sábado, 23 de julho de 2011

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, II Timóteo 3:16.

clip_image001

Ontem postei sobre as inúmeras tentativas de invalidar a veracidade dos ensinamentos da Bíblia questionando a sua inspiração divina com base em pesquisas feitas por pessoas que são contrarias a Deus. O versículo acima afirma que realmente a Escritura foi escrita por homens sob a inspiração de Deus. E no versículo seguinte mostra também o porquê que eu afirmo sempre que aparece uma manifestação contraria a palavra, que tal teoria, opinião, pesquisa ou que nomes queiram dar não pode ser levado a serio, pois quem as defende não podem entender o que leem por mais cultos que sejam.

Claro que assim como em qualquer estudo ou pesquisa mesmo com boa intenção e que se atenha aos fatos que se deseja comprovar ou por em duvida. A única coisa que poderá no mínimo acontecer se estiver sendo conduzida por um incrédulo é suscitar uma discussão sobre o tema. Pois não há como um homem ou mulher que não seja espiritual (não confundir com espirita) ser capaz de discernir as coisas espirituais referentes a Deus. O Deus da bíblia e somente são compreendidas por quem é de Deus. Pois, foi para os homens de Deus que ela foi escrita. para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” II Timóteo 3:17.

O que quero deixar bem esclarecido é que não está em discussão a capacidade intelectual de uma pessoa como essencial para que ela esteja apta a compreender a palavra de Deus. Exemplos em todas as épocas comprovam como Deus não faz acepção de pessoas quando a levanta para ser um evangelista, pastor ou membro nas Igrejas. Basta lerem o Novo Testamento verão que os doze primeiros seguidores de Jesus eram homens simples do povo e que somente tinham o conhecimento básico de Deus pelo que era passado oralmente pelos Sacerdotes e Escribas nas Sinagogas Judaicas. "E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens." Lucas 5 : 10.

Em varias passagens do Novo Testamento principalmente nos 04 Evangelhos é possível perceber que os 12 apóstolos além de serem pessoas simples e indoutos, eram jovens e que principalmente também não estavam espiritualmente preparados para entender Jesus e por diversas vezes após Jesus falar em publico quando as sós com Ele buscavam a compreensão. "E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos." Marcos 4 : 34.

Eu posso afirmar que também já havia feito a leitura de alguns capítulos e versículos da bíblia e na época a fiz com uma intenção nada nobre que era a de contestar os padres (e eu era católico por convenção familiar) e por isso digo que lendo pensando como todos pensam que é apenas mais um livro podia usar as suas palavras como bem quisesse. Mais como sei hoje que é a própria viva de Deus não posso deixar manifestar a minha opinião contrária a quem intencionalmente comete tantos enganos e perde tempo por querer desacredita-la. "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz,” Hebreus 4:12a.

Como já vimos por versículos bíblicos não é fácil para qualquer pessoa que se aventure na leitura da Escritura Sagrada sem o devido respeito e nobre propósito compreende-la. Como talvez seja mais ainda complicado entender que a afirmação da necessidade de ser espiritual, não tem nada haver com fenômenos, aparições ou manifestações extracorpórea, qualquer afirmação desta necessidade não é de Deus e sim demoníaca mesmo.

A própria palavra esclarece que Deus é Espírito e consequentemente aqueles que o aceita como seu Senhor precisam está em comunhão espiritual com Ele. Jesus após ser crucificado e antes de ser elevado aos céus orientou aos apóstolos que não se ausentasse de Jerusalém para iniciar a comissão de pregar o evangelho. O motivo para esta ordem era o fato de que eles ainda não podiam sem a sua ajuda ter a mesma comunhão que Ele tinha com o Pai. Era necessário que eles recebessem o batismo do Espírito Santo. Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.

Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo. Atos 1:4 e 5.

Jesus, também já havia dito antes de sua crucificação que era necessário que assim fosse para que o Espirito Santo viesse para ajudar a eles e a todos os homens que no futuro iriam aceita-lo como seu Salvador. "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito." João 14 : 26.

Quando uma pessoa é iniciada na leitura da Bíblia é comparada a um bebe que tem necessidade de se alimentar com leite. Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Hebreus 5:13.

Para que alguém venha ter a compreensão do que o Senhor está falado através das suas palavras é necessário que passe a ter o habito de leitura constante para como uma criança mudar de alimento e ter condição de discernimento para escolher seguir o caminho de Deus. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. Hebreus 5:14.

Estas discussões com relação à veracidade da Escritura Sagrada apesar de me entristecer me dar mais força para continuar a fazer aquilo para qual me propus não como opção a ser considerada mais pelo que é. Um mandamento de Jesus Cristo: o Ide da Grande Comissão de levar a palavra de Deus a quem queira ouvi-la. O que faço aqui neste blog é testemunhar a minha fé – vivendo minha vida para Jesus Cristo. Não tenho pretensão de ganhar ninguém para Jesus. Misericórdia tenha Deus de quem achar que pode ser convertida pelas minhas palavras neste blog, esta pessoa com certeza não estará salva. A conversão é obra exclusiva do Espirito Santo.

Quando dou testemunho da minha fé em Jesus Cristo eu estou fazendo isso também para que não esteja em pecado, pois a palavra diz que, quem pode fazer o bem e não faz, peca! Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17.

Estas são as obras que justificam a fé. A sua ação de não ser um crente invisível e que só se preocupa com a sua própria Salvação. "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." Romanos 13:10.

Vejam que definições magnifica para a Bíblia que encontrei na Rede mais que infelizmente não tinha o credito de quem a publicou.

Em relação à Bíblia: “Primeiro, eu sempre leio o que está escrito, depois aceito o que está escrito e em terceiro lugar faço o que está escrito”.

A Escritura Sagrada é:

  • A única revelação de Deus
  • A única forma pela qual Deus fala diretamente
  • O único apoio inabalável
  • A única autoridade infalível.

Só a Escritura Sagrada é:

  • Digna de confiança
  • Imutável
  • Incorruptível.

Por isso podemos experimentar a maravilhosa direção de Deus em nossa vida quando nos apropriamos das palavras e promessas da Escritura Sagrada.

Viram como tudo coopera para o bem de quem ama a Deus? Resumiu todo o meu sentimento em relação a palavra do meu Deus e Senhor Jesus.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...