quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Toda Sabedoria humana é inútil diante de Deus.

 

ia_romanos16_27

Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria.    ( Tiago 3:13 NTLH )

Normalmente é justamente ao contrario o que vemos. Quanto mais uma pessoa se julga sábia ou inteligente mais arrogante fica. É evidente que não condiz com a atitude de quem diz possuir  a sabedoria e a inteligência, pois esta condição deveria produzir uma capacidade de compreensão acima da média. 

Então porque age assim aqueles ditos sábios e inteligentes? Se pensarmos que somente a vaidade é o motivo, não estaríamos correto, pois vemos tanta gente que apesar de serem vaidosas não são nem de longe sábias ou inteligentes. Portanto devem haver outro motivo.  Quem sabe a explicação esteja justamente  no fato de existir pessoas que achem que por terem muito conhecimento as tornam sábias e inteligentes.

Significado de Inteligência: s.f. Faculdade de conhecer, de compreender: a inteligência distingue o homem do animal. / Compreensão; conhecimento profundo.

Pelo que diz o significado acima: É mais comum vermos e quando ainda vermos, apenas um distanciamento da irracionalidade animal.

Veja a concordância que há entre o trecho bíblico e a significado dado pelo dicionário atualizado em nossa língua! Quando relacionam juntamente com a inteligência. O bom comportamento e A Faculdade de compreender.  Compreender, que não sabem tudo e serem por isso  bons e comportados aprendizes da Palavra.

Uma pessoa não é necessariamente inteligente por ter muito conhecimento por ser sábia e versada em um ou mais assuntos ; digo isso no sentido pratico; claro que pelo conhecimento adquirido, ela é por assim dizer: Detentora de  conhecimento em determinado assunto. Mas se não consegue expandir esta inteligência a assuntos que foge aos ensinamentos acadêmicos, consequentemente se torna o mais limitado dos homens no que se refere as coisas de Deus.: "Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes."  (I Coríntios 1:19)

Não pode o homem com todo seu achismo e suposta inteligência querer comparar-se em sabedoria com Deus. Infelizmente em tudo e aonde se possa criar um motivo para que venham contestar as verdades ensinadas nas Escrituras Sagrada. Muitos preferem alimentar uma vã esperança de “desmascarar” a palavra de Deus; tentam pelas suas muitas tentativas através de experimentos científicos e uso de tecnologia avançada etc.

Desconhecendo que até esta capacidade de contestação é concedida e permitida por Deus pelo Livre arbítrio, “poder, faculdade de decidir, de escolher, de determinar, dependente apenas da vontade”. Pois Deus é justo! Não obriga  ninguém a segui-lo ou até como já se faz: Que acreditem nele. “O povo diz: “Quem poderia crer naquilo que acabamos de ouvir? Quem diria que o SENHOR estava agindo? “(Isaias 53:1 NTLH)

Em tudo mesmo no ato de nega-lo existe a presciência de Deus, nada que o homem julgue como de conhecimento exclusivo é verdadeiro, nada é, foi ou será feito sem que Deus tenha conhecimento.: Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Deus pega os sábios nas suas espertezas.”(I Coríntios 3:19 NTLH).

E mais que isso, por ser onisciente e onipresente Deus sabe que por muito arquitetarem , argumentarem e até criarem  obstáculos a verdadeira inteligência divina, seus esforços  são pura  perda de tempo!: E também: “O Senhor sabe que os pensamentos dos sábios não valem nada.”(I Coríntios 3:20 NTLH)

Todos ou qualquer homem inteligente é incapaz de ser o único julgador de seu próximo pois até o mais sábio aos seu próprio pensar, não é capaz de por si só, distinguir sem ajuda o  certo do errado . Vejamos como se dar um Julgamento diante da justiça  e leis humanas: Tomando como exemplo nosso país.

