sábado, 1 de janeiro de 2011

Para que 2011 seja realmente um novo ano.

 

ia_salmo90_12a

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.   ( 2 Coríntios 5:17 NTLH)

Para quem aceitou Jesus como seu Senhor, este foi verdadeiramente o 1º dia não só de um novo ano, mais de todo resto de sua vida.

Hoje é o primeiro de 2011 e olhado apenas pelo lado natural eu que acabei de ler superficialmente os muitos noticiários local, nacional e internacional, vi que não está sendo diferente do que foram os últimos dias de 2010.

O que me fez lembrar de uma passagem bem interessante que a Bíblia conta e me fez também pensar, o quanto é inútil alguém esperar que mudanças ocorram apenas pelo fato de ter havido uma breve e momentânea expectativa canalizada em único dia.

Esta passagem que me refiro mostra que existe muito mais que o desejo, a esperança e todos os bons sentimentos que, infelizmente parecem só estarem aflorados por um breve estado de êxtase coletivo.

Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus.

Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: —Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.

Jesus respondeu: —Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. (João 3:1-3 NTLH).

Fazendo uma analogia a passagem de um ano para outro, vemos que realmente é necessário que aja a mudança do velho para o novo, afim de que haja uma renovação de algo. Mas é necessário também que acha a compreensão, de que não é pela tão somente mudança de um período para outro que estas mudanças ocorrerão.

Nicodemos perguntou: —Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez? (João 3:4 NTLH)

Foi com até uma certa surpresa que o Nicodemos questionou a Jesus, quanto ao que mais seria necessário para que se desse de fato este novo nascimento. Da mesma forma devemos perguntar a Deus: O que tenho que fazer para que de fato este novo ano seja realmente novo? Eu creio que ele te responderia o mesmo que Jesus respondeu a Nicodemos.:

Jesus disse: —Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.

Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual.

Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. (João 3:5-7 NTLH)

Assim deveria ser para todos que pensam que, por apenas cumprirem uma serie de rituais tais como: Vestir-se de branco, pular ondas na praia, comer determinadas comidas, oferecer oferendas e etc. Poderão de alguma forma estar garantido “bons resultados” para o novo período anual. Pois é isso que  este novo ano será, caso não seja feito algo realmente de novo na sua vida. Jesus deixou isto bem claro a Nicodemos.: O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito. (João 3:8 NTLH).

E ele ficou surpreso?: —Como pode ser isso? —perguntou Nicodemos. Jesus respondeu: —O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? (João 3:9,10 NTLH).

Grosseiramente comparado é a mesma coisa que dizer a estes muitos “adivinhos dos tempos”  que se dizendo muitos sábios e proféticos  nada poderão fazer para mudar sequer as consequências do que ocorrerá nas suas próprias vidas, quanto mais nas dos outros. 

E Jesus continuou:

Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem.

Se vocês não crêem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu? (João 3:11,12 NTLH).

Quando Jesus se refere a nós, ele esta falando de Deus Pai, o Espirito Santo e Ele. E deixa bem claro ao mestre da Lei Nicodemos, que  demostrou que o seu conhecimento das coisas do mundo, mesmo assim era limitado pelo fato de não entender quando falado algo novo, e o quanto mais seria difícil o entendimento se Jesus falasse das coisas celestiais!

Jesus porém mesmo assim procurou desperta-lo do falsa segurança que o  conhecimento e o seu posto lhe dava e falou-lhe dos planos que Deus tinha através dele.:

Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.

Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. (João 3:16,17 NTLH)

Jesus  sempre procurava fazer-se entender, pois não havia tempo a perder, sua permanecia entre eles já estava determinada.: Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus. (João 3:18 NTLH)

Ele estava dizendo a Nicodemos eu estou aqui por você também.  Não faça como ou outros. Entenda o que estou te falando pelo coração, esqueça da lei! Esqueça o que ouviu e aprendeu, acredite em mim, olhe para mim:

E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau.

Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem.

Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus. (João 3:19-21 NTLH)

O próprio Nicodemos estava sendo como estas pessoas, ele veio até Jesus somente a noite (trevas). Mais ele havia ouvido a Jesus durante o dia (Luz) na sinagoga. Contudo por medo de perder o seu posto de mestre entre os Judeus, ele foi a Jesus escondido. Muitos ainda hoje fazem o mesmo. Ouve a pregação do Evangelho, tomam conhecimento dos ensinamentos de Jesus e tentam adapta-lo a sua maneira de viver e pior usa de seu nome em vão.

Ou associa-o, como descaradamente vi um anuncio de classificados em  jornal local fazer. Onde uma mãe de santo (QUE JÁ ERRA EM AFIRMAR SER UMA COISA QUE NUNCA PODERIA) Pois só existe um SANTO que é o Deus das Escrituras Sagradas e  dele ninguém pode reivindicar MATERNIDADE.

