domingo, 19 de junho de 2011

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome." Salmos 23:1-3

imagesO Salmos 23 juntamente com o 91 provavelmente são as passagens bíblicas mais conhecidas até por quem nunca leu a Bíblia. Aqui em Salvador e creio que em outros estados do Brasil são vendidos em forma de cartazes plastificados para serem perdurados em todo lugar que a pessoa deseje como sendo uma espécie de amuleto de boa sorte.

Não levam em consideração que a palavra de Deus não foi deixada para que nós a “fracionasse” ao nosso bel prazer e interesse; toda a Escritura Sagrada é divinamente inspirada e foi escrita para o proposito de servir como orientação para o crente em Deus durante toda a sua vida neste mundo e prepara-lo para viver a eternidade com Jesus. Tanto o Salmos 23 quanto o 91 possuem condições explicitas logo no inicio dos versos que já demonstra a natureza e finalidade dos seus ensinamentos. Vejamos como há deturpações com relação ao uso que estão dando:

No inicio do Salmos 23 o rei Davi que foi o autor destes salmos reconhece que O SENHOR e o pastor dele. Ou seja! Aquele que o guia, orienta e quem obedece e isso nos leva ao entendimento de que para que uma pessoa seja agraciada por todas estas promessas é necessário que ela seja uma Ovelha do pasto do Senhor um servo fiel que ama o seu nome e não o invoca em vão.

Já no Salmos 91 podemos vê a mesma necessidade de estar diante do SENHOR como que nele confia a sua vida e o segue em todos os seus demais mandamentos; ou de que outra forma alguém poderia habitar junto com Deus sem que tenha por Jesus Cristo sido levado a Ele? - Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.

Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.

Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.

Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia. Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.

Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.

Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Salmos 91:1-10. Mais uma vez vemos a orientação do Rei Davi de que é necessário à pessoa desejar que o Altíssimo seja o seu refugio.

Não terá nenhum resultado pratico ou objetivo para ninguém mesmo que seja crente fiel , decorar estes versículos, colocar adesivos, placas e até manter a Bíblia aberta em suas casas ou negócios em um dos dois versículos citados. Como de nada adiantaria para um leigo comprar livros de Direitos e achar que apenas por tomar conhecimento de alguns artigos e parágrafos já estaria apto a assumir sua defesa diante de um júri ou de um açougueiro que tem muita destreza com a faca destrinchando carne de boi no açougue possa achar que é capaz de operar um ser humano.

A Bíblia não é apenas mais um livro que vocês possam ler somente em algum momento da sua vida, mormente não muito bons e buscar aleatoriamente versículos buscando ativar seu bom animo. A Bíblia não é livro de autoajuda e lamento informar que este pensamento que é muito difundido de que o homem pela sua própria força pode alterar o curso de suas vidas. Sinto dizer que o efeito real só ocorrerá na vida financeira dos que os escreve. Vende e difundir esta ideia tem deixado muita gente que rica pelas carências alheias.

E não sou eu que estou afirmando que o homem naturalmente não tem condição nem de saber o que deseja realmente! Foi o próprio Jesus. "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Romanos 8 : 26.

Nenhum outro homem é capaz de ajudar ao seu próximo apenas fazendo-o acreditar que existe formulas, exercícios, praticas que manipule as forças atuantes na sua vida. "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6 : 12.

Nem também pensem que estarão sendo espirituais por simplesmente conhecerem estes 02 versículos ou terem lido livros de autoajuda de quem diz ter dito experiência espiritual e foram orientados a compartilhar: mentirosos são estes que assim fazem. E não estou acusando irresponsavelmente. Acompanhe meu raciocínio.

Se eu ao invés de escrever como faço diariamente sobre Deus e Jesus Cristo seu Filho. Que Ele entregou para que morresse por mim sem ao menos eu ter merecido e ai eu achasse que agora eu posso no final de cada postagem não mais colocar: Vivo por Jesus. E passasse a colocar: Quer ser salvo como eu fui? Ligue para 71 1234 5678 que eu te ensino como. De que eu estaria tirando a Glória a Honra e o Poder?

Assim é a maioria desses livros, todos se baseiam nos ensinamentos gratuitos de Jesus Cristo através da Palavra e que você querendo podem procurar em qualquer Igreja Evangélica e irá receber uma Bíblia sem ter que gastar um centavo mesmo que seja de um crente fiel que sabe o quanto é importante para Deus o Dá. "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." Mateus 10 : 8.

Deus é nosso criador e quem melhor pode conhecer a sua criação? A ponto de nos advertir para que não sejamos iludidos por nossa vaidade de acharmos que somos capazes de resolver problemas que estão além da nossa compreensão. "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" Apocalipse 3 : 17.

Vejam meus queridos (as) se não é exatamente isso que ocorre com as pessoas que pensam terem encontrado a solução para os seus problemas? E o oposto também não o é? Quando estão prostrados em um leito hospitalar em estado terminal o que são nesta hora?

O que torna os homens semelhantes não é a raça ou sua procedência, castas, grupo social ou nada mais que os qualifique. O que torna os homens iguais é as suas FRAQUEZAS. Pois as mesmas doenças podem acometer o pobre ou o rico a morte violenta e inesperada idem. Somente por Jesus Cristo temos condição de termos uma vida plena sem o temor do mal que possa nos acometer. Os crentes não estão livres de sofrerem as mesmas consequências do que citei acima, pois Deus é justo e não faz acepção de pessoas. "Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos." Mateus 5: 45.

Contudo deste que estejamos sendo pastoreados como Ovelhas que depende do Pastor e buscamos refúgio no Altíssimo ai sim haverá uma nítida diferença: Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:18

Então fará sentido na minha e nas suas vidas todas as 3573 promessas de Deus que estão na Bíblia e não somente as que estão nestes dois únicos capítulos que convenientemente alguns pensam que receberão alguma coisa por conhecerem mais não as seguirem.

Quem se aproxima de Deus pensando encontrar abrigo temporário para seus medos quero avisar que: Deus é Amor e rico em misericórdia. Contudo Ele também é JUSTIÇA. E com a palavra de Deus não se deve brincar. "Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." Êxodo 20:7.

Que o amor de Jesus venha alcançar os vossos corações.

Amém.

Um comentário:

  1. QUERIDO IRMÃO EM CRISTO. FUI EDIFICADO GRANDEMENTE
    POR ESTA MENSAGEM. OBRIGADO, E QUE NOSSO DEUS ESTEJA SEMPRE UNGINDO O IRMÃO PARA NOS TRAZER MENSAGENS MARAVILHOSAS COMO ESSA. DEUS O ABENÇOE.

    ResponderExcluir

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...