quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O perigo do adultério. Provérbios 5

 

image

Adultério = É toda relação sexual extraconjugal do homem ou da mulher casados.

Nos dias que vivemos está se tornando cada vez mais difícil entender para onde as pessoas estão caminhando ou quais os planos que fazem logo após o termino das suas cerimonias de casamento? A facilidade com que as pessoas sejam famosas celebridades ou simples cidadãos comuns pratica o adultério mostra como a palavra de Deus é tão atualizada aos dias atuais e como sua capacidade de orientar aos homens, que em um futuro não muito distante; pelo menos é o que parece, tal é a velocidade com quais as pessoas casam e traem. Será o ultimo baluarte da moralidade e da observação ao principio sagrado do Casamento.

Como já citei anteriormente, o livro de Provérbios contem 31 capítulos; ou seja, um para cada dia do mês. E nestes capítulos estão orientações para todos os aspectos da vida humana sob a ótica de Deus. São princípios que se meditados e posto em pratica tornaria a vida da humanidade menos fadada aos excessos cometidos em nome de uma falsa liberdade pessoal.

Se ao menos parte dos ensinamentos contidos nos capítulos diários e nos versículos fosse observado não apenas como conselhos ou advertência mais principalmente pela explicação inicial do Proverbio de hoje dia 05 e tivessem o discernimento para aceitar que todos os ensinamentos neles contidos são provenientes da Sabedoria divina do próprio criador.

Meu filho dê atenção à minha sabedoria, incline os ouvidos para perceber o meu discernimento.
Assim você manterá o bom senso, e os seus lábios guardarão o conhecimento.
Pois os lábios da mulher imoral destilam mel; sua voz é mais suave que o azeite,
mas no final é amarga como fel, afiada como uma espada de dois gumes.
Os seus pés descem para a morte; os seus passos conduzem diretamente para a sepultura.
Ela nem percebe que anda por caminhos tortuosos, e não enxerga a vereda da vida.
Agora, então, meu filho, ouça-me; não se desvie das minhas palavras.
Fique longe dessa mulher; não se aproxime da porta de sua casa,
para que você não entregue aos outros o seu vigor nem a sua vida a algum homem cruel,
para que estranhos não se fartem do seu trabalho e outros não se enriqueçam à custa do seu esforço.
No final da vida você gemerá, com sua carne e seu corpo desgastados.
Você dirá: "Como odiei a disciplina! Como o meu coração rejeitou a repreensão!
Não ouvi os meus mestres nem escutei os que me ensinavam.
Cheguei à beira da ruína completa, à vista de toda a comunidade".
Beba das águas da sua cisterna, das águas que brotam do seu próprio poço.
Por que deixar que as suas fontes transbordem pelas ruas, e os teus ribeiros pelas praças?
Que elas sejam exclusivamente suas, nunca repartidas com estranhos.
Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude.
Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela.
Por que, meu filho, ser desencaminhado pela mulher imoral? Por que abraçar o seio de uma leviana?
O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos.
As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado.
Certamente morrerá por falta de disciplina; andará cambaleando por causa da sua insensatez.
Provérbios 5:1-23.

O adultério é abominação para Deus e Jesus Cristo alertou aos seus discípulos que não seria só a pratica carnal do ato que torna uma pessoa adultera. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:2.

Vejam que estamos falando de uma observação feita em um tempo em que as mulheres vestiam-se com longas peças de panos e que muitas vezes mal mostrava os seus rostos. Imaginem o que ocorre nos dias de hoje onde as peças de vestuários femininos possuem cada vez menos tecidos? Onde a exposição da nudez rende milhares de reais a quem esteja disposta a se mostrar ou simplesmente a moda induz que todas as mulheres mostrem-se cada vez mais e cubram-se cada vez menos. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos; 1 Pedro 3:3.

Talvez possam estar pensando que sou um puritano moralista ou antifeminista. Não minhas queridas que possam estar pensando assim, não sou nada disso e nem estou “atirando pedras” nas mulheres. Contudo o excesso de exposição das mulheres feitas e das adolescentes que precocemente querem ser vistas como mulheres é em minha opinião um dos, ou senão principal motivo para o aumento da Pedofilia no mundo. Uma geração de homens sem escrúpulos moral a muito vem sendo formada.