Querendo no intuito de mascarar a verdade sobre a qual deus  verdadeiramente serve, utiliza o nome de Jesus em seu anuncio de agradecimento aos seus clientes pelos “trabalhos” realizados. Pasmem com sucesso ou não. A estas pessoas peço a Deus que na sua infinita misericórdia possa, assim como de mim o fez, tirar estas escamas que lhes cegam os olhos para não verem o engano que estão cometendo.

Não se enganem com aqueles que prometem um ano maravilhoso e não conhece aquele que é o único que poderá fazer com que seja: Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir. (Apocalipse 1:8 NTLH)

De nada adiantará suas muitas previsões Jesus sempre mostrou que não tem comunhão com que assim praticam e com quem crer.

Mas os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte. Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações.

(Apocalipse 21:8 e Apocalipse 22:15)

Jesus esta acima de tudo isto que se faz e dizem em seu nome. Jesus não é uma imagem pregada em nenhum crucifixo! Ele é o filho de Deus morreu, Ressuscitou e vai voltar.

Veja o que João Batista que veio ao mundo para anuncia-lo diz dele:

Num casamento, o noivo é aquele a quem a noiva pertence. O amigo do noivo está ali, e o escuta, e se alegra quando ouve a voz dele. Assim também o que está acontecendo com Jesus me faz ficar completamente alegre.

Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante.

Aquele que vem de cima é o mais importante de todos, e quem vem da terra é da terra e fala das coisas terrenas. Quem vem do céu é o mais importante de todos. Ele fala daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita a sua mensagem.

Quem aceita a sua mensagem dá prova de que o que Deus diz é verdade.

Aquele que Deus enviou diz as palavras de Deus porque Deus dá do seu Espírito sem medida.

O Pai ama o Filho e pôs tudo nas mãos dele.

Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus. (João 3:29-36 NTLH)

Quer ter realmente um Feliz ano de 2011? Reveja todos os seus conceitos e também os seus pré conceitos sobre as verdades bíblicas, medite sobre tudo aquilo que sempre lhe disseram que fizesse e que  daria certo. Compare-os com a mensagem de Jesus que é para todos e que nada exige que se dê, faça ou pague. Jesus não é religião! Ele é muito mais do :que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,"  (Efésios 3 : 20 b) Ele não caberia em nenhuma religião. Jesus é Jesus! : Pelo contrário, por meio da graça do Senhor Jesus, nós, judeus, cremos e somos salvos do mesmo modo que os não-judeus. (Atos 15:11  NTLH)

Um verdadeiro e Feliz 2011 e a eternidade com Jesus é o que desejo a todos.

Amém.

Glória à Deus.

Vivo por Jesus

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011 da era Cristã.

 

Hoje quero apenas desejar a todos um Feliz 2011. Não sem, claro. Lembra-los!

 

Que estando com Jesus todos serão ainda mais felizes.

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."  (Romanos 12 : 2)

image

Que o amor de Jesus  envolva a vidas de todos que me acompanharam nestes últimos meses de 2010. Assim como à seus familiares.

"Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens."  (Lucas 2 : 14)

E um Ano Novo com a alegria de Jesus.

Amém!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Não exagerem na pregação!

 

ia_lucas15_10

Circula no Youtube vídeos que chama a atenção para o fato de varias pessoas algumas até  personalidades conhecidas que declararam publicamente a sua opção de rejeitar à Deus.

Quero esclarecer que  Deus não tem prazer em permitir que algo de ruim possa acontecer aos homens. Mais apesar de Deus ser amor ele também é justiça. Não se pode esperar que nada não possa  sobrevir  na vida de uma pessoa que com a sua própria boca nega ou ofende a Deus, que o rejeita explicitamente. A questão porém do que deve ficar bem esclarecido. É que não é de Deus que provem as consequências que recaem sobre as pessoas como os vídeos fazem parecer.

O olhar de Deus está sobre todos esperando para ajudar a quem o invoque, mais como esta na tela abaixo que extrair de um desses vídeos, cujo o título é Zombar de Deus,  ele também respeita a sua decisão e não irá intervir naquilo para qual não foi convidado.

image

O cuidado que devemos ter com as nossa palavras, não significa que seja somente por as te-las proferido que sejamos condenados perante a Deus. Pois a palavra diz que Deus é longânimo em esperar que ninguém se perca dele.

O que realmente acontece. É o fato de que assim como Deus espera ansioso pelo seu sim a Jesus!  O Diabo como a palavra ensina: Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. (I Pedro 5:8 NTLH) – E seu demônios também estão a espreita, e por não ser onisciente e onipresente se aproveitam dessas palavras para agir. É como se a pessoa assinasse uma autorização que limita a ação de Deus para tentar protege-lo.

Ou não nos afastamos de uma pessoa? quando ela diz: Não se meta com minha vida! Eu faço dela o que eu quiser. Isto se chama respeito.

