sexta-feira, 24 de junho de 2011

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

ia_tiago1_23-24 (1)

As vésperas de um feriado é comum às pessoas se despedirem umas das outras com o tradicional:  feliz dia de ou daquele e neste não foi diferente. Como a maioria das pessoas nem sabe o porquê de alguns feriados ou somente se apegam ao que mais desejam e gostam: a folga do trabalho, quando estava saída do escritório uma colega me desejou um feliz são João? Eu respondi com um obrigado e bom feriado! E fui então questionado se não gostava do são João? Perguntei-a então ela se sabia como são João havia morrido? Ela disse que não. Então a informei que ele havia sido morto por decapitação a pedido de uma adolescente fútil e mimada de uma mãe maquiavélica tendo recebido a cabeça dele em uma bandeja. Claro que nem precisei pergunta-la se havia motivo para eu gostar ou comemorar a morte de São João Batista o homem escolhido por Deus para anunciar Jesus.

Eu e todo cristão devo ter em mente que as tradições criadas por homens na sua maioria não tem nenhuma importância bíblica e nem tão pouco são nela mencionada e procurar agir e viver  somente conforme o que é ensinado na palavra. "Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes." Tito 1 : 9.

Esta atitude não tem nenhum caráter de desrespeito a crença de ninguém; mais se somos cristãos verdadeiros devemos agir como manda o versículo titulo: com a mente renovada.

A renovação da mente é um processo que pode durar muito ou pouco, dependendo de cada um. O Espírito Santo sempre nos ensinará a sujeição de nossa mente a Deus desde o momento em que somos feitos novas criaturas em Cristo. Só que muitos de nós simplesmente não aprendem não enxergam e não aceitam os ensinamentos do Espírito Santo e insistem em continuar pensando e se comportando como antes. A mente ainda inclina para as coisas da carne por isso devemos consagrar nossa mente a Deus e experimentar a sua perfeita vontade.

A falta de consagração à palavra de Deus tem levado muitas pessoas, inclusive dentro das igrejas priorizarem os ensinamentos dos homens pela preguiça e desinteresse da sua leitura. Não é difícil de encontramos membros das igrejas evangélicas que nem sequer possuem a sua Escritura Sagrada. Eu posso testificar toda diferença que faz na vida de um crente o fato de já ter lido toda a Bíblia, principalmente os Quatros Evangelhos e todo Novo Testamento e adquiri o bom habito de lê-la diariamente. "Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Mateus 4 : 4.

A palavra de Deus é alimento para nosso espirito e alma pelo qual podemos pela fé crer na vida eterna. "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." João 5 : 24.

Quando falo que devemos nos ater principalmente ao Novo Testamento não quer dizer que não se deva ler o Antigo Testamento também. Esta observação é para que entendam que todo aquele que aceitam a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador; o recebe somente pela Graça de Deus. (Significado de Graça = Favor imerecido)

"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3 : 24.

E este fato faz toda a diferença na nossa vida é a condição primordial para que a nossa mente possa ser renovada de todos os ensinamentos que ao longo da vida recebemos erroneamente de padres, gurus, pastores de que para alcançarmos Deus temos que realizar sacrifícios até morrer. "Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa." Gálatas 3 : 17.

Jesus é a promessa pela qual a Lei de Moises iria ser aperfeiçoada. "Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes." Mateus 12 : 7. O que condena o homem se não a Lei? Jesus foi o ultimo sacrifício de sangue para cumprimento da lei, por Ele, temos acesso direto ao Pai. "E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;" Mateus 27 : 51.

"Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito." Efésios 2 : 18.

Somo feitos Filhos de Deus por Jesus Cristo e portando devemos buscar a renovação da nossa mente mediante os seus padrões e seus pensamentos. "Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." I Coríntios 2:16.

Ter a mente de Cristo é ser dependente de Deus e dos seus mandamentos é viver uma vida em busca do Espirito Santo e do discernimento da sua boa e perfeita palavra de Deus para que não dermos ocasião ao diabo de nos enganar com falsa aparência de boa coisa em tudo, como se para Deus fosse. "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." Gálatas 5:13.

A principal coisa que devemos fazer é obedecermos ao nosso Senhor: "Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã." I Coríntios 1 : 17.

Somente por Jesus quem desejar poderá ter a mente renovada e o entendimento da palavra de Deus. "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo," Tito 3 : 5.

Amém.

Vivo por Jesus

2 comentários:

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...