sábado, 26 de novembro de 2011

“Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra.” Lucas 21:34 e 35.

image

A morte nunca foi um assunto da qual as pessoas gostam sequer de comentar quando mais meditar sobre a o dia que fatalmente ela irá alcançá-las. Contudo gostando ou não do assunto é justamente sobre a impossibilidade humana de prever quando ela virá que o versículo acima nos exorta a atentar para o que se costumam colocar no coração. Na linguagem bíblica o coração não é somente o órgão responsável por bombear sangue para que o nosso corpo venha a funcionar em toda a sua plenitude. Ele, o Coração biblicamente falando é onde nossos mais puros e também obscuros sentimentos pode se alojar. "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento." Mateus 22 : 37.

Tenho certeza que um romancista teria dito somente “de todo o seu coração”, porém observem que Jesus acrescenta “e de toda sua Alma”. Pois em ambos se estabelece as decisões que podem afetar a vida de uma pessoa para sempre.

Talvez estejam pensando que estou falando uma tremenda bobagem ao dizer que existe uma divisão de sentimentos entre o que se conhece como sendo proveniente de um Coração Sentimental ou de uma condição desconhecida como a Alma. Leiam atentamente o versículo a seguir: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo." Mateus 10:28.

Observaram a diferença da importância que Jesus dar entre o coração e a alma? Pois o coração está diretamente relacionado ao corpo físico que pode a qualquer momento se tragado pela morte. A alma, porém é eterna! E aquilo que fizer parte das suas escolhas que sobrecarregarem os seus corações de desejos carnais irá impactar na maneira com qual a sua alma viverá a eternidade. "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" Mateus 16:26.

Só para ilustrar como não há nada na Bíblia que impeça uma pessoa ter uma vida com liberdade de poder desfrutar do que Deus criou para deleite do homem sendo ele um servo do Senhor.

Neste exato momento em que estou digitado esta postagem. Eu e minha esposa estamos desfrutando um agradável final de semana em um belo Hotel na localidade de Subauma no Litoral Norte da Bahia a mais ou menos 120 km de Salvador. Já caminhamos na Praia, tomamos banho em uma maravilhosa piscina natural, relaxamos na beira da piscina do hotel após um mergulho e neste momento minha esposa está deitada na rede da varanda do nosso quarto lendo a Bíblia e eu aqui relatando para vocês.

Porque de estar compartilhando este momento particular? Para mostra a normalidade que é há vida de um casal de Crentes no tocante a aproveitarmos o que o Senhor nos concede pela sua Graça e Misericórdia.

O Rei Salomão escreveu em Eclesiastes a maneira correta pela qual o tempo deveria ser aproveitado:

Há para todas as coisas um tempo determinado por Deus
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.
Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.
Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniquidade.
Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra. Eclesiastes 3: 1-17.

Não posso deixar também de chamar a atenção para a diferença que há na maneira que eu e minha esposa estamos desfrutando deste local. E não receba esta colocação como uma atitude discriminatória ou arrogante de minha parte. Mas não há como negar que existe claramente entre nós crentes em Jesus Cristo e quem ainda não é! Uma diferença de comportamento, principalmente no que se referem as “libertinagens bebedeiras e ansiedades da vida”.

Talvez a única coisa anormal em tudo que fazemos possa estar sob o ponto de vista dos não crentes. Seja o fato de que estamos fazendo tudo que o local nos convida e proporciona fazer sem que, contudo por um só instante tenhamos deixado de ver e entender a Graça de Deus em tudo. Pois como o Sábio Rei Salomão disse: Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus. Eclesiastes 3:13.

E quando tudo é feito com moderação e principalmente livre da contaminação do álcool drogas e tudo mais que distorça a beleza natural de uma praia ou qualquer outra opção escolhida. "Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra." Isaías 1 : 19.

Comer o bem desta terra! É uma promessa maravilhosa e uma escolha prudente e inteligente de querer e obedecer. Pois é o que irá impedir que sobrevenha uma das muitas desgraça = ausência da graça que não são provenientes de Deus e que estão à espreita para atingir os desavisados que pensam em viver tudo que o mundo oferece sem o menor cuidado. O que faz com que aconteça de que o que deveria por muitas vezes se acabe em uma única vez!

Amanhã com Fé em Deus e a Graça do Nosso Senhor Jesus Cristo estaremos retornando a Salvador com tempo definido com antecedência para que as 19:30h nos encontrar com nossos irmãos em cristo na casa terrena de Deus agradecendo adorando-o e bendizendo a sua Graça em nossas vidas.

Para que a morte quando vier nos visitar não tenha duvida de onde iremos e com quem estaremos: "E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." Apocalipse 12 : 11.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.