Todas as pessoa citadas no vídeos, demonstraram a total falta de respeito por Deus. dizendo ou dando a entender que não estão pedindo que Deus as ame amem e farão o que quiserem. : "Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve."  (João 9 : 31

Este respeito que Deus tem pela sua criação especial que é o ser humano e que   por  falta de entendimento é  usando como argumento e  justificativa para nega-lo pelo que chamam de Livre Arbítrio; como se realmente soubesse escolher o que é melhor para suas vidas!: Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções. (Provérbio 16:2 NTLH)

Os vídeos são como tudo que se possa humanamente estarem pensando fazer , para trazer os homens de volta a Deus, nada poderão conseguir de efeito pratico, uma vez que não nos cabe a conversão de ninguém.: Afinal de contas, quem é Apolo? E quem é Paulo? Somos somente servidores de Deus, e foi por meio de nós que vocês creram no Senhor. Cada um de nós faz o trabalho que o Senhor lhe deu para fazer: Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer. De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento. (I Coríntio 3:5-7 NTLH) –

Resumindo: Não devemos tentar convencer a ninguém  por qualquer método seja que o pareça ser certo, impactante etc., a única coisa que nos foi dito para fazer (me refiro anunciar o Evangelho) e por ordenança do próprio Jesus foi: Então ele disse: —Vão pelo  mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.  (Marcos 16 : 15 NTLH)

Basta que se faça o que ele pediu: Anunciem, Falem, Preguem, Contem, Digam e até gritem que é de Jesus. Mais não pense que o mérito da conversão de uma única pessoa que seja, será seu! : Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. (Tito 3:4,5 NTLH)

Algumas pessoas que paro para conversar,  logo que menciono o nome de Jesus quase sempre tem uma experiência pessoal ou de ouvir falar  sobre os crentes que vivem pregando a palavra como se estivesse “literalmente pregando a Bíblia na cabeça das pessoas” isso para tentarem me impedir de continuar falando, logo tentam associar-me aos que assim fazem. Graças à Deus, que não me deu seu Espírito para provocar confusão, tenho tido a sabedoria de lidar com estas situações de modo que dou o testemunho do meu Senhor Jesus, agindo como ele agia: Respeitando aquele que não o respeita.

Pensar que por muito falar irão convencer alguém a aceitar Jesus é no mínimo falta de sabedoria Cristã, o que inclusive a palavra recomenda que todos procurem ter: Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. (Tiago 1:5 NTLH).

Fico pensando quantas pessoas nem quiseram dar ouvido a pregação sadia do evangelho por causa destas abordagens desprovidas de sabedoria? Não que esteja condenando os que no passado ou ainda hoje  assim façam. E nem também que esteja parabenizados, pois se assim alcançaram o objetivo, com certeza foi pelo o agir do Espirito Santo e não por seus métodos.:  Quando o Auxiliador (O Espírito Santo) vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. (João 16:8 NTLH).

Não temos o direito e nem foi o que o Senhor nos pediu de tentar impor pela nossa vontade a verdade do Evangelho e as consequências do viver sem Deus. Jesus não nos deu a sua palavra como um fardo para carregarmos e que temos que descarregar o mais rápido possível afim de recebermos nosso galardão. Ou esquecem?que. : A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. (Efésios 2:9 NTLH)

Se algum crente pensa que pode dizer que fulano ou sicrano se  converteu pela sua pregação. Sinto dizer-lhe irmão, você ainda não se converteu ao verdadeiro Jesus. Peça a Deus sabedoria de Salomão e a humildade de Pedro: "Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem."  (Atos 10 : 26). Não recebendo  para si a Glória que pertence a Deus.

Fico por aqui reafirmando o meu desejo sincero de que aqueles que foram previamente preparados pelo Espirito Santo de Deus para terem acesso a este blog. Possam verdadeiramente terem por ele sido impactados.

Amém.

A Deus seja dado toda honra e glória, no nome de Jesus.

Amém.

 

Vivo por Jesus

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Jesus disse: —Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim.

ia_1joao4_19

Jesus disse: —Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim.

Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. ( João 14:1-3 NTLH)

Uma das muitas transformações que ocorre naturalmente nas pessoas que aceitam a Jesus, é  que elas passam a confiar verdadeiramente em Deus e buscam nas suas orientações as verdadeiras maneiras para  solucionar os problemas que irão enfrentar. É  exatamente esta capacidade de  transformar a adversidade em uma oportunidade para por em pratica a nossa Fé; que faz com que não fiquemos perturbados ou aflitos. Um dos principais motivos que leva uma pessoa a ficar cheias de preocupações ou a  não conformar-se por não ter conseguido os objetivos, é o sentimento de desilusão.

Não ficarmos desiludidos por algo que não foi ainda alcançado. Esta atitude é que faz toda diferença para  o crente que verdadeiramente confia nas promessas de Jesus, é o que faz com que não desista do que não conseguiu de forma natural e transfira toda a sua esperança para o sobrenatural de Deus.

Sabendo que pela fé ainda poderá alcançar: A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. (Hebreu 11:1 NTLH). Esta convicção é respaldada pelos inúmeros exemplos que encontramos nas Escrituras, onde no passado os homens de Deus nunca deixaram de crer que se Deus havia prometido aquilo se cumpriria!: Portanto, há duas coisas que não podem ser mudadas, e a respeito delas Deus não pode mentir. E assim nós, que encontramos segurança nele, nos sentimos muito encorajados a nos manter firmes na esperança que nos foi dada. (Hebreu 6:18 NTLH).

