terça-feira, 6 de setembro de 2011

Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós." 1 Pedro 3:15

ia_joao3_30

Quem não tem familiaridade com a palavra de Deus pela leitura da Bíblia pode até achar que é desnecessário estar preparado para responder sobre a razão da nossa fé, mais nem imaginam como é comum há todos os instantes estarmos sendo desafiados a darmos uma resposta que acima de tudo mantenha as nossas claras convicções, porém sem provocar contenda. Hoje à tarde tive uma dessas experiências. Estava na fila aguardando a minha vez para efetuar um pagamento e duas pessoas a minha frente conversavam e uma delas; uma senhora, falava sobre o porquê que não lia a bíblia que segunda ela tinha em casa mais nem abria porque não conseguia entender o que lia.

O senhor que estava com ela reiterou esta dificuldade, apesar de ter dito algo que tem fundamento quando se trata de um livro qualquer que para aprender o conteúdo deva-se ler buscando o conhecimento pelo lado intelectual. Neste momento de forma delicada e cautelosa, atrevi-me a fazer uma observação. E disse o seguinte: o senhor tem certa razão, porém a real dificuldade que esta senhora tem para entender a Bíblia deve-se ao fato de que ela não é apenas um livro, ou reunião de livros que é um dos significados da palavra Bíblia. Ela é a própria palavra de Deus. É necessário que a pessoa que a pessoa que se proponha a lê-la seja espiritual e peça ao Espirito Santo que lhe dê o entendimento daquilo que está lendo. "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." I Coríntios 2 : 14.

A senhora a principio pareceu não gostar da minha observação e foi logo questionando se eu era crente, o que afirmei ser, porém com outra observação. Que ela entendesse que não estava falando de igrejas ou religiões, mais da palavra de Deus e do que Jesus ensinou.

Maravilhas faz o nome de Jesus Cristo! Logo ela e o senhor que o acompanhava baixaram a guarda e passaram a  questionar o fato de não ter tempo para ler a Bíblia e claro me cutucaram perguntando se eu a lia diariamente? Respondi sem pensar muito: claro! E perguntei a eles: não fazemos três refeições diariamente? Então! Têm-se tempo para alimentar o corpo? porque não alimentar também o espirito? Assim como o corpo alimentado tem força para as atividades diárias, também o espirito quando recebe o alimento espiritual da palavra de Deus é fortalecido.

Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.

Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. Hebreus 5:13-14.

Todo homem que não se prepara para ter uma vida espiritual de acordo com os mandamentos de Deus são naturalmente inaptos a discernir os seus ensinamentos contidos na Bíblia. "Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento." Hebreus 5:12.

Esta incapacidade nata, deve-se particularmente ao fato de que homens sem respeito a ordenança de Jesus Cristo do Ide. E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Marcos 16:15.

Fizeram de um mandamento que é para todos parecer ser restrito a uma ordem religiosa de tradições humanas que por séculos impediram que as Boas Novas do Evangelho de Jesus chegassem até nós e que ainda hoje continuam a não praticar o que Deus manda entre os que ainda os segue como à senhora do dialogo acima disse: nunca ter sido orientada pela ICAR a fazer a leitura da bíblia. Mais uma vez contrariam o que o Senhor diz: "E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive." Provérbios 4 : 4.

"FILHO meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos." Provérbios 7 : 1. Ora! Será que os dogmas de homens são dignos de maior autoridade do que a vontade de Deus?

Nessa hora é que temos que estar também preparados para agir como o apostolo Paulo ensina "Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade," II Timóteo 2 : 25.

Passei para aquela senhora algumas orientações de como deveria estabelecer uma vida de comunhão espiritual a fim de poder finalmente abrir a Bíblia que guarda em casa. Eu com certeza vou orar para que se cumpra na vida dela o que o versículo acima diz: “a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,"

Que ter sabedoria, paz, descanso, força, fé, paciência, bondade, arrependimento, amor, salvação e tudo que precisa para uma vida plena? Leia a Bíblia. "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4 : 12.

Que o amor de Cristo e a imensa misericórdia de Deus possa também alcança-los.

Amém.

image

Um comentário:

  1. a muito tempo GRAÇA A DEUS nos ELEGEU E NOS TIROU DA POTESTADE DAS TREVA E NOS FIZER A SENTAR NOS LUGARES CELESTIAIS EM CRISTO JESUS AMEM

    ResponderExcluir

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...