quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Alegrem-se sempre. 1 Tessalonicenses 5:16

image

Ainda escrevendo sobre a vinda do Senhor Jesus e lendo este capitulo da primeira carta do apostolo Paulo aos irmãos de Tessalonica achei mais do que completo o 5º capitulo para resumir o porque da nossa certeza e a razão da nossa esperança como cristãos de que a sua vinda está muito mais próxima do que possamos imaginar.

Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.
Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.
Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.
Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.
Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite.
Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.
Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.
Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.
Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.
Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.
Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.
Alegrem-se sempre.
Orem continuamente.
Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
Não apaguem o Espírito.
Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
Afastem-se de toda forma de mal.
Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês sejam conservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Aquele que os chama é fiel, e fará isso.
Irmãos orem por nós.
Saúdem todos os irmãos com beijo santo.
Responsabilizo-os diante do Senhor para que esta carta seja lida a todos os irmãos.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vocês. 1 Tessalonicenses 5:1-28.

Mesmo que utilizando em alguns trechos palavras no sentido figurado; creio que não é tão difícil de compreenderem o porque de não se vê com tanta frequência nos noticiários policiais ocorrências envolvendo crentes durante as noites. Principalmente após as 22h, já que normalmente os cultos neste período terminam no máximo às 21h30min.

Verdadeiramente ocorre uma mudança total na pessoa que aceita Jesus como seu salvador. Esta mudança faz com que muitas pessoas que a conhecia  não entendam o porquê desta repentina aversão pelas coisas que evolva a noite. O versículo 5 porém explica categoricamente a razão: Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. 1 Tessalonicenses 5:5.

Apesar da comprovação de que a violência e a maldade humana esteja alcançando um nível tal que os violentos e desprovidos do amor de Deus não mais se escondem sob o manto das trevas da noite. Não há também como negar que é no período de intervalo compreendido entre as 22h e o nascer de um novo dia que as manifestações de todos os tipos de coisas que vão de contra os mandamentos de Deus estão mais ativas. Quando anda de noite, tropeça, pois nele não há luz. João 11:10.

É bom dizer que não é por temor das trevas que nos não nos sentimos a vontade nela: A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. João 1:5. Pois fomos feitos luz de Cristo e onde estamos às trevas não prevalecem. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra. Isaías 49:6b.

O que estou querendo é que meditem e observem o fato de que não se trata apenas de uma mera coincidência ou acaso a relação da maldade com a noite. Se atentarem para as orientações de Jesus verão que as maiores mazelas provenientes das atitudes humanas são mais fortemente influenciadas sob a proteção de manto das trevas na noite. Nem com todo avanço do homem na criação da luz artificial é suficiente para evitar que o mal se manifeste nas sobras. Somente Jesus a Luz do Mundo é capaz de livrar os homens das trevas: Para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’. Atos 26:18.

E é o que acontece com quem é convertido a para luz de Cristo? Serão feitos especiais intocáveis super crentes? Talvez essa possa ser a impressão percebida pela ótica critica dos que não creem na proteção de Deus . Mas não é o que passamos ser que interessa! O que importa é o que não mais seremos: Não somos mais presas fáceis dos pecados que se esconde na escuridão. Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:6.

Não é sem proposito que os Filmes de Terror com suas criaturas sinistras estejam associados à noite e as trevas. Porque nem as fabricas de ilusões de Hollywood conseguiram desassociar a maldade a perversão a decadência as drogas o álcool fumo adultério prostituição a violência traição à morte da noite? Por que é neste ambiente de trevas que vive o mentor de tudo que é obscuro. O Diabo.

Quem ainda não assistiu a um filme em que alguém faz um pacto com o Diabo? Geralmente como diz o diz o ditado popular: O Diabo (dos filmes) não parece tão feio como se pinta.

Agora imaginem este pacto sendo feito sem as técnicas cinematográficas de Hollywood! Será que se você tomasse conhecimento das principais características do Diabo que não se apresenta como um ser vermelho e chifrudo. Pelo contrario! Ele está por trás da mais belas e tentadoras imagens de outdoors que promovem as coisas “boas” do mundo. Será que teria coragem de pactuar com ele: Vejamos.

Ele é Mentiroso:

"Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. João 8:44.

Ele é Enganador:

O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado a terra. Apocalipse 12:9.

Ele vive buscando a quem fazer o mal:

E o Senhor disse a Satanás, "De onde você vem? " Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela". Jó 2:2.

Ele aprisiona as pessoas:

Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia? " Lucas 13:16.

Ele e seus demonios se diverte com as pessoas:

"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Lucas 22:31.

Ele se apossa da sua vontade:

Tão logo Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. "O que você está para fazer, faça depressa", disse-lhe Jesus. João 13:27.

Ele tenta impedir que receba as benções de Deus:

Quisemos visitá-los. Eu mesmo, Paulo o quis, e não apenas uma vez, mas duas; Satanás, porém, nos impediu. 1 Tessalonicenses 2:18.

Ele está sempre a espreita:

Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 1 Pedro 5:8.

O diabo é inimigo de Deus e por consequência tem inimizade com os homens e ainda que você após conhecer algumas das suas muitas facetas não venha declaradamente pactuar com ele. Não o subestime! Só Jesus Cristo o venceu. Jesus o repreendeu, e disse: "Cale-se e saia dele! " Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos, e saiu dele sem o ferir. Lucas 4:35.

E somente sendo lavado pelo sangue de Jesus é que podem ser salvos da ira do diabo, pois a vitória está sobre os que creem que Jesus Cristo morreu na cruz e ressuscitou para nos libertar da morte. "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? " 1 Coríntios 15:55.

Portando tomem cuidado com as promessas e os pactos que fizerem com o mundo ainda que parecesse um inocente outdoor de uma festa: Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina. 2 Pedro 2:19.

Só Jesus Cristo Cura Salva e Liberta.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...