E nós, os crentes em Jesus hoje temos que ter esta mesma esperança não permitindo que a decepção possa ser motivo para que façamos algo que Deus abomina como  a murmuração = MURMURAR Ato de Censurar ou reclamar. Pois uma vez  que temos o conhecimento do que a palavra de Deus diz, não podemos agir como qualquer pessoa reagiria: Na multidão havia muita gente comentando sobre ele. Alguns diziam: —Ele é bom. —Não é não; ele engana o povo! —afirmavam outros. (João 7:12 NTLH).

Em todas as reações sejam por qual motivo , se nela existir algo que possa suscitar duvida, não poderá haver Fé! Outro sentimento tomará conta do espirito e da alma da pessoa, este sentimento  é o Medo. Sei que o medo é uma reação natural e até de certa forma instintiva, que por muitas vezes até nos protegem. Concordo! Porém o medo é também interpretado quando manifestado pelo sentimento da duvida, do que  irá ou não acontecer, pelo receio de não lograr algo que ainda não conseguiu; o que chamamos: Ausência de Fé.

Jesus respondeu: —Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus. (Lucas 9:62 NTLH).

Jesus sempre se utilizava de exemplos do cotidiano para demonstrar a viabilidade de vivermos dentro dos padrões que ele ensinava. Ou não é um fato de que nenhum lavrador após semear a terra, retorna para vê se as sementes estão ou não sob ela? Como já disse, não faço grandes estudos sobre o tema irei escrever no blog. Mais somente pelo fato de ter que estar em concordância com a palavra, tenho que “passear” pelos livros e com isso não só vou demonstrando a veracidade  do que escrevo como vou tendo cada vez mais compreensão.

Hoje até comentei em uma conversa  muito agradável com uma cliente sobre Jesus. Que as escrituras eram ensinadas ao povo oralmente  pelos escribas e sacerdotes e que eu pelo fato de eu não ser um “escritor” eu sabia que cometia deslizes linguísticos. Estava lembrando desta conversa e me senti quase que também fazendo o mesmo quando escrevo, pela forma mais intimista que vou  transmitindo a palavra, por não ter o domínio das regras de concordância, da gramatica, pontuação etc. atributos necessários para um  verdadeiro escritor.

Penso que era mais ou menos o que acontecia com aqueles que fazia a leitura dos rolos ou pergaminhos dos evangelhos , quando menos esperavam estavam não somente lendo, mais também dando vida a narrativa de forma entusiasmada, como se contagiados pelas Boas Novas que é o significado de Evangelho. Eu de certa forma me sinto do mesmo jeito, por vezes me pego escrevendo e apagando e tornando a escrever, quase sem nenhuma preocupação de estar “escrevendo da maneira correta”, porém com a certeza de que estou me fazendo entender para aqueles que o Espirito Santo já  capacitou. No nosso meio cristão tem um dizer muito comum: Que Deus não escolhe os mais capacitados, mais capacita os escolhidos.

Agradeço de coração a todos que leem as minhas postagens, que percebem os meus muitos erros e mesmo assim poupa-me das criticas. Não que eu fosse me ofender por estarem apenas comprovando um fato. Mais pelo meu desejo que apesar destas falhas, da maneira que seja; a mensagem possa estar sendo entregue.

Certa vez Jesus disse: Jesus continuou a falar a eles. Ele disse: —Eu não posso fazer nada por minha própria conta, mas julgo de acordo com o que o Pai me diz. O meu julgamento é justo porque não procuro fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. (João 5:30 NTLH).

Se Jesus nos ensina que até ele obedecia ao Pai. Quem sou eu que por não saber escrever  irá desobedecer?

Que o Espirito Santo continue  abrindo suas mentes para o entendimento e os corações de todos que estão assim como eu, buscando aprender mais de Deus.

 

Amém

Vivo por Jesus

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Livre-se dos seus fardos.

ia_efesios6_12

[Jesus disse] Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. ( Mateus 11:28 NTLH)

Estamos chegando a mais um final de ano. Muitos param para avaliar o que foi feito ou não ao longo dele. Com certeza alguns irão achar que o motivo pelos quais  não  puderam ver realizado todos os seus planos traçados no ano anterior, tenha sido o peso destes encargos. E de certa forma estão certos. O muito querer obter bens realmente trás como consequência um grande peso, seja de responsabilidades ou físico mesmo,   muitos pelo desejo ambicioso de obter sucesso em todos os níveis de conquista humana, terminam sobrecarregando-se e perdendo-se nos seus muitos esforços.

Por mais que a sua incredulidade não o permita perceber. Por trás desta ambição das muitas coisas, esta o bem arquitetado plano do Diabo. “ Lá vem ele falar do Diabo!” Podem vocês falarem. Mais espere um pouco e me entenderão.