É necessário um Juiz, 02 Advogados, Varias testemunhas e 12 membros da sociedade constituída para enfim estabelecerem uma conclusão de veredicto e que nem assim estão sempre certos das suas decisões; não é assim? "Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?"  (I Coríntios 6:5).

Mais para Deus, basta um único Juiz: Aquele que veio não para julgar e sim para salvar."E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo."  (João 12:47). Mais foi rejeitado e crucificado morto e ressuscitado e agora pelo Pai é constituído o único capaz de julgar pela verdadeira justiça.: Pois ele marcou o dia em que vai julgar o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E deu prova disso a todos quando ressuscitou esse homem. (Atos 17:31 NTLH). Jesus o único capaz de salvar e o único justo para também julgar.

"Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos."  (Romanos 1 : 22). Este versículo resumiria toda esta arrogância de quem não reconhece a sua limitada capacidade.

Já aqueles que são simples pela sua conduta e obediência a palavra; são considerados sábios para Deus.: "Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal."  (Romanos 16:19)

Em muitas situações mais vale sermos visto como simples: Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio! (Romanos 12;16 NTLH)

Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento dos instruídos.” Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura. (I Coríntios 1:19,20 NTLH)

Quando Deus afirma que destruirá a sabedoria dos sábios, ele esta reafirmando que de nada valerá perder tanto tempo em estudos para entender o que nunca serão capazes pelos seus muitos conhecimentos adquiridos.:Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que creem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de “louca”. (I Coríntios 1:21 NTLH)

Lamentavelmente este é o motivo pelo qual não se verão entre os muitos já convertido pela palavra aqueles que não consegue desvincular os seus pensamentos lógicos, afim de poderem entender as coisas espirituais.: Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. (I Coríntios 2:13 NTLH)

Conta-se em uma piada:

Que Um homem parou o seu carro com um dos pneus furado defronte a um hospício, começou a trocar o pneu e um interno ficou observando, logo quando estava para concluir a troca veio uma forte chuva que levou de enxurrada os 4 parafusos da roda e elas caíram no bueiro. O homem entrou em desespero e esbravejava, chutava o pneu lamentando a sua má sorte. Quando ouviu um psiu! O interno daquele hospício então com toda a calma e “sabedoria digna de um louco” disse: Porque você não tira um parafuso de cada um dos pneus e coloca neste que trocou? creio que com três parafusos em cada roda vai dá para você chegar em casa um pouco que devagar, mais vai, não vai? E o homem ainda que meio pasmo pela “sabedoria” do louco assim o fez e seguiu viagem.  Moral da historia: Deus nunca se engana.: Que ninguém engane a si mesmo! Se algum de vocês pensa que é sábio conforme a sabedoria humana, então precisa se tornar louco para ser, de fato, sábio. (I Coríntios 3:18 NTLH)

O meu ensinamento e a minha mensagem não foram dados com a linguagem da sabedoria humana, mas com provas firmes do poder do Espírito de Deus.(I Coríntios 2 : e NTLH)

É neste ensinamento que me baseio e me considero louco para que pelo Espirito Santo  possa ser sábio diante de Deus. Pois em vão seria pensar que possuo conhecimento ou inteligência para por-me diariamente a escrever sobre aquilo que os sábios e inteligentes desconhecem.:Agora, meus irmãos, lembrem do que vocês eram quando Deus os chamou. Do ponto de vista humano poucos de vocês eram sábios ou poderosos ou de famílias importantes.  (I Coríntios 1:26 NTLH)

Por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor, louvemos o único Deus, o nosso Salvador, a quem pertencem a glória, a grandeza, o poder e a autoridade, desde todos os tempos, agora e para sempre! Amém!  (Judas 1:25 NTLH)

A ele seja dada toda Honra e toda Glória. Amém!

Vivo por Jesus

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Deus está no controle!

Ainda que eu não te ouça, pois o mundo faz de tudo para te calar! (Trecho da Canção Mar de Vidro de Rodolfo Abrantes) Apesar das inúmeras v...