terça-feira, 21 de junho de 2011

O que é orar? E como orar?

"Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação." Lucas 11:2-4

ia_lucas5_16

Deus não deseja que nos acheguemos a Ele com uma carreta de pedido ou com palavras sofisticadas, promessas disso e daquilo Jesus quando ensinou aos discípulos como fazerem a verdadeira oração não disse que elas teriam que ser longas, repetidas, ornamentadas e elevadas Deus quer que nos aproximemos dele como a um Pai e falemos com Ele sobre as questões mais básicas das nossas vidas! Quando oramos estamos literalmente falando com o nosso Pai e Deus Criador e não devemos nos prender a nenhuma formula criada por quem não conseguem entender a simplicidade do Evangelho da Cruz.

Jesus ensinou que quando fossemos orar mesmo reservadamente em do nosso quarto Deus que tudo vê e tudo ouve estaria atento a nossa sinceridade e não se omitiria. "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." Mateus 6 : 6.

Podemos resumir o orar a uma conversa de Filho para Pai sabendo, porém que nosso Deus é um Pai que muito nos ama e não deixa nenhum filho sem a atenção devida: "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou," Efésios 2 : 4.

Existe varias maneiras de Deus responder uma oração. Porém o que todo cristão temente a Deus tem que ter em mente é o fato de que Deus não responde as nossas orações conforme a nossa vontade. Mais pela Dele! Não se pode achar que é cristão somente esperando que supostas orações dirigidas com propósitos puramente materiais sejam atendidas; o verdadeiro cristão entende pela Fé que seja qual for a resposta de Deus ela será sempre a melhor resposta. Quando Deus fala com o cristão Ele fala pela sua própria palavra: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4 : 12.

São justamente pessoas que pensam que pode barganhar com Deus as primeiras que se afastam das Igrejas por não terem “visto mudanças” nas suas vidas, o que, no entanto estas pessoas não confessam abertamente é que as mudanças que elas desejaram normalmente não estão dentro do padrão abençoador de Deus; outros abandonam as Igrejas alegando terem sido magoados por um pastor ou por um membro e dizendo-se “escandalizados” pelo que achava serem os crentes diferentes? Ora e desde quanto ser crente é ser diferente de outro ser humano? Pois a carne luta contra o Espírito e o Espírito contra a carne, porque estes são opostos um ao outro; de sorte que não façais as coisas que quereis. Gálatas 5:17; infelizmente queridos e queridas enquanto o crente estiver ainda neste mundo ele estará sujeito a cair nas muitas tentações, serem atingidos pelos dados inflamados do diabo ou pelas suas próprias concupiscências = desejos exagerados que gera os pecados. Seja crente ou não! Ninguém por si só tem forças para vencer este inimigo astuto. Por isso que a palavra ensina: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mateus 26 : 41.

Não sei se perceberam a ordem cronológica da ação para resistir às tentações. O vigiar vem antes do orar. E o crente que não vigia sua conduta, seu falar, suas amizades, sua maneira de vestir e tudo mais que não permite que as pessoas reconheça nele a marca de Jesus Cristo pelos exemplos da sua vida! Com certeza é um sério candidato a ser mais um que irá dar para trás ou se estiver à frente de uma igreja fará com que outros deem. "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." .Mateus 5 : 19.

Quem age de maneira que esteja fazendo com que a palavra de Deus seja deturpada ou está acrescentando mandamentos novos que não são Dele. Estão deliberadamente envergonhando o nome precioso de Jesus Cristo e com certeza não sairão impunes. "Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados." II Timóteo 3 : 13.

Como também não devem por qualquer pretexto se afastar da palavra de Deus. "Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos." Lucas 9 : 26.

Já seria uma consequência muito dura ser motivo de vergonha diante de Deus pior ainda é ser considerado como o próprio Anticristo. "Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora." I João 2 : 18.

O Anticristo não se limita a um único personagem ou ao retorno de um único ser maligno; devemos todos sem exceção vigiar e orar dentro e fora das igrejas pois são os que respeita os mandamento de Jesus Cristo o alvo principal do inimigo e se também não estão confessando o nome de Jesus acabarão também fazendo parte dos que podemos chamar de anticristos. Os mesmo que a palavra deixa bem claro e sem a menor sombra de duvida que também já estão aqui os que para ele trabalham. "E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo." I João 4:3.

Por isso uma vez que tenha aceitado Jesus e esteja em sinceridade congregando em uma igreja e na primeira vez que seus olhos, os mesmos olhos que antes não enxergava os pecados no mundo; venha lhe mostrar os erros dos outros lembre-se de Jesus: "Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão." Lucas 6 : 42.

Temos que entender que o inimigo não se interessa pelos que estão fora das igrejas; infelizmente estes que já não são de Deus por opção ou por ainda não terem a coragem para liberta-se e não incomoda o inimigo já que satisfaz o seu desejo negado a Jesus. Ele busca justamente atacar os membros do corpo de Cristo que somos nós a sua Igreja.

Todas estas consequências poderiam ser evitadas pela observação da vigilância e da oração que Jesus ensinou e por isso que a sua maneira de orar tem que ser baseada nesta básica comunicação da sua necessidade sincera de comunhão com o Pai. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. Mateus 6:7 e 8.

Deus pela intercessão de Jesus atende as orações do justo (justo não por méritos próprios mais justificados pelo sangue de Jesus) basta que sejamos sinceros e tenhamos nos arrependido verdadeiramente dos nossos pecados e também que seu coração esteja convicto da esperança maior do cristão que é a vida no Reino de Deus.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu “próprio mal”. Mateus 6:33 e 34.

Quando oramos falamos com Deus e quando lemos a Bíblia Deus fala conosco.

Simples como tudo nos Evangelhos de Jesus é.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8 : 32.

Amém

image

Nota: Ontem eu tive um problema com a minha conexão da internet e por duas vez parecia ter conseguido publicar e não ia. Hoje observei que  a palavra COMO se repetiu no inicio do texto tirando o sentido desejado. Peço desculpa por isso.

Todo o cristão verdadeiro deve ter como objetivo a busca pelo aperfeiçoamento do qual o Apostolo Paulo menciona no versículo acima, porém mesmo que não consigamos alcança-lo! Temos, contudo, que tornar esse exercício da busca um objetivo para nos mantermos separados pela obediência aos mandamentos de Deus e prosseguimos sempre pelo seu caminho sabendo que  maior recompensa  haverá no final ! Estarmos face a face como Jesus.

Este seria o texto como deveria ter sido publicado. Mais uma vez perdão. MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...