Como uma pessoa com a mente ocupada pelo desejo do Ter, muitas das vezes mais do que apenas pelas 24h de um dia,  terá tempo e vontade de lembra-se de Deus? Você acha que tal pessoa, trocaria uma reunião ainda que fosse para especular um novo negocio, por um culto na Igreja? Então você pode com um pouco de boa vontade concordar, que: Quando uma mente não tem tempo para Deus ela estar mesmo que inconscientemente satisfazendo a vontade do? Do diabo!

Entenda pelo amor de Deus! Não estou afirmando que quem trabalha muito é do diabo. O que estou querendo mostrar-lhes é: Quem se deixa dominar pelos desejos matérias, estes sim estão satisfazendo os desejos dele. : Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus. (Efésios 2:2 NTLH)

Torno afirmar, não éramos, assim como eu, também os entregaram as suas vidas a Jesus; melhores do que ninguém: De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus. (Efésios 2:3 NTLH)

Não vou ficar afirmando que tudo que o ser humano faz tem como única raiz motivadora o diabo, mais gostaria que procurasse vê as coisas deste mundo por óticas variadas. A maior artimanha do diabo foi fazer com que a humanidade se esquecesse dele, acharem que ele não passa de um ser imaginado como o personagem vilão de um filme. Não meus caros! Ele não é apenas um personagem de ficção, ele é a personificação da maldade: Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. (Efésios 6:12 NTLH).

Então quando não é pela própria natureza humana, infelizmente na maioria das vezes má pelo que acreditam: No passado vocês não conheciam a Deus e por isso eram escravos de deuses que, de fato, não são deuses. (Gálatas 4:8 NTLH)

Lamentavelmente a própria igreja hoje não dá a devido crédito  que este ser maligno tem, não se preocupam em ensinar aos membros do perigo que paira sobre todos nós. Na pretensa condição de estarem por assim engrandecendo a Deus, ficam tão somente apregoar os seus inquestionáveis os poderes e esquecem do que está escrito na própria Escritura Sagrada; que ele o diabo, ainda não esta dominado: Então vi descendo do céu um anjo que tinha nas mãos a chave do abismo e uma corrente pesada. Ele agarrou o dragão, aquela velha cobra que é o Diabo ou Satanás, e o amarrou por mil anos. (Apocalipse 20:1,2 NTLH)

Portanto amigos (as) mesmo que correndo o risco de ser taxado de maluco e que  ainda que eu não esteja por temor, mais pelos ensinamento, os alertando contra este ser, não posso subestima-lo, e também, deixar de alerta-los.

Como leitor das Escrituras tenho sido capacitado a entender  que ainda não podemos deixar de orar e vigiar contra as astutas ciladas deste ser maligno. Tento pela misericórdia de Deus repassar estes ensinamentos que não são de minha autoria,  sendo fiel ao que qualquer  um poderá comprovar lendo também nas Escrituras Sagradas. Pois este é o propósito deste Blog: Por último Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto eles estavam à mesa, comendo. Ele os repreendeu por não terem fé e por teimarem em não acreditar no que haviam contado os que o tinham visto ressuscitado.

Então ele disse: —Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:14-16 NTLH)

No cinema, nas lendas e por todo de tipo de associações jocosas sobre o que se refere a Satanás, o Diabo e a Lúcifer. Foi  passada a ideia que faz com que todos pensem que não tem o que temer, que não há nenhuma relação entre as muitas maldades, aberrações, catástrofes, fome, miséria, aborto, pedofilia, adultério, prostituição, assassinatos e tudo mais com ele. Chega-se ao absurdo de muitos ainda associarem  estes acontecimentos: A Vontade de Deus. Tamanho absurdo já era assim por assim pensar  na Idade Média. Mais continua em pleno vigor nos dias atuais.

Chega-se ao ponto de religiões pregarem o auto flagelo a expiação como forma de livrar-se ou ainda que por assim agirem terão que retornar a vida varias vezes para pagar as suas maldades.

Não tenho nenhuma pretensão de parecer mais conhecedor da verdade do que outros, mais será que não dá para perceber que existe algo de errado? Será que em sã capacidade mental, alguém possa acreditar que um Deus que criou o ser humano para ser a sua imagem e semelhança possa ser o autor dessas formas de ataques a este mesmo ser humano? Como podem atribuí  ao mesmo a responsabilidade de  vê-lo sofrer?

Será que dá para compreender como um Deus que permite que seu único e amado filho se entregue a morte  por amor aos homens possa ser Mal?

