quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sois Igreja de Cristo.

Deus é Espirito

Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: Atos 7:48

Claro que este versículo não está querendo dizer que não precisamos ir a Igreja e nem que não seria necessário que  haja Igrejas físicas, afinal é lá que temos comunhão com outro irmãos e também não só por isso deste que lá esteja o Senhor. Apesar do próprio Jesus ter dito que o  nosso corpo é Templo de Deus e habitação do Espirito Santo. "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (I Coríntios 3:16)

E em várias passagens do Novo Testamento  vermos que a forma como a palavra Igreja é mencionada seja evidente que se refere aos grupos de pessoas que reunidas formavam a Igreja de Cristo e não a um templo ou edificação material. Vejam algumas:

"E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano." Mateus 18:17.

"Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." Atos 2:47.

"E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas." Atos 5:11.

"E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão." Atos 8:3.

"Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo." Atos 9:31.

"E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia." Atos 11:22.

"E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé." Atos 14:27.

A primeira vista pode parecer que estou me posicionando contra a existência das Igrejas! Podem ficar tranquilos! Não estou ficando e nem ficarei louco. Antes a cada esquina ao invés de bares tivesse pessoas reunidas aprendendo a palavra de Deus. O que estou querendo mostrar é que o simples fato de uma pessoa frequentar uma Igreja física só tem verdadeira importância se nessa estrutura para qual foi edificada estejam reunidas pessoas que saibam que sem a verdadeira pregação da  palavra! Não poderão encontrar Deus lá.

É exatamente o que o versículo afirma. Pois “se Deus não habita em templos feitos por homens.” A única forma para que Ele possa entrar em uma construção que esteja sendo utilizada como local da Igreja se reunir é se lá as pessoas desejem em suas vidas receber a sua Gloriosa presença. "No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito." Efésios 2:22.

Por isso que não importa em que bairro a sua igreja esteja ou de que material ela foi edificada! O que fará com que as pessoas venham sentir a presença do Altíssimo é a verdadeira adoração que emana dos corações sinceros e pelo entendimento da sua palavra e principalmente pelo que estão buscado verdadeiramente em Cristo. Lembre-se que o Rei dos Reis O Filho de Deus Jesus Cristo não tinha nem onde encostar a cabeça: Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça". Mateus 8:20.

Sendo assim você que está começando no Evangelho não fique preocupado se a pequena Igreja do seu bairro ou a casa do vizinho que te convidou a compartilhar da leitura da palavra e momentos de oração é o local adequado.  O que realmente importa é que as pessoas estejam reunidas em nome de Jesus. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18 : 20.

Está é a chave do nosso crescimento como cristão seguidor de Cristo. A presença de Jesus entre nós e a sua  presença se faz presente quando e somente estamos aprendendo os seus ensinamentos para vida através do Espírito Santo. "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." Atos 1:8.

Quando grupos de pessoas estão reunidos em busca dos ensinamentos de Deus o Espirito Santo move-se entre eles não importando o lugar: "E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus." Atos 4:31.

Por isso se você estiver em um lugar onde a Igreja de Cristo não pode se reunir, onde não há uma edificação que receba as pessoas como igreja! Não deixe de Clamar, Louvar e Glorificar o nome de Jesus e mesmo quando pensa que estar só, lembre-se que o Espirito Santo irá fazer morada em ti quando aceita Jesus como seu Salvador. Portanto serão dois a Clamar pela doce presença de Jesus: Você e o Espírito Santo. Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26.

A mesma regra vale para quem não encontrar na igreja física que frequenta o conforto da verdadeira palavra de Deus baseada nos ensinamentos de Cristo no Novo Testamento. Façam como o Apostolo Paulo orienta:

Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério. II Timóteo 4:1-5

Que Deus pela sua infinita misericórdia e pelo amor que nos amou a ponto de enviar seu Filho Jesus para morrer por mim e por você possa nos dar o entendimento necessário para que possamos ser a sua verdadeira Igreja a qual como Ele disse não importa onde e sim que a Deus adoremos: "Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai." (João 4 : 21)

"Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons."  Provérbios 15 : 3.

Amém.

AA Vivo por Jesus -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...