Inicialmente a sociedade aceitou a muito séculos atrás como sendo Fetiches e restrito a alguns grupos da sociedade pervertida. Mais estão enganados quem pensa que foi o advento da internet ou da globalização que gerou o aumento desta decadência moral.

A 45 anos atrás existia no Brasil uma instituição chamada L.B.A – Legião Brasileira de Assistência, o que nos dias de hoje seria considerada uma ONG, que prestava assistência a comunidades carentes.

Tinha 16 anos e fui morar no interior da Bahia (não vou citar o nome da cidade por motivos óbvios) e tive a oportunidade de prestar voluntariamente serviços para esta instituição. Uma das atividades era sair pelos vilarejos cadastrando as famílias, vendo quem não tinha Certidão de Nascimento, Casamento e até de Óbitos. Eu nunca tinha saído de Salvador e confesso que para mim foi um choque quando ao chegar a uma Casa da Roça como chamamos aqui no Nordeste do Brasil. Estava entrevistando os moradores e: tinha o pai, a mãe umas 03 a 04 crianças menorzinhas e uma menina de mais ou menos uns 13 a 14 anos (calculei na época que tivesse) gravida. Eu na minha “inocência” de pesquisador voluntario fiz as contas: Pai + Mãe + 3 Crianças + A gravida + O marido certo?

Não meus queridos (as)! Eu havia errado não na contagem logica, mais na realidade dos fatos. Porém a correção da minha contagem foi que me surpreendeu! Após uns segundos de constrangimento, pois, perguntei pelo pai (marido da menina) da criança, fui informado pela menina que o Pai era o Pai. O Pai dela era o pai do filho dela!!

O Pai dela então se justificou diante da minha surpresa com a seguinte frase, que eu nunca esqueci: filha minha mulher antes de ser de outro tem que ser minha.

Voltei para a cidade e fui direto a Juíza de Direito da Comarca que juntamente com o Escrivão do Cartório de Registro Civil eram os responsáveis pela auditoria das minhas entrevistas e claro que relatei o ocorrido crendo que haveria uma providência. Afinal eu fui ensinado que pai criava filhos e filhas. E para minha surpresa tanto a Juíza como o Escrivão, procuraram me acalmar dizendo que: Não podemos fazer nada, é uma pratica comum na região.

Bem, para uma coisa está lição pratica da capacidade de pecar e da maldade humana serviu para mim. Fiz um pacto com Deus que eu nunca teria um filho gerado fora de um casamento e mantenho este voto até hoje e principalmente hoje que tenho o temor* de Deus e sou bem casado.

Nota: (*) Insisto sempre que uso este termo em explicar: Temor no conceito bíblico é = a Respeito ao Senhor.

Porque relatei esta história hoje? Só o Espirito Santo me revelando. Mais o que eu sei é que o mundo hoje não é pior do que já foi. Ele está apenas ficando um pouco mais insuportável do que ainda ficará se as pessoas continuarem deliberadamente se afastando dos ensinamentos do Senhor com as alegações convenientes dos exemplos de homens que supostamente e falsamente falam de Deus para justificar-se. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12.

Busque Deus no único lugar que poderá encontra-lo. Na Bíblia Sagrada nela encontrará diariamente e perpetuamente os ensinamentos únicos que poderá salvar a ti e sua família.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6.

E Jesus Cristo é a própria palavra. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. Apocalipse 19:13.

Amém.

image

2 comentários:

  1. Passei por essa esperiencia com meu marido, ele foi envolvido com uma mulher relatada em prov 5, isto aconteceu ha 2 anos, eu o perdoei somente pelo poder de Deus que opera em mim, e foram muitas oracoes , suplicas as madrugadas, e jejuns Deus teve misericordia do meu sofrimento e dele q estava completamente transformado por ela, o libertou. Entretanto tudo isso nos trouxe muitas consequencias, espirituais, morais, e fisicas, sem falar das dolorosas lembrancas e meu psicologico, so O meu DEUS mesmo pra me ajudar a viver com isso. Deus e Fiel e espera por voce.

    ResponderExcluir
  2. Olá.foi mto bom sua dissertação na questão do adultério,só achei que ficou a desejar ,no sentido de;-Mais ênfase bíblica nesse tão conturbado e maligno pecado....Gostei na parte em que foi relatado o caso do interior.(sobre a menina.) só oque me fez comentar mesmo foi o ñ aprofundamento no referido tema.Sem mais.até.

    ResponderExcluir

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...