Vejam como erram:

Pouco tempo depois de ter me convertido de estar tomando conhecimento pelas Escrituras da vontade de Deus para minha vida e para a de todos. Estava aguardando o semáforo abrir para os  pedestres, quando ao meu lado parou uma senhora acompanhada de uma garota de uns 12 a 14 anos, e esta senhora exclamou:

Minha filha! Não vejo a hora de chegar em casa, hoje a minha perna esta danada (ela era baiana), esta queimando. Olhei para a perna da mesma e vi que estava muito inchada, creio que seria erisipela ou algo parecido. Mais o que veio a seguir foi o que  me deixou muito mal. Ela simplesmente falou com toda a convicção do mundo. É minha filha mais fazer o que? É Deus que quer assim. Eu queria gritar! Nãoooooooo! Não minha senhora Deus não quer que a sua perna fique deste jeito! Como pode alguém acreditar numa insanidade desta? Ela porém tinha mais de  60 anos e como seria difícil para um fedelho na fé que eu era, explicar-lhe que o que lhe haviam  ensinado sobre a vontade de Deus nas tradições da sua religião ESTAVA E ESTÃO ERRADAS.

Eu passei o resto do dia lamentando não ter tido a coragem e ter me arriscado a tomar  um tapa que fosse, mais que  falasse a verdade do Jesus da Bíblia.

Hoje quantas e como sejam as oportunidades que apareçam, tenho tido o discernimento de não me atritar com quem quer que seja. Mais dou o recado de Jesus.

É nesta firme convicção que venho todos os dias pela graça de Deus e os ensinamentos do seu Santo Espirito dando estes recados de Jesus para vocês.

Se ela soubesse como andar com Jesus não só desincha pernas e tudo mais: Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. (Mateus 11:29,30 NTLH)

O Melhor de um bom, excelente ano novo que possa querer para vocês, não está na minhas mãos para que possa se realizar, mais com certeza estará com Jesus Cristo se assim desejarem.: Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. ( I Pedro 5:7 NTLH)

Após as 24 de hoje restarão mais 03 dias para a virada do ano não espere todo este tempo, venha para os braços de Jesus.

Jesus te Ama!  Nele, por Ele e para Ele eu também.

Vivo por Jesus

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sem Jesus não é possível.

ia_filipenses4_13

Pois então os senhores e todo o povo de Israel fiquem sabendo que este homem está aqui completamente curado pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré—aquele que os senhores crucificaram e que Deus ressuscitou.

Jesus é aquele de quem as Escrituras Sagradas dizem: “A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.”

A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos. (Atos 4:10-12

Bom seria que todos tivessem o entendimento de que não existe nenhum poder humano que possa conduzir os homens a Salvação e por consequência à Deus. Porém infelizmente o que veremos nos últimos dias que antecede a passagem de mais um ano, será uma variedade de tentativas das mais exóticas ou até as mais esdrúxulas maneiras encontradas por pessoas que não percebem que estão enredadas nas artimanhas do Diabo para tentarem conseguir um melhor ano novo.

Antes que pense que estou sendo intolerante e presunçoso em afirmar a inutilidade de tudo isto, quer seja em nome de religiões ou filosofias de vida e possam dizer que estou querendo afirmar que  somente os crentes estão certos.

Vejamos  então a incoerência que existe nestas diversa praticas. Antes, porém  para os que tem como sendo legitimas  e venham querer mesmo que em vão ofender-me. Eu reitero a legitimidade do que estou postando baseado no fato de que: Ao tentarem fazer do nome do Deus a que eu sirvo um padrão que justifique todas e qualquer das suas praticas posso também em nome do seu filho Jesus discordar e mostrar onde estão os erros bíblicos praticados que invalidam tais praticas, além de alertar aos que ingenuamente e não por total desconhecimento  insistam em praticarem.

A partir deste principio comum, reivindico por estas afirmações que diga ser o deus que eles estão buscando seja o Deus da bíblia;  o justo direito de manifestar o desacordo que há entre estas  intenções e o que esta na palavra de Deus.

Tendo, espero, chegado ao um acordo. Vamos lá.

Começando pela principal religião do nosso pais, veremos o total desacordo com a palavra de Deus: —Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. (Êxodo 20: 4,5 NTLH)

Passando por outra introduzida e adaptada juntamente e aceita pela a principal, vemos  que foi duplicado o erro, pois além da imagens tem também outros deuses: —Não adore outros deuses; adore somente a mim. (Êxodo 20:3 NTLH)

Ainda no mesma sequencia introdutória de falsos ensinamentos vem mais uma que  dizendo crerem em Jesus usa em vão seu nome associando-o aos mortos: Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome. (Êxodo 20:7 NTLH).

Entenderam porque não posso ser taxado homofóbico, intransigente, fanático e pior o que não sou mesmo: Religioso. Definitivamente porque quando Jesus disse que a Pedro: Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la.  (Mateus 16:18 NTLH), ele não estava dizendo que a sua Igreja pertenceria a esta ou aquela religião. Se não vejamos:

Igreja = Grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, recebendo ensinamentos evangelizar e ajudar uns aos outros.

EX: Eu sou a Igreja de Cristo e só a ele me submeto.

Ora reunir-se em um determinado lugar e não em um lugar especifico:

Significado de Determinado adj. Fixado, demarcado, decidido. / Certo, estabelecido. / Resoluto.

