da bíblia, em todas as suas 3357 promessas, em todos os 31 capítulos de provérbios ou os 150 dos Salmos. Mesmo aquelas passagens já bem conhecidas pelos que fazem da leitura da bíblia algo tal como se fossem um livro de autoajuda natural e pega alguns trechos para ficar repetindo como se isso valesse alguma coisa. Para cada situação em que esteja quem as leem espiritualmente torno a falar, terá o discernimento espiritual unico e pessoal. Aos que insistem em tentar interpreta-la: Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus. João 8:47.

Outra e tão importante condição para que a palavra de Deus possa ser viva e eficaz na vida de um cristão e que Deus nos ensina através de Tiago como devemos proceder: Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Tiago 1:21-24.

A questão então não é interpretar e sim viver pela palavra.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...