terça-feira, 9 de novembro de 2010

O que importa? Ser importante.

 

jesus reis dos reis

A pessoa que pensa que é importante, quando, de fato, não é, está enganando a si mesma.Gálatas 6:3

No mundo globalizado onde o capitalismo cada vez mais expande o conceito do ter para ser. Não é difícil encontrar pessoas que se julgam por varios aspectos, mais importantes que outras. Essa ideia equivocada de importância pessoal, já era condenada no evangelho de Jesus, como no texto acima o apostolo Paulo explica em sua carta aos Gálatas.

Ele estava exortando aos cristãos de Gálatas que não fosse soberbos no julgar: Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também. (Gálatas 6:1)

E mais ainda, alertava-os para o risco da tentação de se acharem mais importantes do que os que erravam! Alertava-os para a importância de um auto exame: Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir! Se ele for bom, então a pessoa pode se orgulhar do que fez, sem precisar comparar o seu modo de agir com o dos outros.(Gálatas 6:4). Esta é a conduta correta de um crente em Jesus, não devemos buscar exaltação ou reconhecimentos pelos nossos atos.  Jesus ensina o servir como a melhor maneira de sermos parecidos com ele.

Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.  (Mateus 10 : 24)

E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; (Mateus 20:27)

Jesus estimava tanto a humildade que apesar de ser o filho de Deus, nunca quis se igualar a ele:

Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou." (João 13:16)

Hoje vemos pessoas sendo transformandas em exemplos, sendo exaltadas e elevadas a estatus de idolos somente pelo fato de estarem exercendo um cargo de autoridade, por possuirem riquezas materiais ou serem artistas, por terem um nome dito tradicional na sociedade e todas as outras formas humanas de engrandecimento. E como muitos deles humilham, exploram; são soberbos, egoistas, cometem todo tipo de injustiça e não demonstram nenhum arrependimento, mesmo aquele que ainda se diz ser “religioso”. Porém veja o que a bíblia fala dos que assim pensam.

Vocês dizem: ‘Somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos.’ Mas não sabem que são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos.

Aqueles que pensam que acumulando riquezas, desfrutando o melhor da vida (como dizem) estão enganados e não sabem o quão inúteis são estas coisas para Deus.

Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver.

Deus sempre dá oportunidade após de oportunidades para o homem aprender  nem que seja pelos próprios erros e arrepende-se. Mas a humanidade insisti em desobedece-lo. E continuam a fazer as coisas da maneira que acham que está certa, de acordo com  conceitos próprios diz alguns ou pela corrente do pensamento universal, dizem outros. Jesus contudo alerta:

Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam.

Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.

A maior e melhor de toda a “importância” que se possam ter na Terra! Ainda assim não se compara com o que Jesus reserva para quem o aceita como Senhor.

“Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono do meu Pai.

“Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.” (Apocalipse 3 : 17-22 NTLH)

Estas palavras de Jesus, dita ao apostolo João em visão do que haveria de suceder com a humanidade, é a maior comprovação da inutilidade de se passar uma vida toda correndo atrás de reconhecimento pelas conquistas materiais. Pois como também já havia dito o homem mais poderoso, rico e sábio:  Rei Salomão:

A gente trabalha com toda a sabedoria, conhecimento e inteligência para conseguir alguma coisa e depois tem de deixar tudo para alguém que não fez nada para merecer aquilo. Isso também é ilusão e não está certo!

Nós trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que é que ganhamos com isso?

Tudo o que fazemos na vida não nos traz nada, a não ser preocupações e desgostos. Não podemos descansar, nem de noite. É tudo ilusão. (Eclesiastes 2:21-23)

Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. (Eclesiastes 1 : 2)

Jesus deixou o maior exemplo de que se despojar de posses e riquezas não faz com que ninguém seja inferior a outro:

Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos.

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.

Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha:

Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus.  (Filipenses 2 : 2-6 NTLH)

Que a natureza de Jesus venha cada vez mais predominar na natureza do homem.

Amém.

Graça e Paz.

M.Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...