domingo, 9 de janeiro de 2011

Não cesse de anunciar!

ia_1corintios1_28

Certa vez quanto estava em um ônibus coletivo aqui em minha cidade, presenciei uma cena que venho a minha lembrança hoje ao lê o capitulo 2 d I Coríntios, vou fazer um breve relato e logo depois continuarei falar sobre este incidente de acordo com o versículo.

O Fato foi: Estava retornando do trabalho para casa em um ônibus, quando em uma das paradas entrou um rapaz comercializando balas, chicletes e tudo mais relacionado doces, aqui chamamos este tipo de vendas como sendo Baleiros. O rapaz começou a oferecer suas mercadorias e após alguns minutos e algumas vendas, deixou o se tabuleiro junto ao motorista e começou a falar de Jesus. O que imediatamente chamou a minha atenção para o que ele falava. Na mesma sequencia pude então ouvir uma senhora de mais de 50 anos, falar com uma irritação visível a seguinte frase: Lá vem esses crentes, eles acham que só eles conhecem Deus!

Observei-a melhor e pude perceber que a mesma tinha  presa na blusa um broche com um tradicional símbolo da religião predominante em nosso pais, a católica, então pude entender o seu rancor. Com muita paciência e leveza toquei no seu ombro e ao virar-se para mim, lhe falei! A Senhora sabia que Jesus Cristo foi perseguido e morto por pessoas que pensavam exatamente como a senhora? Pessoas que achando que tinham  conhecimento de Deus e não precisaria ouvir o que ele dizia, então não o aceitaram e nem quiseram entender a sua pregação. A Senhora deveria ouvir o que o irmão esta dizendo, talvez seja exatamente para a senhora esta mensagem. Fique com Deus.

Estava próximo ao meu ponto, levantei e ao passar pelo rapaz  abracei-o e o incentivei a continuar. Fim da história.

Agora veja o que o Apostolo Paulo escreveu aos coríntios.:

Meus irmãos, quando fui anunciar a vocês a verdade secreta de Deus, não usei muitas palavras nem grande sabedoria.

Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz.

Quando visitei vocês, eu estava fraco e tremia de medo.

O meu ensinamento e a minha mensagem não foram dados com a linguagem da sabedoria humana, mas com provas firmes do poder do Espírito de Deus. (I Coríntios 2:1-4)

Este é um dos muitos motivos que levam as pessoas a pensar como aquela Senhora, que nós crentes queremos ser os donos da verdade.

Todo crente fiel , temente a Deus e apaixonado por Jesus não tem maior prazer do que falar o que o Espirito Santo nos ensina.: Portanto, a fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus. (I Coríntios 2:5) – Aquela senhora como muitos católicos que acreditam em Deus, não costumam ter a Bíblia como sua orientação de Fé, pelo contrario seguem piamente ensinamentos criados e passados pela sabedoria de homens, o que contraria exatamente os ensinamentos do próprio Deus por Jesus e seus Apóstolos.

Não pense que a historia que eu relatei acima é um fato isolado, muito pelo contrario, é um pensamento que é transmitido pelo próprio líder dos católicos. A esses Paulo escreveu: Porém, para os que são espiritualmente maduros, anunciamos uma mensagem de sabedoria. Mas não é de uma sabedoria deste mundo nem a dos poderes que o governam e que estão perdendo o seu poder. (I Coríntios 2:6)

Parece ser contraditório eu falar dos que pensam terem o direito de monopolizar o conhecimento sobre as coisas de Deus e aparentemente estar fazendo o mesmo. Certamente assim seria se não observando mais atentamente os versículos e todo o texto e contexto vocês não consigam entender a diferença da origem do que pregamos sobre Deus, Jesus  e o Espirito Santo.

Quando eu falo de Deus, falo pelo que aprendo de Jesus pelos seus evangelhos. Frequento uma igreja fixa, onde encontro principalmente um ambiente onde Deus frequenta e os meus irmão em Cristo. Porém nada do que escrevo vem de ensinamentos ou pensamento do meu Pastor.: A sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, a sabedoria que o próprio Deus, antes mesmo da criação do mundo, já havia escolhido para a nossa glória. (I Coríntios 2:7). Oro diariamente pelos meus pastores, meus irmãos em Cristo , por mim, por minha família e amigos ou não.

Mas para falar de Deus, só através da Sagradas Escrituras. Pois: 

Nenhum dos poderes que agora governam o mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o glorioso Senhor.

Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.” (I Coríntios 2:8-9)

Por essa falta de conhecimento que só pode ser obtido através da leitura bíblica e principalmente pela obediência a mesma. E que ser essencial, nós que buscamos dela aprender e viver, então podemos com a intervenção do Espirito Santo, atrever-mos a falar ousadamente de Jesus.:

Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus.

Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele. E, quanto a Deus, somente o seu próprio Espírito conhece tudo a respeito dele.

Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado.

Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. (I Coríntios 2:10-13)

A atitude daquela senhora apesar de ser deplorável, não deve ser condenada, pois o que ela infelizmente fez, foi repetir o que lhe ensinaram humanamente e infelizmente para ela, não há como conhecer  Deus que é espírito por tradições humana.: Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual. (I Coríntios 2:14)

Ela não estava nem próxima do conhecimento que lhe permitisse  julgar aquele rapaz,  já estava com suas palavras pecando contra Deus, indo de contra ao seu mandamento de amar-mos o próximo como nós mesmo. Há! E eu? Não a julguei!  Fiz o que devo fazer sempre com sabedoria e amor. Falar a verdade. Mesmo porém que pudesse. : A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém. (Coríntios 2:15)

Para concluir. Toda vez que algum de vocês se deparar com um verdadeiro Crente! Aquele que se atem a pregar a palavra e não ficar condenando tudo e a todos. Não se sintam ofendidos! Ouçam com atenção, Deus usa de tudo e de todas as maneiras para falar com vocês! Fiquem atentos e não percam a oportunidade de ouvir um recado do próprio Pai. Ele já usou uma jumenta para salvar o homem. (mais isso é outra história, em outra postagem.)

Que ao ouvir a voz de Deus o Espirito Santo possa abrir os seus corações para que possam entende-la.

Amém.

Gloria à Deus.

Vivo por Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...