Significado de Especifico adj. Que é exclusivo de uma coisa ou espécie:

Além de que fica claro que Igreja não é inanimada e fixa: E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos. (Atos 15:3 ACF)

"E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles."  (Atos 15:4 ACF)

"Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos."  (Atos 15:22)

E que não precisava ser nada especial para os homens, mais separados para Jesus: "Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo."  (Romanos 16:5)

Entre os muitos equívocos (gentilmente falando) estar a insistência de criarem santos para veneração, já expliquei em outra postagem, mais cabe ainda repetir: "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:"  (I Coríntios 1:2) –

Santos são todos aqueles que vivos invocam o nome de Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador.

E por ai vai a sucessão de doutrinas humanas que só levam a lugar nenhum. Inventam todo tipo de coisas estranhas, sem nenhum fundamento de causa e efeito, e o que me chama mais atenção é que por mais estranho que seja acreditar que irão obter alguma resposta por meios duvidosos, todo mundo parece achar tudo normal. Mais quando se faz o que a bíblia ensina para realmente agradar a Deus. Ai mudam o discurso, e passa ser loucura de crente! Estranho né! Como postei ontem: Sem fé é impossível agradar a Deus! Mais Deus não aceita qualquer tipo de fé: Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também crêem e tremem de medo. (Tiago 2:19 NTLH)

Esta deveria ser a primeira coisa a se pensar antes de associar o único Deus as praticas humanas.

Se pensam que Deus se agrada destas coisas? Estão enganados e enganando a quem em vocês possam acreditar: — Amigos, por que vocês estão fazendo isso? Nós somos apenas seres humanos, como vocês. Estamos aqui anunciando o evangelho a vocês para que abandonem essas coisas que não servem para nada. Convertam-se ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles. (Atos 14:15 NTLH)

Hoje eu fico pensando em um motivo, só um, que pudesse me fazer desistir de viver o resto da minha vida com Cristo e por mais que procure em tudo aquilo que vocês possam imaginar: Não encontro!

As vezes me pego sorrindo só em pensar e em Jesus. Muitas vezes no transito quando não reajo a uma das muitas estupidez que vemos os motoristas cometendo diariamente, chego a ficar orgulhoso por saber que assim fazendo estou me aproximando mais de Jesus.

Sabem o que é alegria? Mais alegria mesmo? Aquela que vem de dentro…sem álcool , sem drogas…que não precisa de nenhuma motivação exterior? A alegria de ser de Jesus! Esta alegria que inunda meu ser é a que  faz com que eu saiba que o próximo ano será ainda melhor do que este: Basta que eu permaneça com Jesus.: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."  (Filipenses 4 : 13)

Teria motivo melhor para esquecer todas as promessas, simpatias, crendices, oferendas,velas, imagens , para tão somente estar com o Deus vivo? E se não bastasse: "Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima."  (Tiago 5 : 8) – Ainda que saber que o meu Senhor voltará.

Não queira estar longe de Jesus neste momento, pois o ditado de que: Antes tarde do que nunca. Não irá ajuda-lo: E Jesus terminou, dizendo: —Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora. (Mateus 25:13 NTLH)

Quer ter mais que um ano de muitas alegrias e vida plena?

Venha para Jesus. Ele está de braços abertos te esperando.

Amém.

Vivo por Jesus

domingo, 26 de dezembro de 2010

Sem fé é impossível agradar a Deus.

ia_hebreus11_1

Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhece-lo melhor. (Hebreus 11:6 NTLH)

"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê."  (Marcos 9:23)

"Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva."  (Lucas 8:50)

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;"  (João 1:12)

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  (João 3:16)

"Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."  (João 3:18)

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."  (João 5:24)

"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede."  (João 6:35)

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre."  (João 7:38)

"E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente."  (Marcos 5:36)

"E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?"  (João 11:26)

Tive a oportunidade de conversar com uma pessoa no dia 24/12 p.p, sobre os ensinamentos o que estão escrito na Bíblia e como eles podem mudar uma vida.

A pessoa que vou chamar de Tomé (não é o seu nome, mais bem que poderia ser)alegava já te-la lido de Genesis a Apocalipse. O que de maneira alguma me surpreendeu, pois o que tem de pessoas que leem a bíblia no intuito de desacredita-la….hum! Vocês nem imaginam.

Pois é! O Tomé apesar de dizer que havia lido e até demonstrar isso pelo recitar de alguns versículos chaves, só fez confirmar o que digo sempre nas minhas postagens. Leem mais não tem o entendimento espiritual do que lê. E isto não pense que digo isto por soberba, mais sou sim privilegiado e me sinto abençoado por ter compreendido, sem muito questionar, que não há como de outra maneira alguém poder entender a simplicidade que estão por trás dos ensinamentos bíblicos sem a presença do Espirito Santo.: Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual. (I Coríntios 2:14 NTLH).

