terça-feira, 30 de novembro de 2010

Em quem você deposita sua esperança?

ia_joao11_25-26

"Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,"  (I Pedro 3:15)

Sou as vezes questionado quanto a minha fé e muitas vezes só por simplesmente reconhecer o senhorio de Jesus em minha vida. Ex: quando agradeço uma vitória profissional, é comum eu falar Graças à Deus ou exclamar: em nome de Jesus! Confesso que as vezes dá vontade de perguntar a quem me questiona, para quem ou ao que  eu deveria agradecer? Me apego então ao ensinamento do Apostolo Pedro no versículo acima e aproveito para exercitar-lá com  sabedoria a mim concedida  pelo  Espírito Santo e aproveito a ocasião para transformar o que seria um motivo d e discussão  que só agradaria a satanás em uma grande oportunidade de exaltar mais ainda a razão da minha esperança.

Ainda mais que já sei que irei ouvir as respostas mais comuns que são:  Pelo seu próprio esforço, pela sua capacidade etc. Porém meu Senhor diz: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito."  (João 15:7)

A palavra esperança tem também como significado  Expectativa de algo. Estando porém muitas mais relacionada ao campo material, já a esperança do crente deixa de ser uma expectativa para se tornar a sua grande esperança pela fé.

A mesma fé que levou no passado vário homens fazer, obedecer, acreditar sem nem ao menos ter em quem depositar sua esperança.: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,"  (I Pedro 1:3), pois Jesus não estava entre eles.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.

Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.(Hebreus 11:1-13)

Com estas demonstrações inquestionáveis de Fé é que eu hoje posso afirmar que a nossa esperança não se baseia em  expectativa de algo visível: "Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?"  (Romanos 8:24)

Esta é causa, o motivo maior para que eu tenha  paciência de explicar quantas vezes for necessário que  Jesus é o único motivo da minha esperança.:  "Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo."  (Efésios 2:12).

Sem Cristo eu ainda estaria confuso como muitos! Pois também  acreditava na força dos meus braços para justificar a minha esperança.: "E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."  (Romanos 5:5) , já agora não em confusão; pois para nada serve a contenda de palavras vazias que porventura quisesse encontrar para de outra maneira justificar-lá que não seja minha fé.: "Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus."  (Romanos 5:2)

Porém com Jesus tudo é diferente  temos a paciência do esperar Nele "E a paciência a experiência, e a experiência a esperança."  (Romanos 5:4)

Novamente digo amigos (as), não pense que a vida em esperança de um crente os livra de batalhas! O que diferencia é a nossa atitude.: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;"  (Romanos 12:12)

Buscamos a fonte da nossa eterna esperança que é Jesus Cristo. :"E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro."  (I João 3:3) 

Por todos estes motivos acima é que a cada dia que sento-me a frente do meu notebook para dedicar tão pouco tempo para falar de Jesus; em relação ao tanto que recebo, e eu ainda assim continuo recebendo graças de como recarregar a bateria de uma lanterna  para poder  levar luz a escuridão em que estão aqueles que  desconhece o quão bom é servir ao meu Senhor Jesus.

O meu grande desejo e a minha esperança são de nunca falhar no meu dever, para que, sempre e agora ainda mais, eu tenha muita coragem. E assim, em tudo o que eu disser e fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza de Cristo. (Filipenses 1:20 NTLH)

Nota: Tenho esquecido de explicar o significado do NTLH que coloco em alguns versículos, trata-se na realidade da abreviatura de Nova Tradução na Linguagem de Hoje, pois costumo utilizar diversas bíblias quando estou escrevendo.

Como deixar de ter fé que a  minha grande esperança ainda se cumprirá? Será a maior alegria se um dia receber um e-mail que diga mais ou menos assim:

  “ Caro M.Sena, você foi muito modesto e poupou muitas palavras. Jesus é muito maior do que tudo que você já tenha escrito nesse seu bloguinho. Eu acabei de conhece-lo!”

E eu provavelmente com lagrimas de alegria exclamaria:

Oh! Glória. Em nome de Jesus o Espirito Santo resgatou mais uma alma para Deus.

Aleluia.

Nota: Aleluia se forma a partir de duas palavras hebraicas que significa Louvai ao Senhor (Sl 148:1).

Jesus inrresistivel

M.Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...