Não preciso nem disser que não me achem louco! O próprio versículo já antecipa este pré conceito que é comum ao que não se entende ou aceita. Voltando ao Tomé apesar de como ele mesmo disse saber por já ter lido; que não pode haver comunhão entre Deus e o Pecado. :"Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira."  (Apocalipse 22 : 15) – Mais que não via como abrir mão de pecar! Incrível né! Só reforça o que digo sempre e que o primeiro versículo que coloquei acima de Hebreus confirma. Sem que tenha a Fé absoluta de nada adiantará ler, se  não procurar entender não pela letra , mais  pelo Espirito: É ele quem nos torna capazes de servir à nova aliança, que tem como base não a lei escrita, mas o Espírito de Deus. A lei escrita mata, mas o Espírito de Deus dá a vida. (II Coríntios 3:6 NTLH.

Creio que o motivo que vou mencionar pelo qual o Tomé acha que dificilmente será salvo, apesar do seu “aparente” conhecimento da verdade, é possivelmente o que levam centenas ou milhares de pessoas também acharem o mesmo. O Tomé acha que  poderia até viver sem beber, sem fumar sem até matar! Pois segundo ele tudo isso é proibido na bíblia, mais que não vê como não se prostituir e/ou adulterar!

Penso que assim como ele a maioria de vocês também tem esta ideia formada de que a Bíblia proíbe uma serie de coisas, certo? Errado! Em todo o Novo Testamento só é mencionado de fato quatro coisas que realmente aqueles que aceitam Jesus dever evitar.: Porque o Espírito Santo e nós mesmos resolvemos não pôr nenhuma carga sobre vocês, a não ser estas proibições que são, de fato, necessárias:

não comam a carne de nenhum animal que tenha sido oferecido em sacrifício aos ídolos; não comam o sangue nem a carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado; e não pratiquem imoralidade sexual. Vocês agirão muito bem se não fizerem essas coisas. Saúde a todos!”  (II Coríntios 15:28,29 NTLH).

Nota: Vale ressaltar que o não comer sangue refere-se a ingerir-lo como alimento, não como certa seita apregoa de que é proibido a transfusão de sangue. Como seria se o próprio Jesus foi o primeiro doador: porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo. (Mateus 26:28 NTLH)

Como podem comprovar da mesma forma como esta ideia difundida de maneira errada e por vezes, pela culpa dos que por falta de entendimento que só é dado pelo Espirito Santo, dão as suas própria intepretações a palavra de Deus, vemos as pessoas sendo enganadas por toda sorte de Interpretes.

Este inclusive foi outro motivo pelo qual o Tomé alegava “entender” que havia sim muitas proibições na bíblia. Ele ficou surpreso quando disse-lhe que a bíblia não é um simples livro para ser interpretado ao bel prazer daqueles que se acham capazes. Informei-o que a bíblia é a Palavra Viva de Deus e assim sendo. Devemos assim como numa conversa particular com o seu autor o Espirito Santo, prestar atenção para o que  ela irá revelar de forma particular  para quem a lê com o espirito pronto para receber os seus ensinamentos, por isso sempre que vamos lê-la temos que orar pedido a Deus que fale conosco pela suas palavras.

Convidei-o a experimentar a ler a bíblia desta maneira, como sendo o próprio Jesus respondendo as suas orações. Pois como é sabido entre os crentes em Jesus de que: Quando oramos, falamos com Jesus e Quando lemos a bíblia, Jesus fala conosco. Tão certo assim, que um versículo por mais vezes que tenha sido lido, sempre nos dá o entendimento adequando para o momento da leitura. "Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras."  (Lucas 24 : 45).

Como a maioria, ele reagiu dizendo não crê que se possa viver de acordo com os ensinamentos das Escrituras, ao que lhe respondi que nenhum homem que se converte a Deus através de Jesus tornam-se Santos, como é apregoado por ai. O que acontece é que os nossos sentidos do que é certo ou errado ficam mais susceptíveis a ouvir (pelo conhecimento da palavra) a voz de Jesus que nos constrangem: Porque somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós, pois reconhecemos que um homem, Jesus Cristo, morreu por todos, o que quer dizer que todos tomam parte na sua morte. (II Coríntios 5:14 NLTH).

Sentido-se ofendido penso eu! Ele logo invocou a 1ª Emenda da Constituição dos Que Não Creem. E você! Vive como a bíblia ensina? O que sem titubear respondi: Sim! Tento todos os dias viver conforme os ensinamentos de Jesus e quando eventualmente não consigo, não preciso me auto infligir nenhuma punição, penitencia ou sacrifício, tenho somente que de todo coração confessar que não mais irei cair no mesmo pecado pois: Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós. (I João 1:8,10 NTLH)

Nota Importante: Quando me refiro a eventualmente não conseguir. Estou excetuando todos aqueles que são imperdoáveis pela persistência: os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, os covardes, os traidores, os  pecados nojentos, os assassinos, os imorais. Não pensem que existe contudo diferença entre um grande pecado e um pecadinho. Bom seria se não pecássemos, mais ai só sendo Deus.

Sinceramente? Não sei o que ele possa ter realmente absorvido da nossa conversa, mais uma coisa que não tenho duvida é quanto a necessidade de termos Fé! Crê = Ter Fé.

 "E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê."  (Marcos 9:23)

Você crê????

Jesus te Ama.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...